Jogar videogames em consoles com alto poder de processamento gráfico e interações com o jogador permitiu às desenvolvedoras um investimento em produções de grande porte que entregaram narrativas imersivas como filmes e séries. As estruturas desses jogos permitem que uma história principal seja contada ao mesmo tempo que as sides quests ampliam a experiência dos jogadores com o objetivo de conhecer mais sobre um determinado personagem ou aspecto do enredo. Títulos com grandes campanhas podem ser atraentes para os fãs de determinados gêneros, porém o lançamento de Potion Party aparece na biblioteca do Playstation para provar a máxima de que bons jogos não necessitam de alta tecnologia e histórias complexas para serem divertidos em suas propostas. Produzido pela Fusion Play, o game reúne os melhores aspectos técnicos para um game indie e com o simples objetivo de administrar uma loja de poções, o estúdio consegue trazer um jogo viciante que vai acumular horas de campanha daqueles que apreciam diversão sem grandes compromissos.
Potion Party é capaz de traduzir suas intenções de forma imediata ao trazer o visual gráfico composto pelo Pixel Art e apresentando um único cenário que é a loja de alquimia. Os famosos quadradinhos imprimem a conhecida identidade retrô ao jogo que deixa claro o ritmo frenético e cativante dos jogos de antigamente realizados com competência e dedicação que fazem deste título uma experiência válida para todos os tipos de jogadores. O cenário da loja bem como a decoração, itens e o design dos personagens disponíveis são caprichados e mostram um cuidado do estúdio em criar um estilo marcante que vai da organização e cores dos objetos até a personalidade dos protagonistas. Gráficos e jogabilidade se alinham consistentemente para promover uma experiência objetiva e agradável que pode ser uma boa pedida para os intervalos das jornadas dos jogos com grandes campanhas oferecendo diversão solo ou em companhia de amigos na dura tarefa de alcançar o sucesso dos negócios. Entre os aspectos técnicos, o único ponto menos trabalhado do game é a trilha sonora que contém somente uma faixa que é executada em todos os estágios e que, apesar de estar em sintonia com a proposta, fica cansativa depois de um tempo de jogo.
A rotina da pequena loja será corrida e exigirá pensamento rápido e boa estratégia para atender as demandas dos clientes que possuem necessidade de diferentes preparos para se tornarem consumidores assíduos. Para isso, será necessário compreender as mecânicas e aplicá-las com destreza para garantir a lucratividade e o negócio em andamento. Comece separando a água que será a matéria prima essencial tanto para a produção de poções quanto para o crescimento de insumos. Encha baldes para aquecer os misturadores, colha as plantas e as raízes, atenda o cliente, ponha os ingredientes na mistura, prepare novamente a água para as próximas misturas e encerre o dia com as metas cumpridas. Para todas essas tarefas, o game disponibiliza comandos simples que usarão poucos botões do Dual Shock priorizando a rapidez da execução dos movimentos que definirão se as metas serão atingidas ou não. Aprender a controlar a situação administrativa do comércio da alquimia levará um tempo não por conta dos comandos, mas pelas dinâmicas e pelo modo como cada jogador vai lidar com o tempo e o dinheiro a ser investido.
A mecânica essencial de Potion Party consiste em vender o maior número de poções dentro do tempo limite atendendo as exigências dos clientes que pedem por poções de todos os tipos. O jogo disponibiliza dez estágios na campanha que só serão abertos se a meta da fase anterior for cumprida. Cada fase tem seu próprio nível de dificuldade e que aumenta progressivamente através da criação de mais tipos de poções e de condições a serem satisfeitas como é o caso da fabricação da poção branca e da poção preta. A necessidade de misturar cores ou ingredientes específicos aumenta o valor agregado do produto gerando um valor de venda maior que colabora para o fechamento dos objetivos.
Para que seja possível superar as dificuldades que vão aparecendo em cada etapa, é necessário comprar os upgrades com o dinheiro arrecadado que vão aumentar a potencialidade de produção das misturas. Sem o investimento em novos itens para a loja, a campanha pode ficar estagnada, portanto sem saber lidar com as habilidades da alquimia e com a correta administração da loja será mais difícil avançar nas partidas. Outro fator que colabora para o aumento da dificuldade é a presença de alguns complicadores como os slimes, que limitam a velocidade dos personagens, os ladrões, que roubam itens importantes para a produção de poções e os fantasmas que passam em diferentes direções e invertem os comandos do controle. Em estágios mais avançados, todos esses elementos estarão reunidos para desafiar o jogador ao mesmo tempo que a venda de poções ainda será o objetivo principal para se obter dinheiro e recompensas.
Para aproveitar todos os recursos que o game oferece é necessário dedicar bastante tempo à campanha e vender um grande número de poções para desbloquear todos os personagens e instrumentos para a loja. Com esses recursos em mãos, as fases ficam mais equilibradas, mas não mais fácies e ainda exigirão algumas horas de jogo para conquistar todos os acessórios. O elenco de personagens disponibilizados oferece um leque de possibilidades interessantes em que cada um possui um atributo que beneficia as partidas de maneira pontual. Enquanto um personagem possui a habilidade de fazer com que as plantas cresçam mais rapidamente, outro tem a capacidade de fazer com que as poções sejam preparadas em menor tempo. Cada personagem é liberado mediante ao pagamento de uma quantia em dinheiro sendo que os mais caros oferecem atributos mais impactantes que ajudam a promover vendas com mais eficiência. Neste sentido, o jogador terá a oportunidade de escolher o protagonista com que mais se identifica para alcançar as metas em menor tempo.
Apesar de exigir pensamento rápido, um alto grau de organização e de previsão do que vai acontecer, vale destacar que dedicar algumas horas para o jogo é uma tarefa divertida e viciante que fará com os jogadores busquem o melhor para o próprio negócio fazendo investimentos e vendendo o máximo de poções para agradar clientes exigentes.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela FusionPlay.
Veredito
Potion Party promove uma experiência objetiva focada na diversão e no rápido raciocínio reunindo o melhor do segmento indie e dos fatores técnicos. Administrar uma loja de poções é uma tarefa exigente que faz com que jogadores deem o seu melhor para obter conquistas e rendimentos para o pequeno negócio. As dinâmicas presentes no jogo podem ser uma boa alternativa para uma diversão descompromissada e que prioriza a efetividade nas partidas entregando um título viciante e cativante.
Veredict
Potion Party promotes an objective experience focused on fun and quick thinking, bringing together the best of the indie segment and technical factors. Running a potion shop is a demanding task that leaves players doing their best to earn achievements and income for the small business. The dynamics present in the game can be a good alternative for uncompromising fun and it prioritizes effectiveness in matches, delivering an addictive and captivating title.