Alone With You é um indie de aventura lançado primeiro nas plataformas PlayStation, tanto para o PS4 quanto para o Vita (cross-buy). Desenvolvido por Benjamin Rivers, o responsável pelo indie de suspense “Home”, Alone With You traz uma proposta nova ao mesmo estilo de jogabilidade que “Home” demonstrou anteriormente.
Alone With You conta a história do último sobrevivente de uma colônia espacial em ruínas, cabendo a você, contando com a ajuda da Inteligência Artificial da colônia, achar um meio de escapar do planeta antes que seja tarde demais. É uma história de ficção científica em que você deverá explorar todas as localizações destruídas pelo planeta procurando por algo que possa lhe ajudar a escapar.
Além das partes de exploração, você também deverá interagir com as memórias de quatro personagens para que eles te ajudem a consertar a nave de fuga e descobrir o motivo de tudo ter dado errado nessa missão de habitar um novo planeta. Junto desses personagens, o jogo traz a premissa do romance, em que você irá se aproximar deles e entender suas maiores aflições.
A parte da exploração é bem simples, cabe ao jogador explorar mapas diferentes e resolver puzzles para avançar, enquanto colhe informações explicando como as pessoas agiram depois do evento sísmico que destruiu todas as colônias.
O aspecto de romance é bem fraco. Você nunca se relaciona com os personagens de uma forma íntima, de se preocupar com eles e tentar se aproximar deles. Tirando a reviravolta do final do jogo, nem se percebe que romance era um dos seus focos.
Depois de um certo tempo, o jogo se torna bem repetitivo, consistindo em explorar novas localidades durante o dia e interagir com os personagens durante a noite, por três semanas. Nada é introduzido ao jogo para que possa cativar a atenção do jogador depois do primeiro dia e o jogo não vai além dessa ideia.
Os gráficos devem ser o aspecto mais interessante do jogo. Em arte 2D na forma de sprites, o jogo nunca decepciona quando o assunto é introduzir novas colônias e artes novas. É difícil achar um título que consiga refinar tanto essa arte sem que fique parecendo “barato” ou pouco polido. A trilha sonora, por outro lado, já é bem repetitiva e depois dos primeiros dias, eu acabei esquecendo que o jogo tinha música.
O grande arco do jogo é interessante e é possível completá-lo em menos de 10 horas, apesar de haver vários finais diferentes. É intrigante descobrir como foram os últimos dias de cada colônia e como cada um reagiu ao evento, mas em alguns pontos, parecem que as narrativas foram iniciadas e não tiveram um encerramento até o final do jogo.
Talvez se o jogo não tentasse insistir no aspecto de romance, ou conseguisse realmente explorar esse lado, Alone With You seria uma história de ficção científica espacial completa. Mesmo assim, Alone With You consegue criar uma narrativa nova e interessante, sem cair na mesmice ou sem copiar outros jogos descaradamente.
Veredito
Alone With You oferece uma história de ficção científica com um pouco de romance no meio. A arte é impressionante, mas se o foco do jogo não fosse “dois-em-um”, poderia alcançar um nível maior de entretenimento.
Jogo analisado com código fornecido pela Benjamin Rivers Inc.