Componentes fundamentais da progressão em qualquer RPG são a coleta de itens de suporte e a melhoria dos atributos do herói, assim como de seus equipamentos. O fracasso é praticamente inevitável em uma aventura sem preparo. Moonlighter aborda tal temática com outros olhos, ao entregar como protagonista um mercador que fornece os materiais e itens essenciais aos heróis. No entanto, o personagem principal, Will, também sonha em percorrer os mesmos passos desse grupo, se aproveitando de seu tempo livre para investigar calabouços em busca de suprimentos e de glória.
A dupla vida do protagonista se traduz em dois tipos de gameplay totalmente distintos, algo que traz uma diversidade necessária ao jogo. Pelas manhãs, o jogador pode gerir a loja moonlight e, pela noite, se aventurar nas masmorras que ficam nos arredores de Rynoka – vilarejo de Will. Os dois aspectos estão interligados e, para vencer os obstáculos impostos, é preciso ter sucesso nas vendas e avançar bastante nas dungeons.
Sem dinheiro, não há como comprar poções, novas armas e armaduras. Sem tais itens de suporte, o jogador não consegue chegar longe em sua jornada e, consequentemente, fica sem acesso às mercadorias mais valiosas e raras. Portanto, inicialmente é preciso ser mais contido e coletar os suprimentos nos locais mais seguros de um calabouço. É um lento processo de melhorias, que gratifica os pacientes.
Para que Will se torne de fato um herói, é preciso investir o dinheiro também em novas construções no vilarejo de Rynoka. Poções, encantamentos, armas e ferramentas diversas estarão ao dispor do jogador com o tempo. A loja moonlighter também pode ser melhorada, possibilitando mais espaço para os clientes, novas decorações e algumas surpresas. Investir em seu negócio é uma boa ideia, visto que o retorno financeiro é relativamente rápido.
Paralelo aos afazeres cotidianos, há uma história sobre as dungeons que é contada por meio de anotações de antigos exploradores. Um grande portão que fica no centro de uma área isolada, próximo dos quatro calabouços do jogo, é um dos maiores mistérios da trama e cabe ao herói-mercador descobrir como acessá-lo.
Das quatro dungeons disponíveis, cada uma tem seu próprio tema, com materiais, inimigos e chefes únicos. Há três andares e as salas são geradas proceduralmente, ambientes estes que lembram vagamente a estrutura de The Binding of Isaac por conter salas de formatos retangulares, podendo conter entradas/saídas no centro de cada reta.
Moonlighter é um jogo que se sobressai no quesito técnico, visto que sua pixel art é muito bonita e a atenção aos detalhes na animação é impressionante. Implementações como pequenos insetos se locomovendo nos cenários ou o simples ato de uma personagem amarrar os cabelos demonstra o cuidado com as pequenas coisas. Há uma grande variedade estética de NPCs, algo que provavelmente surpreenderá o jogador a cada dia de trabalho na loja.
A música é igualmente boa. Além das belíssimas melodias, existem arranjos para praticamente todas as músicas do jogo. Nas dungeons, por exemplo, os andares subsequentes possuem uma versão remixada. As batidas, o tempo e os instrumentos ou sintetizadores mudam. No vilarejo, ao se aproximar de cada uma das lojas disponíveis, a música varia conforme o estabelecimento.
Toda a minúcia característica dos visuais, sons e efeitos sonoros infelizmente não se propaga ao gameplay do jogo. Moonlighter não traz muita complexidade em seus sistemas. A simplicidade nos mecanismos de gestão da loja cansam com um tempo de jogo e abrir a moonlighter se torna uma tarefa para juntar dinheiro o mais breve possível. As possibilidades de upgrade do herói são poucas e o combate só empolga contra os chefes de labirinto – o que, infelizmente, é uma ocorrência rara.
Ainda que não traga um gameplay inovador e profundo, Moonlighter é um ótimo jogo. Não há muitos incentivos para voltar ao game após desvendar o mistério final dos labirintos, mas enquanto a campanha durar, vale o investimento. No entanto, há uma ressalva a se fazer: o jogo em seu estado atual é repleto de bugs.
Não parece ser uma questão de azar, visto que ocorreram cinco travamentos durante a sessão de jogo. Para piorar, o jogo não possui um auto-save, o que pode resultar em perda de progresso e na coleta de loot. Fora os congelamentos, houve problemas visuais significativos como inimigos invisíveis e cenários que eram substituídos por um fundo preto. Foi presenciado diversos outros bugs menores também, mas que felizmente não comprometeram tanto a experiência. Talvez seja um caso isolado do PS4 Pro, ainda assim é uma pena o jogo ser lançado desse modo.
Veredito
Moonlighter aborda um lado não explorado no gênero, possibilitando que o jogador assuma o papel de um mercador. É um projeto bem executado e um tema, de fato, interessante. Peca pela simplicidade de suas mecânicas e pela grande ocorrência de bugs, mas que merece ser jogado por qualquer entusiasta de RPGs.
Jogo analisado com código fornecido pela Digital Sun.
Veredito
Veredict
Moonlighter addresses an untapped side of the genre, allowing the player to take control of a merchant. It is a well-executed project and an interesting theme. It suffers with the simplicity of its mechanics and with the occurrence of bugs, but it deserves to be played by any RPG enthusiast.