Actual Sunlight é um jogo independente de PC lançado para a plataforma Steam e que acabou de receber uma versão exclusiva para o Playstation Vita.
O jogo começa com um aviso de temas maduros, incluindo depressão e pensamentos sobre suicídio, perguntando se, mesmo assim, o jogador tem interesse em prosseguir. Este aviso acaba por demonstrar toda a temática por trás do jogo.
Você controla Evan Winter, o protagonista do jogo, um homem branco de trinta e poucos anos, que vive uma vida sem sentido. Por estar acima do peso, sozinho no mundo, sem ambição e após ter desperdiçado todas oportunidades recebidas enquanto ainda era jovem, se encontra num caminho sem saída, onde tudo ao seu redor prolonga apenas o inevitável: sua morte.
Pode parecer sombrio, mas é realmente a temática do jogo. Começando com um ponto sobre ele ter tudo que se pode pedir – um teto, um trabalho, renda fixa – em que nada falta em sua vida e, mesmo assim, a sua vida é nada, indo até a avaliação sobre o amor, em que ele considera que chegou ao ponto de que nunca terá a vida que sempre sonhou desde criança.
O forte do jogo realmente é a narrativa e a forma com que estes temas são desenvolvidos e destrinchados para os jogadores. Mesmo sabendo que o fim é inevitável, não se deixa de imaginar como o protagonista chegou a este ponto, esta é a verdade do jogo.
Para narrar a história, o jogo é dividido em duas partes: a de exploração, na qual relembra aqueles RPGs de antigamente (o que faz sentido, visto que a versão original de PC foi feita com o RPG Maker, software de criação de jogos) e a leitura dos diálogos, monólogos e reflexões do personagem. Todo objeto com que se pode interagir revela uma história, um conto diferente sobre o tema.
Em si, o jogo é curto, dá para ser fechado em até três horas caso o jogador decida explorar todos os objetos e ler todos os contos. Não existe muito sentido em jogar novamente, já que será a mesma história e o mesmo fim, logo, o próprio jogo tem um preço compatível com o seu tamanho e a sua finalidade.
Falar mais do jogo acabaria estragando toda a narrativa, que é construída ao longo da história, e as reflexões as quais o jogo te instiga a pensar, mas devo dizer que de fato, é um jogo que tem potencial de calar fundo em pessoas com problemas parecidos com o do protagonista, por isso o aviso no começo do jogo.
Veredito
Actual Sunlight é uma história a ser jogada, lida e depois refletida. Ao tratar de temas delicados de uma maneira humana, o desenvolvedor criou um jogo que se destaca de todos os outros.
Jogo analisado com código fornecido por Will O’Neill.