[PSN] Samurai Warriors Chronicles 3

Samurai Warriors Chronicles 3 é o jogo de ação mais recente da Koei Tecmo, uma das empresas com a maior história de jogos do gênero. Esta série começou no 3DS, com o primeiro jogo aparecendo na line-up do lançamento da plataforma, enquanto o segundo jogo, ainda exclusivo de 3DS, não foi lançado no Ocidente. Este terceiro jogo, sendo lançado para Vita e 3DS, recebeu um lançamento digital no Ocidente.

O jogo começa com o jogador criando seu próprio personagem, escolhendo o sexo, nome, características físicas e toda a sua aparência. Logo depois, a história começa, com seu personagem iniciando sua trajetória ao longo do jogo interagindo com grandes figuras da história do Japão, desde o infame Nobunaga Oda, até Hattori Hanzo e outros personagens da época.

Você avança no modo história através de uma linha do tempo que é disponibilizada no jogo. Com o passar do tempo, novas batalhas vão surgindo, assim como novos diálogos com todos os personagens que fazem a história. Desta forma, este modo é dividido em duas partes: as batalhas, que demonstram os combates entre os grandes nomes pelo domínio do Japão, e os diálogos entre os personagens, que são habilitados depois de cada batalha.

A ação do jogo é o que se espera desses jogos de ação da Koei Tecmo, conhecidos também como “musou”: jogos de grande escala, com o personagem que você controla lutando contra dezenas, centenas de personagens ao mesmo tempo. Durante as batalhas, você controla tanto o personagem que você criou, assim como alguns outros que participam daquela batalha específica na história – é possível trocar livremente entre os personagens enquanto eles ainda estiverem disponíveis no mapa.

Vários objetivos vão surgindo com o desenrolar dos combates, assim como objetivos extras, que apesar de opcionais para a história principal, são necessários para se obter mais dinheiro e até mesmo habilitar novas missões. O controle é dividido em um botão para o ataque básico, que você vai usar contra os chefes e inimigos mais fortes; outro para o ataque forte, que é muito bom para os soldados inimigos, mas facilmente bloqueado pelos chefes; e o seu especial, que após desferir ataques e carregar sua barra, é útil tanto contra chefes quanto contra soldados, principalmente quando estiver cercado e precisar se livrar de seus inimigos.

Os diálogos entre os personagens são quando você tem a oportunidade de descobrir mais da história do jogo, a motivação de cada um em se aliar com algum outro personagem, ou mesmo de trair seu mestre – o jogo deixa claro que o seu aliado de hoje pode ser seu inimigo amanhã. Nada é determinado e as motivações de cada personagem vão mudando com o desenrolar da história, tudo em nome de conquistar o Japão, trazendo paz ou mesmo uma tirania ao país.

O jogo também conta com um modo desafio, o qual você pode escolher os personagens para controlar e tentar alcançar todos os objetivos que surgem no mapa, enquanto o tempo vai diminuindo e a quantidade de inimigos aumentando. De resto, você consegue rever algumas cenas do jogo, ouvir suas músicas, que você habilita com as missões, ou mesmo conferir alguns dados, como quantos inimigos você já derrotou durante todas as batalhas.

No Vita, os gráficos são bem definidos, apesar de não estarem no nível de outros jogos da plataforma, até mesmo de outros jogos da Koei Tecmo, como Toukiden Kiwami ou Samurai Warriors 4. O jogo não sofre de slowdowns quando aparecem vários inimigos na tela e o frame-rate é estável, então não tem problemas de performance durante as batalhas. O gráfico dos personagens durante os diálogos são bem definidos, já que são os mesmos usados em outros jogos da empresa, especificamente os da série Samurai Warriors.

A trilha sonora é outro ponto interessante, já que ela te traz para a época do jogo, com instrumentais bem pontuados. Mas depois de passar horas e horas derrotando milhares de soldados, ela pode se tornar repetitiva para alguns, embora o jogo te dê a opção de escolher a BGM (música de fundo) antes de começar as missões, dentre as músicas que você já habilitou no jogo. O jogo inteiro tem o áudio gravado, todo o diálogo tem vozes, mas todo o áudio está em japonês. A atuação é muito boa, mas para aqueles que procuram áudio em inglês ou mesmo para aqueles que não gostam do áudio em japonês, você pode abaixar o volume das vozes nas opções.

A história principal pode ser fechada em dez horas, mas com a quantidade de objetivos extras, missões e linhas do tempo que podem ser habilitadas, o modo de desafio e até mesmo todos os extras que você consegue ir destravando, o jogo pode chegar até o dobro desse tempo até que você consiga pelo menos aproveitar as missões secundárias que você consegue habilitar.

Em síntese, Samurai Warriors Chronicles 3 é mais um jogo da série Samurai Warriors, mais um jogo “musou” da Koei Tecmo. A empresa refinou a jogabilidade destes jogos com o tempo, mas chegou num ponto em que pode-se dizer que é mais do mesmo. Samurai Warriors Chronicles 3 não ofende nem ousa, e ao se aproveitar de uma fórmula que vem dando certo há alguns anos, não traz muitos motivos para jogadores que já compraram outros jogos da empresa recentemente, apesar de ser um bom ponto para aqueles que querem conhecer estes jogos pela primeira vez.


 

Veredito

Samurai Warriors Chronicles 3 aposta numa fórmula que dá certo, mas também não oferece nada de exclusivo ou único para se diferenciar dos outros jogos da série. É um bom ponto para iniciantes, mas para aqueles que já conhecem estes jogos, não espere ser surpreendido.

Jogo analisado com código fornecido pela Koei Tecmo America.

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