Vale lembrar que este é o segundo episódio de uma série dividida em 5 episódios. Recomendo que não leia esta análise caso ainda não tenha jogado o primeiro episódio, pois ela contém pequenos spoilers. Neste caso, pule direto para o Veredito e Recomendação.
Chegando como uma surpresa, Minecraft: Story Mode – Episódio 2: Requer Montagem é lançado duas semanas após o primeiro episódio, A Ordem da Pedra. E também para minha surpresa, ele traz algo que eu aguardava já há algum tempo em um jogo da Telltale: dessa vez suas escolhas realmente alteram o jogo de forma significativa.
Continuando de onde parou no fim do primeiro episódio, neste a sua história vai tomar caminhos diferentes, dependendo de qual membro da Ordem da Pedra você escolheu procurar. Isso significa que uma parte do jogo vai ficar oculta para você, a não ser que você jogue novamente o primeiro episódio, fazendo uma escolha diferente.
Ainda não temos aqui uma perfeição, pois os caminhos diferentes acabam se encontrando no decorrer do episódio, ou seja, as ramificações da história irão, como sempre, convergir. Porém, já é uma mudança e serve como uma forma de te motivar a jogar novamente com escolhas diferentes, descobrindo como a história que estava oculta para você se desenrolou. E eu recomendo jogar novamente, pois o gameplay muda bastante, bem como você acaba descobrindo mais sobre o background de cada herói.
Como dito na análise do primeiro episódio, o jogo teve um início morno. Já este episódio é mais direto, com a história se desenrolando melhor. Começa a ficar mais evidente que algo abalou a Ordem da Pedra e causou sua separação. Mesmo trazendo algumas revelações, existem várias pontas soltas que tornam o clima misterioso. O Ivor, principalmente, é ainda uma incógnita e tem um importante destaque.
É preciso comentar que este episódio é bem curto, não chegando a uma hora e meia. Talvez pelo fato de parte do gameplay ficar oculto para você. Mesmo assim, ele não é parado, tendo muitos momentos de ação e até combate. Uma coisa que eu não gostei é que os cenários estavam bem “fechados”, permitindo pouca exploração, o que contribuiu para que o episódio acabasse mais depressa.
Há também uma limitação que eu acabei notando quando joguei os episódios novamente, mudando minhas decisões. A escolha de quem você tentou salvar no primeiro episódio parece ser permanente no segundo, o que é um ponto positivo. Entretanto, não importa quem você salvou, a maior parte do diálogo e o destino dessa pessoa são os mesmos, ou seja, há apenas a mudança da skin do personagem. Tomara que isso não se mostre verdade nos próximos episódios.
Este segundo episódio teve novamente problemas de tradução nas legendas PT-BR. Desta vez, não foi tanto com relação ao gênero neutro do inglês, e sim a traduções mal feitas mesmo, principalmente de palavras ambíguas, cujo significado muda de acordo com o contexto. Há também a ausência de tradução em alguns diálogos, deixados em inglês mesmo. Tomara que tenham mais cuidado da próxima vez…
Veredito
Requer Montagem traz uma mudança bem-vinda no esquema de história da Telltale. Desta vez, a escolha feita no episódio anterior afeta o gameplay e a história que você acompanha de forma significativa, estimulando jogar novamente com diferentes decisões. A história segue divertida e com seus tons de mistério, porém, o episódio é bem curto.
Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.