Mystery Chronicle: One Way Heroics é o remake em “grande escala” de um indie japonês de nome “One Way Heroics”. Apesar do original ser lançado exclusivamente para PC, o remake acabou saindo também para as plataformas PlayStation, tanto para o PlayStation 4 quanto para o PlayStation Vita.
Pertencente ao mesmo gênero de jogos como “Shiren The Wanderer: The Tower of Fortune and the Dice of Fate”, Mystery Chronicle: One Way Heroics traz um elemento único ao gênero: o fato de que o jogo está constantemente avançando e o jogador não pode ficar parado.
Você controla “Nameless” (ou seu próprio avatar, após avançar no jogo), herdeiro do rei Konrath, cujo reinado dominava vastas terras ao redor do mundo, até o planeta ser ameaçado pelos Emissários da Calamidade, que amaldiçoaram o mundo com um brilho que destrói e desintegra tudo que toca.
É desse brilho incessante que o jogador deve fugir a todo momento durante o jogo, a cada passo do personagem. Funcionando como os outros do gênero, o jogador começa do zero, deve arrecadar equipamentos e aumentar de nível conforme progride, sempre fugindo do avanço da tela que acaba o jogo com um único toque.
Além desse elemento, o jogo também pode ser considerado curto, bem curto, dependendo do estilo do jogador. Depois de uma certa distância percorrida, o chefe final aparece e persegue o jogador até que seja derrotado. Caso tenha escolhido a dificuldade mais fácil, o jogo acaba logo depois de derrotar o chefe.
Todo o progresso do personagem é perdido com o final da partida, com exceção de um sistema projetado para assegurar que nem tudo se perca: o jogador poderá depositar alguns itens no baú para ser acessado em partidas futuras e, dependendo do desempenho daquela sessão, pontos serão obtidos e trocados por novas habilidades, classes ou mesmo “cheats”. Vários finais também existem, dependendo que o jogador realize certos feitos durante o jogo.
A arte em Mystery Chronicle: One Way Heroics é toda em sprites 2D, com exceção do retrato dos personagens. A trilha sonora também é um pouco simples, o que não destoa da experiência; você não está jogando pelos gráficos ou trilha sonora, e sim pela jogabilidade. O idioma está em inglês e é possível escolher entre a dublagem em inglês ou japonês. Para fãs da Spike Chunsoft, pode esperar crossovers com personagens da série Shiren e também da série Danganronpa.
Com a primeira partida depois de uma hora de jogo, o jogador vai descobrir se vai gostar ou não. Há uma certa profundidade e complexidade por trás da sua premissa simples, mas o jogador tem de se acostumar em deixar para trás um personagem que talvez controle por horas e horas para começar do zero na próxima partida.
Veredito
Mystery Chronicle: One Way Heroics é um dungeon crawler simples e divertido. Apesar de ter bastante a oferecer, o jogador deve se acostumar a começar a partida, progredir e se fortalecer, derrotar o chefe e encerrar a partida. Agora, repita a operação.
Jogo analisado com código fornecido pela Spike Chunsoft.