ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DOS EPISÓDIOS ANTERIORES. SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDA-SE DISCRIÇÃO
No episódio anterior, Jesse e sua turma encontram a Prisioneira X, personagem mantida presa em segurança máxima no Instituto Luz do Sol. Jesse a liberta, porém isso tem seu custo, e numa manobra sacana da Prisioneira X, temos que escolher deixar para trás um de nossos amigos, Nurm ou Lluna.
A Prisioneira X revela ser Xara, um dos três Admin (sim, são três), o grupo original que criou o primeiro mundo. O trio é composto por Xara, Fred e Romeo, com Romeo sendo o antagonista desta temporada. Antes amigos, a velha história de "disputa pelo poder" fez com que Romeo se voltasse contra os outros dois Admin e os derrotasse, tomando todo poder para si.
Xara revela a Jesse que a arma para derrotar Romeo encontra-se abaixo da Rocha Matriz. Desse modo, o grupo de heróis parte novamente rumo ao desconhecido, indo parar nos primórdios do universo de Minecraft. Enquanto isso, Romeo vai para Beacontown, disfarçado de Jesse, e suas intenções provavelmente não são nada boas.
Como no anterior, o quarto episódio dessa temporada investe bastante na história. Abaixo da Rocha Matriz, Jesse e a gangue descobrem mais sobre o passado dos três Admin enquanto visitam diferentes locações, todas de alguma forma devastadas desde a batalha entre os precursores.
Com tanta informação e conteúdo a ser revelado, o episódio torna-se extenso, porém cansativo. Há poucos momentos de ação que, quando aparecem, são bem breves. As partes de exploração também são fracas e estão ligadas a puzzles bem bobinhos. Há também uma penca de novos personagens, mas muitos são apenas recursos para desenvolver a narrativa e acabam esquecidos após as cenas em que são introduzidos.
O episódio, no entanto, também tem sua dose de pontos positivos. Há uma nova batalha contra um chefão, cujo design é criativo e faz uso do cenário. Além disso, há mais momentos em que os personagens são desenvolvidos, mostrando toda a tristeza e desejo de vingança no coração de Xara, a evolução cada vez maior de Radar, deixando de ser apenas um alívio cômico na série, e mais rachaduras na amizade já balançada entre Jesse e Petra.
Há um momento bem tocante envolvendo Petra, no qual a personagem finalmente se abre com Jesse. A cena é bem escrita e o diálogo de Petra provavelmente irá ressonar com o sentimento de alguns jogadores. Tal cena é finalizada por uma decisão que eu realmente espero ser significativa para o último episódio e o que vier depois dele.
O episódio finalmente traz uma boa localização para o português brasileiro, com legendas bem feitas e sem erros. Além disso, a Telltale também disponibilizou novas opções de dublagem em alemão, francês e espanhol. Apesar de o português não estar na lista, saber que a empresa está investindo em novas línguas para as vozes é um ponto positivo e algo a ficar de olho.
Veredito
O penúltimo episódio da segunda temporada de Minecraft: Story Mode investe novamente bastante na história, em detrimento de momentos de ação e exploração, que são bem escassos dessa vez. Em compensação, temos um bom desenvolvimento dos personagens principais e um aquecimento para derradeira batalha contra Romeo, o Admin antagonista da temporada.
Jogo analisado com cópia física fornecida pela Telltale Games.
Veredito
Veredict
The fourth episode of the second season of Minecraft: Story Mode focuses again in its story, with scarce moments of action and exploration. In compensation, the main characters have a good amount of time for their development. It is not the best episode, but a good warmup for the ultimate battle against Romeo, the Admin playing antagonist in this season.