O Fim da Picada? traz, enfim, o encerramento desta longa temporada de Minecraft: Story Mode. Depois de salvarem o mundo, se aventurarem por terras flutuantes, se envolverem com Youtubers e misteriosos assassinatos, e enfrentarem uma IA tirânica, Jesse e seus amigos conhecem Harper, uma dos “Antigos Construtores”, que revela ao grupo que um item chamado “Atlas” pode indicá-los qual o portal que finalmente os levará para casa.
Conseguir o Atlas, logicamente, não é tão fácil assim. O item está em posse de Hadrian, outro dos Antigos Construtores, e um cara não tão legal assim. Jesse e o grupo acabam se metendo em um torneio mortal contra outros competidores e gladiadores, em uma série de lutas, competições e manipulações para conseguir a vitória. Fica difícil saber em quem confiar e quem é o verdadeiro inimigo.
Com claras inspirações em Jogos Vorazes, o episódio é muito divertido e encerra bem esta longa jornada, deixando espaço para uma segunda temporada. Há o retorno de alguns personagens sumidos e piadas bem sacadas, recorrendo a acontecimentos passados e até a decisões feitas no primeiro episódio.
Fazendo um balanço geral desta primeira temporada, Minecraft: Story Mode fica com um saldo muito positivo. De todas as séries da Telltale, esta pareceu a que mais teve liberdade para experimentar outras abordagens para os adventures da produtora. Foi nela que os episódios começaram a sair em uma frequência quase mensal (no começo); tivemos a chance de escolher o sexo e a cor da pele do protagonista; as decisões em alguns episódios fizeram com que parte considerável do gameplay fosse realmente diferente; conseguiram até mesmo incluir Youtubers na história, como uma forma de homenagem em seus trabalhos com o Minecraft original.
O jogo, no entanto, possuiu um problema que persistiu desde o primeiro episódio: as legendas nem sempre estavam em pt-br, algumas vezes alternando entre inglês e até espanhol. Apesar de patches que trouxeram melhorias, o problema persistiu em alguns diálogos e decisões. Considerando que este jogo atrai um público mais jovem, que pode não conhecer inglês, a falta de consistência nas legendas pode ter atrapalhado.
Em suma, Minecraft: Story Mode foi uma boa surpresa. Conseguiram o feito de criar uma história dentro de um jogo sem história e de forma bem adaptada ao jogo original da Mojang. Os personagens criados acabam cativando, a dublagem está ótima e as aventuras vivenciadas são leves e divertidas, podendo ser aproveitadas por jogadores de todas as idades. Deixe o preconceito contra Minecraft de lado e aproveite este modo história da Telltale!
Veredito
O Fim da Picada? encerra a jornada de Jesse e seus amigos pelos intermináveis portais para outros mundos. A aventura da vez tem um quê de Jogos Vorazes e traz um episódio bem animado. Salvo os problemas encontrados com as legendas em todos os episódios, Minecraft: Story Mode encerra esta longa temporada de oito episódios com um saldo positivo, sendo recomendado para todas as idades.
Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.