[PSN] Croixleur Sigma

Croixleur Sigma é um indie de ação desenvolvido originalmente para o PC no Japão e depois no Ocidente. Lançado esta semana para o PlayStation 4, a desenvolvedora resolveu revisitar toda a premissa do jogo e não somente melhorar os gráficos, como também adicionar conteúdo exclusivo às versões PlayStation. A versão de PlayStation Vita é cross-buy e será lançada ainda este ano.

Croixleur Sigma, como já dito, é um indie japonês de ação. Focado apenas no gameplay, você controla quatro garotas (inicialmente, apenas uma), para enfrentar vários inimigos seguidos em diversos modos. A regra em Croixleur Sigma é a ação, esqueça a história de fundo ou a motivação fraca das personagens.

Basicamente, o jogador controla uma protagonista e deve derrotar vários inimigos, aparecendo numa arena circular, um atrás do outro, e terminará a fase assim que tiver derrotado todos eles, podendo prosseguir para a próxima. Essa é a premissa básica do jogo, porém vai variando de acordo com os modos de jogo, que vão sendo habilitados conforme o jogador vai explorando os modos já habilitados.

Existe o modo história, que conta uma história curta de cada personagem enquanto o jogador avança pelas fases, sendo este o modo principal. Completando-o, são habilitados os modos “score attack”, “survival”, “challenge”, “dungeon” e “extra”. Cada um tem um foco diferente, indo de sobreviver o maior tempo possível a até fazer a maior pontuação possível em um tempo fixo, tudo para testar as habilidades do jogador.

Das quatro personagens, duas são exclusivas da versão PlayStation. O diferencial delas com as que já existiam é que suas armas quebram depois de certo tempo usando-as, e assim que uma arma é quebrada, o jogador ganha outra aleatoriamente no final daquela fase. Assim, existe uma rotatividade de armas e o jogador deve se adaptar ao seu novo arsenal.

A versão de PlayStation 4 roda de maneira impecável. Não existem slowdowns ou queda de framerate notáveis, a ação toda ocorre de maneira fluida e o tempo de loading é bem curto. O jogo conta apenas com legendas em inglês e dublagem em japonês.

Alguns modos podem ser jogados com local co-op, como o modo “score attack”, “dungeon” e “survival”. O modo “extra” restringe ao uso apenas das duas personagens originais do jogo. Existe um ranking local do jogo e sua pontuação irá figurar entre as posições pré-definidas. Caso consiga bater a pontuação máxima do jogo, ganhará um troféu para cada modo que conseguir.

Croixleur Sigma me impressionou. Esperei um jogo que tivesse uma história fraca e uma jogabilidade que ficasse entediante depois de algum tempo, mas não foi o que aconteceu. A respeito da história, estava certo, mas não poderia estar mais errado quanto à jogabilidade.

Cada rodada de fases no modo história dura até 15 minutos, mas o jogador acaba querendo aperfeiçoar seus golpes, aumentar sua pontuação e diminuir o seu tempo total. Os desafios são bem elaborados e a variedade de modos faz com que o jogador aprimore diferentes habilidades, como derrotar o máximo de inimigos antes de morrer ou conseguir fazer certas proezas em questão de segundos. Tudo isso dá um ar ao jogo que faz com que o jogador possa passar horas jogando sem perceber que o tempo passou, o que é um grande elogio para qualquer jogo.

Veredito

Croixleur Sigma oferece uma jogabilidade afinada que fará com que o jogador desafie suas habilidades e continue jogando para aprimorá-las. Não venha pela história leve e descontraída, fique pela jogabilidade afiadíssima e os desafios do jogo.

Jogo analisado com código fornecido pela Playism Team.

Veredito

80

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict