MUSYNX, originalmente lançado como um jogo da antiga plataforma PlayStation Mobile com o nome MUSYNC, é o novo título da publisher por trás de jogos como Superbeat Xonic, composta pelo talento por trás dos jogos da série DJ Max, lançado para PlayStation 4 e PlayStation Vita, que assim como os jogos mencionados, conta com uma grande variedade de músicas e artistas e dessa vez, com uma jogabilidade praticamente igual aos jogos da série DJ Max.
MUSYNX de muitas formas é basicamente um DJ Max produzido com um orçamento menor. Sua jogabilidade se resume a apertar os botões corretos no tempo certo conforme as notas descem na tela, porém isso requer uma tremenda coordenação e atenção nas músicas mais difíceis. MUSYNX conta com modos 4T (quatro botões: esquerda, cima, triângulo e bola) e 6T (seis botões, adiciona direita e o quadrado) acompanhado de duas dificuldades: fácil e difícil. Para um título mais barato esses modos são suficientes, porém a falta de um nível intermediário pode afastar iniciantes do gênero e o modo difícil pode não ser suficiente para aqueles que já dominaram outros jogos de ritmo. Acompanhar o jogo através da touchscreen do Vita, por exemplo, é um desafio no modo mais difícil.
O que surpreende em MUSYNX é sua quantidade e variedade de músicas. Há um total de 90 músicas dos mais variados gêneros desde rock, techno, clássico, pop e por aí vai. A grande maioria das músicas são de artistas asiáticos (Japão, China, Coreia), portanto também é uma trilha sonora bastante única nos lançamentos atuais. As músicas são agrupadas junto a temas visuais que variam entre arco-íris, céu, tecnológico, pintura, entre outros. Esses temas visuais afetam a jogabilidade e principalmente a visibilidade das notas e, particularmente, não gostei muito dessa característica que os temas são alterados conforme a música. Alguns temas tornam a visibilidade das notas muito mais difícil do que deveria ser e precisar se readaptar aos diferentes temas também adiciona uma dificuldade desnecessária.
Ao contrário de DJ Max, MUSINX não tem uma barra de energia em suas músicas o que significa que não existe falha no meio de uma música. Para incentivar um bom desempenho, existe um sistema de ranking no final de cada música, no entanto, o sistema é muito bondoso com os rankings, portanto mesmo um bom ranking (A por exemplo) pode ser considerado como uma vitória vazia. Como exemplo, meu desempenho nas músicas mais difíceis foi terrível e com vários erros e ainda assim consegui um rank A. Outro problema estranho é uma súbita aceleração na velocidade das notas em algumas músicas que as torna um exercício em frustração do que algo divertido.
Veredito
MUSYNX é um bom jogo de ritmo com uma jogabilidade já familiar e uma grande seleção de ótimas músicas. Sua principal fraqueza é ser raquítico em termos de opções, mas a base atual é uma sólida fundação para algo incrível futuramente.
Jogo analisado com código fornecido pela PM Studios.
* Análise escrita por Luis Guilherme Machado Camargo (PS4) e José Viana (PS Vita).
Veredito
Veredict
MUSYNX is a great rhythm game with a familiar gameplay and a big selection of great songs. Its main weakness is the lack of options, but the current game is a solid foundation to something that can be incredible in the future.