Todos os anos, a EA Sports e a Konami agradam aos jogadores que amam futebol com seus respectivos jogos. Apesar de não conterem grandes diferenças se comparados aos seus antecessores, esses jogos trazem algumas melhorias nos gráficos, na jogabilidade e na atualização das escalações dos times referentes ao seu ano de lançamento. A Konami resolveu mudar essa ideia, já taxada, em Pro Evolution Soccer 2018, que além de contar com o elenco dos times prontos para a temporada 2017-2018, apresenta um avanço na jogabilidade ao ponto de poder ser considerado o melhor jogo de futebol para videogames até o momento.
Infelizmente, como já é comum no lançamento, a Konami traz o problema de licenciamento de alguns clubes que fazem parte do jogo PES. Embora seja possível jogar com times como Arsenal e Liverpool devidamente licenciados, o resto da Premier League encontra-se com nomes e uniformes genéricos. O mesmo acontece com o nome dessa e diversas outras ligas.
Em se tratando dos campeonatos, a franquia é, mais uma vez, o jogo oficial da UEFA Champions League. Sendo assim, a música tema, gráficos do jogo e todo o referente à competição são vistos de uma maneira fiel ao campeonato na vida real.
Os principais modos do jogo estão de volta. Além da famosa partida rápida e modos online, a Master League, presente na franquia desde o final dos anos 90, permite aos jogadores mais uma vez administrar seus times e disputar os principais campeonatos europeus. O modo myClub, um dos mais adorados pelos fãs de PES, continua trazendo diversão online, pois permite aos jogadores criarem seus times e disputarem partidas tanto contra o computador, quanto contra jogadores ao redor do mundo.
A grande surpresa esse ano foi a volta do modo cooperativo que permite 3 jogadores enfrentarem outros 3 online. O único problema aqui é a demora que às vezes pode ocorrer para encontrar jogadores e iniciar a partida.
A apresentação dos menus em Pro Evolution Soccer 2018 pode decepcionar qualquer um que tenha em mente aquela vontade de ver algo novo. Tanto as telas iniciais quanto as de seleção de times/escalação de jogadores é praticamente a mesma utilizada nas suas últimas versões. Se o logo do jogo não ficasse aparecendo no canto, ficaria às vezes complicado saber se a versão rodando no videogame é a atual ou a anterior.
Mas quem precisa de menus, não é mesmo? É quando o jogo realmente começa que o queixo cai. A apresentação inicial dos jogadores, desde sua entrada em campo até o final da partida, é impecável. PES 2018 utiliza a FOX Engine mais uma vez e novamente acerta em cheio graficamente.
É possível ver que a atenção aos detalhes foi extrema. A chuva em campo não é mais um risco, mas sim gotas que podem ser vistas caindo sobre o jogador durante o replay de uma jogada. Os efeitos de luz ao jogar em um estádio aberto numa tarde ensolarada, por exemplo, são impressionantes.
Isso sem falar na similaridade dos jogadores do PES 2018 com os mesmos na vida real. Cristiano Ronaldo realmente se parece com Cristiano Ronaldo, assim como Neymar é o Neymar. O detalhe nos rostos dos jogadores foi levado até mesmo a jogadores não muito conhecidos do público, obviamente com uma atenção um pouco menor, mas mesmo assim interessante. Dessa forma, ver os melhores momentos do jogo no final da partida causa a impressão no jogador de que ele realmente está assistindo à final de uma partida de futebol.
Se a apresentação perfeita do jogo já é de alegrar a qualquer um, a jogabilidade de PES 2018 é uma obra de arte. Os jogadores agora se movem com muito mais fluidez e com uma resposta aos comandos muito mais precisa e rápida. Além disso, o time em campo se movimenta para o ataque e/ou para a defesa como um verdadeiro time de futebol, seguindo suas táticas, com jogadores pedindo a bola e procurando espaço para recebê-la, ou chamando a marcação do time adversário.
Jogando com o astro do Barcelona, Lionel Messi, é completamente diferente do que controlar o grande zagueiro do Real Madrid, Sérgio Ramos. Além da perfeição visual de ambos jogadores, a captura de movimentos feita aqui faz com que o jogador realmente tenha a impressão de estar controlando cada um deles distintivamente. É muito mais fácil realizar um drible com Messi do que com Sérgio Ramos, por exemplo. O sistema de passe foi alterado também para dar mais realismo ao jogo, ou seja, o passe será muito mais preciso com jogadores que possuem maior habilidade com a bola.
Veredito
Pro Evolution Soccer 2018 não é um simples jogo de futebol, é o jogo de futebol. Os gráficos são impressionantes e muito realistas, um grande número de times à sua escolha e uma garantia de muitas horas de diversão, tanto no modo online quanto no off-line. Se a falta do licenciamento faz com que alguns jogadores virem as costas para ele, é a jogabilidade perfeita e próxima da realidade que faz com que PES 2018 seja o melhor jogo de futebol já criado.
Jogo analisado com código fornecido pela Konami.
Veredito
Veredict
Pro Evolution Soccer 2018 is not just a simple soccer game, it is THE soccer game. The graphics are impressive and realistic, and a great number of teams that you can choose will guarantee many hours of fun, either online or offline. If the lack of license makes some players turn their back on it, it is the perfect and most close to reality gameplay that makes PES 2018 the best soccer game ever created.