[PSN] Batman: The Telltale Series – Episódio 3: Nova Ordem Mundial

[ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO 2. SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDO LER APENAS O VEREDITO]

Batman: The Telltale Series – Episódio 3: Nova Ordem Mundial continua a história após o ataque dos Filhos de Arkham ao local onde o Debate Político entre Harvey Dent e Hamilton Hill estava ocorrendo. Com a morte do governador Hill, cabe a Harvey ocupar o cargo político temporariamente, enquanto Bruce investiga o grupo terrorista que promete colocar em risco não só Batman e as pessoas próximas a ele, mas o início de algo muito maior, com raízes mais antigas e profundas do que parece.

A relação de Batman com Harvey e Selina Kyle é aprofundada e vemos a verdadeira face de ambos, com resultados familiares para aqueles que conhecem o universo do homem-morcego. A integridade de Bruce Wayne e de seus pais é colocada em cheque tanto pela sociedade quanto por seus parceiros, o que leva Bruce a duvidar de si mesmo em alguns momentos, tornando-o um personagem mais humano e aberto a deslizes emocionais, algo que o jogador pode explorar na hora de determinar as ações e diálogos do jogo.

Em algumas situações, como é de praxe nos jogos da Telltale, certas escolhas parecem um pouco redundantes e nos fazem ir para o mesmo caminho que um jogador que fez escolhas completamente diferentes, porém, há sim mudanças que passam do estético e se tornam verdadeiras cicatrizes nas relações dos personagens neste episódio, com algumas consequências mais imediatas que outras, algo interessante de acompanhar no que elas podem acabar levando para os próximos.

A primeira parte do episódio é lenta, amarrando certas pontas soltas e mostrando as consequências das ações na vida de Bruce até aquele momento. Antigos parceiros recebem destaque na história, como é o caso de Lucius Fox, encarregado de monitorar os projetos da Wayne Enterprise e desenvolver a tecnologia que Batman utiliza na vigilância do crime.

O começo do jogo não empolga e há algumas cenas bem mais arrastadas do que deveriam, especialmente as partes com Regina, a presidente do Conselho da Wayne Tech. Porém, o episódio compensa no final com uma sucessão de cenas dinâmicas e interessantes tanto pelo espetáculo quanto para o desenvolvimento da relação com certos personagens.

Os Filhos de Arkham são o grande inimigo de Bruce e Batman. Afetando a vida e carreira de ambos e se mostrando algo mais complexo do que imaginado. As cenas de ação seriam mais excitantes de assistir se não fossem os constantes engasgos de uma tomada para a outra entre elas. Em histórias mais lentas, como The Walking Dead, é até compreensível que tais cenas não sejam o foco dos desenvolvedores, mas no caso de uma franquia conhecida por seus momentos de ação, certas cenas ficam a desejar na parte técnica, além do irritante movimento em que o jogador deve ajustar o direcional analógico para o centro do círculo de ação, que quebra o ritmo do QTE e é extremamente não intuitivo.

Enquanto certas mecânicas frustram, outras acabam sendo mais bem trabalhadas em comparação aos anteriores. O Modo Detetive, por exemplo, ganha mais um upgrade aqui, com a capacidade de ouvir transmissões e escutas telefônicas para investigar cenários antes de partir para o local.

A mecânica de interligar elementos do cenário que irão ajudar Batman em sua investigação recebe destaque. Apesar de não ser nada complicado ou complexo para o jogador resolvê-las, já que podem ser resolvidas com apenas tentativa e erro, são satisfatórias se o jogador tentar solucioná-las apenas seguindo as pistas da investigação dadas por Alfred.

Em questão de tradução, há alguns erros de pontuação, falhas nas legendas e algumas frases que foram deixadas em inglês, além de alguns problemas na sincronia labial devido aos engasgos das cenas citado anteriormente. Problemas técnicos são notórios nos jogos da empresa, mas não devem ser desconsiderados do proveito na experiência. Se não houvesse esses problemas, com certeza a experiência seria mais imersiva.

Não estava tão impressionado com as reviravoltas do capítulo até pouco antes do final, quando o capítulo dá uma guinada e tem reviravoltas surpreendentes até para os mais atentos à trama. Em comparação com os capítulos anteriores, o todo do capítulo cai em relação à dinâmica do anterior, mas definitivamente mantém o interesse do jogador para os próximos episódios.

Veredito

Apesar de marcar a metade da série, o terceiro episódio movimenta a história significativamente, com revelações essenciais para o desenvolvimento da trama. Infelizmente, certos diálogos são arrastados e algumas escolhas parecem pouco inspiradas em comparação com as do episódio anterior, enquanto algumas dificuldades técnicas resultam em barreiras para o jogador aproveitar as cenas mais movimentadas de porradaria. Apesar disso, o final do episódio deixa o jogador suficientemente engajado para continuar seguindo Bruce e seu alter ego atrás da verdade por trás do passado de Gotham City.

Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.


 

Veredito

80

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