[PSN] Minecraft: Story Mode – Episódio 5: Olha o Pedido!

Esta é a análise do quinto episódio de uma série que já foi 5 e que hoje são 8 episódios. Evite ler caso ainda não tenha jogado os anteriores; pule direto para o Veredito e Recomendação.


Jesse e seus amigos passaram por uma grande transformação. Em apenas quatro episódios, acompanhamos o grupo de amigos perdedores, cujos sonhos se resumiam em vencer uma competição de construção, se tornarem os salvadores do mundo. De admiradores da Ordem da Pedra, passaram a ser os próprios heróis.

Após um hiato de mais de três meses, finalmente foi lançado o quinto episódio da temporada, trazendo consigo o anúncio de três episódios adicionais, dando continuidade à história (e, claro, mais lucro à Telltale). Poderíamos considerar como sendo o início de uma segunda temporada, já que a história principal foi concluída no episódio anterior e este marca um novo capítulo na jornada.


Já estabelecidos como os membros da Ordem da Pedra, Jesse e seu grupo agora possuem mais recursos, armas e armaduras para arriscarem-se em grandes aventuras e explorações, na busca por tesouros e materiais raros. Seguindo uma pista de Ivor, que agora possui mais destaque e serve de alívio cômico, a Ordem vai investigar um templo abandonado.

Fazendo referência aos RPGs, após bons momentos de ação e quebra-cabeça, o grupo é recompensado com baús contendo tesouros, dentre eles um que abre um portal para uma nova região. Somos então levados à “Cidade do Céu”, uma pequena porção de terra isolada, que flutua no meio do nada. As coisas não andam muito bem por lá e logo a Ordem se vê novamente envolvida em salvar o mundo.


O episódio é muito bom e bem equilibrado entre ação, humor, quebra-cabeça, exploração e diálogo. Para os que estavam preocupados se seriam obrigados a comprar o novo passe de temporada, fica o alívio de saber que a história é autocontida, ou seja, tem uma conclusão. Mesmo assim, ela é divertida o suficiente para encorajar a comprar os próximos três episódios e saber quais serão as aventuras que ainda aguardam o grupo.

O mundo de Minecraft, como sempre, é bem retratado e faz boas referências a seu jogo original. A duração do episódio é muito boa e há um estímulo para se jogar novamente, de modo a ver uma pequena porção da história que fica omitida devido a algumas escolhas que devem ser feitas.


As legendas em português sempre foram um dos meus alvos de crítica na análise dos episódios anteriores de Minecraft: Story Mode e neste não vai ser diferente. Felizmente, não temos o desastre feito no episódio 4, mas aqui há um problema de excesso: há mais texto do que realmente os personagens falam, dando a impressão de que a tradução foi baseada em uma versão não finalizada do jogo. Isso acontece em poucos momentos, mas quando ocorre, acaba afetando a sincronia e dificultando a leitura. Nada grave, no entanto.

O jogo continua sendo recomendável para crianças dos 8 aos 80 anos, mas vale a pena fazer uma ressalva para aqueles pais mais preocupados: o episódio traz algumas decisões que podem parecer um pouco maduras demais para os pequenos, tratando em algumas partes de vingança e morte, ainda que de um jeito leve e sem tanta importância. Fique atento com relação a isso.


Veredito

“Essa galerinha do barulho descobre um incrível tesouro e abre um portal para uma terra estranha e desconhecida. Altas aventuras e muita confusão esperam por você!” De forma positiva, Olha o Pedido! parece com um filme da Sessão da Tarde, trazendo uma história divertida e um bom conteúdo. Finalizando esta primeira temporada, temos um saldo muito positivo e uma boa expectativa pelos três episódios adicionais a serem lançados.

Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.

Veredito

85

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict