Anomaly 2 é um título peculiar por inverter a lógica de um gênero conhecido. No caso, é o inverso do que chamamos de "Tower Defense", ou seja, é um "Tower Offense". Em outras palavras, o jogo mistura ação e estratégia, pois você não controla as torres ou sua base, mas sim quem está atacando – humanos que estão tentando salvar o planeta de alienígenas.
A história continua logo após a invasão da Terra em 2018 no primeiro jogo (disponível para PS3). O planeta está controlado por aliens e a raça humana está quase extinta. Aqueles que sobreviveram estão escondidos em comboios. No caso, o do jogador é chamado de Yukon e você é o comandante. É preciso estar no campo de batalha para fornecer suporte às suas tropas através de quatro habilidades que serão usadas durante as missões.
A primeira habilidade disponível é a Repair, que basicamente recupera a vida de suas tropas que estão dentro de um círculo de cura. Outra habilidade é a Decoy, que chama a atenção das torres dos aliens para outros alvos que não suas tropas. A terceira habilidade é o EMP, que deixa as torres tontas por instantes. Por fim, temos a AIM, que dobra o dano de suas tropas.
Toda missão é vista com uma câmera superior. Há cinco classes que podem ser melhoradas, cada uma com dois modos que podem ser transformados entre si e que abrem uma gama de oportunidades táticas. Por exemplo, a Rocket Hammer, que possui um dano forte e pode atacar em todas as direções, pode se transformar na Sledge Hammer, que possui um alcance maior, mas não pode lidar com os inimigos em suas laterais.
O jogo também conta com um modo multiplayer, no qual os jogadores escolhem se desejam ser aliens ou humanos. O multiplayer é tanto Tower Defense (para quem escolhe ser alien, podendo fazer upgrade das torres) quanto Tower Offense (para quem jogar com os humanos, num gameplay similar ao single-player).
O multiplayer oferece uma "tech-tree" para melhorar suas estratégias. Vale ressaltar também que o modo é mais rápido que o single-player. Além disso, há mapas de todos os tamanhos, oferecendo partidas longas ou rápidas.
O problema de Anomaly 2 é que há um total de 14 missões (e um prelúdio) no single-player, o que o torna relativamente curto. Além disso, o multiplayer é um pouco deserto. Os gráficos, porém, são bonitos, considerando o seu gênero.
Veredito
Anomaly 2 é um jogo divertido. Fãs de Tower Defense devem conferir para sentir como é estar do outro lado, enquanto que as pessoas que não apreciam também devem dar uma olhada porque talvez acabem gostando da inversão de papéis. Só há dois problemas: a campanha é relativamente curta e o multiplayer é deserto.
Jogo analisado com código fornecido pela 11 bit studios.