Atenção: leia a análise da versão de PS4, publicada em 05/07/2016, clicando aqui. Esta análise é um relato breve do jogo e focará na performance da versão de PlayStation Vita.
Durante a geração do PS2, uma desenvolvedora japonesa chamada Vanillaware ganhou destaque e reconhecimento no Ocidente por seus jogos únicos e artes distintas. Um dos seus maiores clássicos, Odin Sphere, foi escolhido para ganhar um remake para plataformas mais recentes, como o PS4 e PlayStation Vita.
Odin Sphere: Leifthrasir é um RPG de ação em duas dimensões com uma arte de tirar o fôlego. O lançamento original para PS2 tem quase dez anos, mas com alguns ajustes feitos pela própria desenvolvedora, o jogo parece tão contemporâneo como nunca antes.
Na versão de PlayStation Vita, o jogo consegue aproveitar ao máximo o potencial do portátil, mantendo a ação em estáveis 60fps, garantindo que o jogador sempre mantenha toda a atenção na jogabilidade sem se distrair com quedas de frame ou slowdowns.
A arte do jogo, utilizando diversas paletas de cores, se faz ainda mais chamativa para aqueles que tem o Vita OLED, dando mais nitidez aos gráficos e acentuando a arte do jogo. A resolução é nativa, o que garante que os gráficos não ficarão distorcidos ou serrilhados.
Basicamente, o jogo alcança o melhor desempenho possível na plataforma, chegando aos padrões mais elevados de performance dentre os jogos do pequeno grande portátil. Muito trabalho foi realizado para que se pudesse oferecer uma experiência impecável e, para um clássico como Odin Sphere, nada mais merecido.
Dessa forma, mantenho todos os comentários acerca do jogo escrito pelo Ivan Nikolai Barkow Castilho sobre a versão de PS4. Odin Sphere: Leifthrasir é o remake que todos fãs da Vanillaware passaram anos e anos pedindo, desenvolvido com todo o suor e destreza que a desenvolvedora adquiriu desde então.
Veredito
Odin Sphere: Leifthrasir se mantém um ótimo jogo, com ajustes que o transformam numa experiência tão fresca como qualquer outro lançamento dessa geração. A versão de PlayStation Vita não perde em nada em comparação às outras, elevando ainda mais o nível de performance da plataforma.
Jogo analisado com código fornecido pela Atlus USA.