Mobile Suit Gundam: Extreme VS-Force é o primeiro jogo da série Gundam a ser lançado no Ocidente há um bom tempo, desde Dynasty Warriors: Gundam Reborn, e literalmente é o primeiro da série “Gundam Vs” desde 2005. Lançado exclusivamente para o PlayStation Vita, Mobile Suit Gundam: Extreme VS-Force buscava trazer a ação frenética dos últimos jogos da série para o portátil, alcançado uma nova audiência.
Essa sub-série de jogos da franquia Gundam é uma das mais, se não a mais, forte no Japão nos últimos dez anos. Com lançamentos para PlayStation 3 e Arcade, existiam grandes expectativas para o lançamento de PlayStation Vita, já que a série é conhecida pelos combates cheios de ação, missões variadas e estratégia.
A série é um crossover entre várias gerações da série Gundam, com o jogo recontando brevemente cada “geração” e mostrando ao jogador um pouco de cada história. Para aqueles que nunca tiveram muito contato com a série, Mobile Suit Gundam: Extreme VS-Force faz um trabalho muito mal em contar a história. O jogo foi feito para fãs que já conhecem a história ou aqueles que irão aproveitar tão somente a jogabilidade.
Levando em conta que não devem existir tantos fãs da série com um Vita no Ocidente, mas sem desconsiderá-los, o melhor a fazer é aceitar que a história é apenas um fundo para fornecer o contexto do jogo e suas missões, sem que elas pareçam aleatórias ou sem propósito para aqueles que já conhecem a série.
O jogo conta então com o modo “Extreme Force”, no qual você encara missões do modo história e missões alternativas, formando seu próprio time e fortalecendo seus membros conforme vai progredindo. Existe também o modo “VS Extend”, introduzido após uma atualização no Japão, que permite que o jogador escolha batalhas e missões livremente além do modo “Force Battle”, no qual você pode jogar com outras pessoas através do “ad hoc”, que seria multiplayer local.
A jogabilidade em si é muito boa, apesar de não trazer o refinamento das versões anteriores em outras plataformas. Existe um comando para golpes físicos, outro para golpes à distância, além de dois especiais para cada Gundam. Aliás, cada Gundam tem seus próprios ataques, então é recomendado que o jogador experimente os mais variados para encontrar aquele que mais se encaixa ao seu estilo.
O jogo também conta com o fator estratégia, já que várias missões envolvem a captura de bases inimigas, assim como outros personagens que você deverá comandar em tempo real por todo o mapa. Concentrar todos os personagens num único ponto acabará fazendo com que o time adversário retome as suas bases ou mesmo encurrale o seu time dos dois lados. Sempre vale a pena pensar em como atingir os objetivos específicos de cada missão da melhor maneira.
Os gráficos do jogo ficam um pouco abaixo do que eu esperava de uma série que chamava a atenção mesmo num console como o PlayStation 3. Concessões foram feitas para que o framerate do jogo ficasse estável, mas sinto que faltou um pouco de refinamento, até mesmo na UI do jogo. Os cenários também conseguem ficar repetitivos depois de um certo tempo, mesmo que seja difícil imaginar onde mais grandes robôs poderiam lutar livremente.
A trilha sonora do jogo é inspirada na série e a dublagem está apenas em japonês. A localização ficou boa, mas existem vários momentos em que o diálogo acontece e não existe qualquer legenda traduzindo o que os personagens falam, o que acaba fazendo com que se perca parte do contexto das missões e das motivações de cada personagem.
As missões do modo história podem ser completadas em algumas horas, mas para aqueles que se preocuparem em completar todas as missões alternativas e conquistar todas as medalhas por realizar requisitos adicionais acabarão tendo um aproveitamento muito maior do que o jogo tem a oferecer.
No geral, Mobile Suit Gundam: Extreme VS-Force é um jogo que, num primeiro momento, chama muito a atenção pela ação, numa plataforma que não vê jogos bons do gênero (a não ser indies), há algum tempo. Depois de algumas horas, a jogabilidade começa a se tornar repetitiva e a história não prende quem não é fã da série e não tem nenhum vínculo com os inúmeros personagens que são apresentados. Fãs de jogos de ação ou que esperavam um jogo novo da série devem aproveitar este novo capítulo na série Gundam.
Veredito
Mobile Suit Gundam: Extreme VS-Force consegue prender o jogador com toda a ação e jogabilidade no portátil, mas vai de cada jogador o quanto isso vai durar, o quanto vai conseguir aproveitar as referências da série e a repetitividade depois de um certo ponto.
Jogo analisado com código fornecido pela Bandai Namco Games.