Apesar de por toda minha vida eu nunca ter tido TV por assinatura, eu acabava por sempre gostando da programação da Nickelodeon. Acordar sábado de manhã cedo era uma rotina certeira para ficar intercalando entre os canais abertos para não perder um só, já que era a hora da semana que mais passavam estes programas. Até hoje Avatar (em especial A Lenda de Korra) está no meu top animações já criadas e agora no mundo do streaming fico feliz de poder assistir diversos desses desenhos e séries inúmeras vezes.
Tendo isso em vista, todo e qualquer jogo que envolva os universos destas animações acaba me atraindo. Recentemente tivemos o Nickelodeon All-Star Brawl, clone do famoso Super Smash Bros, que apesar de não ser um título incrível e ter lá suas falhas, com um gameplay sólido e uma boa utilização de suas franquias acaba agradando bastante os fãs de algum destes universos. Pude jogá-lo quando foi dado na PS Plus e posso dizer que foi muito divertido finalmente criar uma batalha entre Aang e Korra ou então ver Bob Esponja e Patrick em um duelo inusitado.
Já em seu último lançamento, Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway, temos então o terceiro título da série de corrida da Nick, iniciada em 2018 e que possui todos os jogos disponíveis atualmente na PS Store. Não há nada muito de surpreendente neste jogo de Kart. Se você conhece outros títulos famosos como Mario Kart ou Crash Team Racing, vai achar que é praticamente um clone. O que pode ser algo bom, para os grandes fãs do estilo, ou ruim para quem esperava um gameplay diferente.
A jogabilidade em si é bem intuitiva. Comecei direto iniciando uma copa, sem ler muitas instruções, e facilmente me adaptei. A utilização padrão é do R2 para acelerar, L2 para drifts, X para item e triângulo para seu poder especial. A ideia de pegar itens é atirar (seja apontando pra frente ou pra trás) também funciona bem, sendo talvez o único problema o entendimento de para que cada item serve. Fiz as copas e ainda existem itens que fico confuso com a sua real funcionalidade. Como o próprio nome do título Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway já ressalta, essas gosmas (slimes) fazem parte do gameplay, servindo tanto para atrapalhar na pista como também carregar uma barra para você utilizar um certo poder especial.
Como estamos falando de um terceiro título, ao se comparar com as edições anteriores já é possível ver como Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway acaba sendo uma versão bem mais completa. Começando com o grande destaque de termos dessa vez vozes para os personagens nas corridas. Além disso, existem 36 pistas para se jogar (incluindo copas temáticas de diversas franquias) e mais de 40 personagens para se escolher, incluindo personagens de Avatar, Tartarugas Ninja, Garfield, Bob Esponja, etc. Apesar de parecer que temos de tudo com essa grande quantidade, acaba que temos uma repetição de personagens, com o Bob Esponja ou Reptar tendo uma segunda versão como “skin”. Talvez pudesse ter diminuído um pouco essas variações e apostado em outras franquias interessantes, como Os Padrinhos Mágicos.
O jogo possui uma boa variedade de conteúdo single player, o que pode ser seu ponto forte. São 10 copas temáticas com 4 pistas cada, sendo a última liberada apenas após se completar todas as outras 9, sendo que essa utiliza pistas já vistas anteriores (totalizando assim as 36 no total). O modo “free play” também funciona muito bem, sendo uma boa opção para conhecer algumas pistas de maneira isola. Outros modos interessantes podem ser o de desafio, time trial, “capture a bandeira” e a arena multiplayer. Particularmente quase não jogos modos que não sejam uma corrida padrão pois nunca me alegram, mas para quem gosta desses estilos vai se interessar que nem nestes mesmos modos de outras franquias. Já para jogar online tive dificuldades no matchmaking. Acredito que passando a hype de lançamento não esteja mais tão popular e você possa precisar esperar alguns minutos para completar um time.
Algo bem interessante no título também é a quantidade de customização que você consegue fazer em seu veículo. Além da opção de escolher entre karts e motos, você consegue alterar peças que podem afetar diretamente sua performance, melhorando velocidade ou turbo, ou então que sirva apenas de fator cosmético. Também na customização você pode escolher três personagens para participar de sua equipe, servindo de suporte dentro de cada corrida, podendo exercer funções de ataque ou defesa, por exemplo. Um deles será responsável pelo seu poder especial de slime (necessário carregar para ativar) enquanto os outros podem ocorrer automaticamente na partida. Infelizmente no começo você não terá muitas opções disponíveis, sendo necessário jogar várias partidas para ir liberando novas opções (incluindo personagens), seja através de desafios ou então comprando diretamente na loja (com moedas do próprio jogo).
Acho que o primeiro ponto que acho ruim seria essa dificuldade de se liberar personagens ou customizações. Você ganha bem poucas moedas por corrida e os itens são relativamente caros. Apesar de conseguir farmar um pouco melhor com alguns desafios, ainda assim pode ser algo um pouco demorado. Porém, para mim o maior problema tem sido os frames do jogo. É possível notar em diversos momentos quedas de frames, incluindo grandes travadas ao se utilizar algum item em específico ou então ao se terminar uma corrida. Em nosso vídeo de gameplay, gravado no PS4 Pro, é possível perceber alguns desses momentos. Espero que consigam melhorar esses picos de performance com algum patch futuro, já que sabemos que o console aguenta situações bem mais pesadas. Por fim, também achei a IA do título bem fraca, colocando sempre apenas um personagem sendo bom em cada corrida (mas de maneira “roubada” e ganhando boosts inexistentes para compensar), porém se estiver jogando uma copa, há chances de quem foi bom na primeira ser muito ruim nas outras três. Acaba sendo algo um pouco sem sentido, fazendo com que mesmo que você fique algumas vezes em segundo ou terceiro lugar acabe pegando primeiro na copa.
Como um bom fã de alguns produtos da Nick, o título me agradou bastante e acredito que seja um título obrigatório para quem tem um vinculo grande como eu com algum deles. Já para quem não liga, eu digo que é mais um dos diversos jogos de Kart, longe de ser um top tier, mas talvez uma boa indicação com um preço bom ou para se ter na biblioteca e jogar em grupo.
Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Bamtang Games.
Veredito
Apesar de não ser o jogo de corrida de kart mais divertido disponível atualmente, Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway cumpre seu papel ao entregar uma imensa variedade de elementos das animações na Nickelodeon em mais um título de uma franquia que se mostra sólida.
Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway
Fabricante: Bamtang Games
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Corrida
Distribuidora: GameMill Entertainment
Lançamento: 14/10/2022
Dublado: Não
Legendado: Não
Troféus: Sim (Inclusive Platina)
Veredict
Despite not being the most fun kart racing game currently available, Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway fulfills its role by delivering a huge variety of elements from Nickelodeon animations in yet another title in a franchise that is showing itself to be solid.