Octodad: Dadliest Catch é um título da produtora independente Young Horses e que busca ser completamente único. Esqueça tudo o que você já jogou até hoje e abra sua mente para Octodad, pois será completamente frustrante jogá-lo. E é aí que se encontra a diversão.
O título coloca você no controle de Octodad, um polvo que se passa por um ser humano normal e que ninguém suspeita de nada – exceto um chef de cozinha que quer a todo custo pegá-lo. Por ser um polvo, tarefas comuns do dia-a-dia se tornam extremamente complicadas e realizá-las podem não ser tão simples assim. Além disso, o polvo é um pai de família (não me pergunte como) e deve cuidar e agradar seus dois filhos e esposa. A trama do jogo nos leva a uma visita ao aquário da cidade.
Para controlar Octodad é simples: usando apenas o analógico, você controla o braço do personagem para pegar itens. Os itens que podem ser pegos ficam numa coloração verde. Se deseja pegá-lo, pressione X e leve-o para onde deseja. Já para andar, você deve pressionar L2 ou R2 para controlar cada perna e então mover uma de cada vez com o analógico. No início, é extremamente difícil se acostumar a essa jogabilidade estranha, mas depois se pega o jeito. Única coisa que realmente não fica fácil é subir escada, pois mesmo nesses momentos você precisa parar e controlar com cuidado suas pernas.
O humor do jogo – além de sua história bizarra – se origina justamente nessa jogabilidade estranha. Você vai esbarrar em muita coisa e ser todo estabanado. A física e a colisão dos objetos agrada, porém não espere diferenciação de algo leve ou pesado.
Octodad possui um modo cooperativo local para até 4 jogadores. Cada um controla, nessa situação, uma parte do corpo do personagem. Se já é difícil controlar sozinho, com outras pessoas fazendo isso é praticamente impossível avançar, mas é algo engraçado. Há a possibilidade de ligar uma roleta para que as pessoas não fiquem o tempo todo com o mesmo membro do corpo do personagem. Se estiver em duas pessoas, o esquema mais fácil é um controlar as duas pernas e o outro os dois braços.
O título pode ser jogado com o DualShock 4, mas há também suporte ao PlayStation Move (sozinho, com dois Moves ou com o Move e o Navigation Controller), o que tornam as coisas interessantes e inclusive diferentes.
Octodad não apresentou muitos bugs enquanto jogamos. Algumas vezes parecia que estávamos presos no cenário, mas dava para sair tendo paciência no controle. No entanto, o jogo travou duas vezes – uma enquanto realizávamos sua transmissão.
E basicamente é isso. Octodad é curto (em sua campanha). Não há modos extras, mas os troféus pedem que ações específicas sejam realizadas e também há colecionáveis (33 gravatas). Mas praticamente tudo no cenário pode ser mexido, explorado e arremessado. Quando você chegar na parte dos fliperamas com o personagem, vai entender a criatividade do título e ver que já estará acostumado com a jogabilidade.
Veredito
Octodad: Dadliest Catch é um jogo único, divertido e bizarro. Porém, é curto e frustrante. Mas a frustração é o que faz ele ser o que é. Se busca algo diferente, jogue.
Jogo analisado com código fornecido pela Young Horses.