Perception

É sabido que pessoas com deficiência visual tendem a aprimorar os seus demais sentidos numa tentativa de amenizar a carência da visão. Com base nessa afirmação, a desenvolvedora Deep End Games traz Perception, um jogo de terror com uma ideia muito promissora de colocar o jogador na pele de Cassie, personagem que sofre com a sua falta de visão.

Cassie é deficiente visual desde a sua infância, conforme o jogo nos mostra em seu início. Ela é atormentada por pesadelos em que ela enxerga uma mansão e coisas que potencialmente lá aconteceram. Para tentar descobrir o que realmente aconteceu naquele lugar e o porquê de seus sonhos, ela resolve ir até o local e investigá-lo.

Antes de começar o jogo, é possível que o jogador escolha entre dois modos: um em que Cassie fala mais consigo mesma (ou seja, com o jogador) e outro em que ela fica mais quieta. Embora, para um jogo de terror, o silêncio tende a ser muito mais interessante e cause uma sensação de medo, jogar com a Cassie conversando com o jogador faz com que a possamos entender ainda mais o que ela está sentindo naquele momento.

Os gráficos de Perception são diferentes do normal, mas isso não quer dizer que sejam melhores que o normal. Por se tratar de um jogo em primeira pessoa que traz uma protagonista cega, Perception (como o nome já diz) faz com que o jogador tenha uma ideia de percepção do lugar onde se encontra através dos sentidos aguçados de Cassie. Os gráficos têm um estilo monocromático em azul e muito simples se comparados aos jogos atuais. Ventos e outros ruídos, por meio de suas vibrações, fazem com que mais partes do cenário se tornem visíveis por causa do som emitido.

Além dos passos, ventos e ruídos, Cassie conta com uma bengala que a auxilia durante a sua movimentação pela casa. Para utilizá-la, basta o jogador pressionar o botão R2 para que a personagem bata com a bengala no chão e/ou em diversos objetos pelo cenário. Aqui é possível perceber que a equipe por trás do jogo tomou cuidado em diferenciar os sons e o eco provenientes dos objetos, uma vez que o som originado de um copo de vidro é bem diferente de um outro vindo de uma tábua de madeira.

Perception traz uma jogabilidade que se assemelha muito com a franquia Outlast. Aqui também temos um personagem comum, sem grandes habilidade e armamento a sua disposição. Para Cassie, resta apenas correr e se esconder em locais específicos da casa para escapar de um confronto com o único inimigo do jogo, uma assombração chamada Presence.

Para tentar passar despercebido pelo fantasma, o jogador deve se mover lentamente pelo cenário, pois o inimigo é alertado pelo barulho emitido pelos passos da personagem. Caso você seja capturado pela Presence, é morte instantânea e você começa o jogo novamente em pontos determinados. Vale ressaltar aqui um grande erro por parte dos desenvolvedores: se você conseguiu pegar uma chave para abrir uma porta e deve voltar um longo caminho até ela, vale a pena ser capturada pela Presence e começar de algum ponto que pode ser mais perto de onde você deva ir, uma vez que todos os itens que o jogador achou antes de morrer continuam com ele.

Cassie deve vasculhar a casa em busca de itens que a ajudem a entender a história e resolver quebra-cabeças que venham a aparecer. Entretanto, diferentemente de outros jogos de terror, em Perception os quebra-cabeças são muito simples e limitados. Além disso, ao pressionar o botão L2, Cassie ativa o seu sexto sentido que faz com que ela possa enxergar os itens e lugares onde ela deve ir, fazendo assim com que o jogo se torne extremamente fácil e acabe com o desejo de exploração.

Para conseguir saber o que está escrito nos itens encontrados, Cassie utiliza seu smartphone com o aplicativo Delphi que faz um scan no que está escrito e o reproduz oralmente. Além do aplicativo, Cassie possui a habilidade de tocar em um objeto e ver a história por traz dele, como uma memória. Essas memórias ajudam e muito o jogador a entender o que se passou dentro da casa.

O ponto mais interessante do uso do celular se dá pelo fato de Cassie poder ouvir músicas através dele. Basta acessar ao menu (pressionando o direcional para baixo) até chegar ao símbolo de um fone de ouvido. Nele, o jogador pode escolher entre três músicas para ouvir enquanto explora os cenários da mansão.

Veredito

Embora tenha uma ideia bastante original e interessante, Perception acaba errando em ser um jogo de terror extremamente fácil. O único inimigo do jogo serve como ajuda em alguns momentos e o sexto sentido de Cassie faz com que a exploração e o medo do que está por vir desapareçam. Perception faz com que os jogadores fechem os olhos para ele.

Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.


 

Veredito

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Veredict

Although it has a very original and interesting idea, Perception ends up making a mistake for being a very easy horror game. The only enemy in the game serves more as an aid in some moments, and Cassie’s sixth sense makes the exploration in the game and the fear disappear. Perception makes the players close their eyes to it.