ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DOS EPISÓDIOS ANTERIORES. SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDA-SE DISCRIÇÃO
No episódio anterior, depois de algumas reviravoltas e surpresas, finalmente descobrimos a verdadeira face do Admin, que acompanhou Jesse e sua turma por grande parte desta segunda temporada sob o disfarce de Vox, amigo de aventuras de Jack e Nurn. Descobrimos também a grande dimensão dos poderes do inimigo, capaz de tomar a forma de qualquer pessoa e abrir portais sem o mínimo esforço.
Neste episódio, Jesse e Petra (ou Jack, dependendo de sua escolha anterior) são levados ao Instituto Luz do Sol, um nome de fachada para a prisão/labirinto criado pelo Admin para colocar todos os seus desafetos e pessoas que falharam em seus desafios malucos. Despojados de todos seus itens e até mesmo da manopla, o objetivo é encontrar uma forma de escapar deste lugar, enquanto convivem com os mais variados tipos de figuras e monstros resultantes de mutações bizarras.
Há bastante investimento no desenvolvimento da história, com sessões de exploração e diálogos variados. Descobrimos mais sobre a origem do Admin e os limites de seus poderes (já que todo vilão tem seu ponto fraco). Há também um destaque no desenvolvimento de personagens secundários, como Radar e Stella, mostrando um lado diferente de suas personalidades.
Toda a ênfase na história acaba por deixar os momentos de combate e ação mais para a porção final do episódio. No entanto, a espera vale a pena, trazendo uma boa mistura de QTE e do combate já conhecido de episódios anteriores, finalizando com uma luta contra chefão bem divertida. De todas as séries da Telltale, é uma surpresa que Minecraft seja a que tenho encontrado mais dinamismo e inovação na parte de ação.
O episódio traz sua bagagem de pequenos defeitos. As decisões tomadas não são tão relevantes nem alteram muito as porções a serem jogadas, com exceção de uma que traz uma carga mais dramática e inesperada logo no meio da trama. Também senti que o jogo não carregou corretamente uma de minhas decisões menores do episódio anterior. Houve também novamente um problema de má colocação das aspas na legenda, algo que, até o momento da escrita desta análise, ainda não havia sido corrigido.
Minecraft: Story Mode já apresentou um número grande de personagens e isso tem sido algo que me incomoda, pois muitos deles são esquecidos ou não há tempo suficiente para que se tornem relevantes. Notadamente neste terceiro episódio, um personagem em específico do episódio anterior nem dá as caras e não há nenhuma explicação para sua ausência. A não ser que haja uma reviravolta no próximo episódio, considero isso uma falha.
Veredito
Após a descoberta da verdadeira face do Admin (pelo menos é o que parece), Jesse e a gangue são jogados em uma prisão cercada por um labirinto cheio de mutações bizarras dos monstros de Minecraft. Escapar desta prisão traz à tona novas revelações e também uma decisão difícil logo no meio da aventura. O episódio tem bastante ênfase na história, mas recompensa pelos momentos de ação no final, inclusive com uma luta contra chefão.
Jogo analisado com código fornecido pela Telltale Games.
Veredito
Veredict
After revealing his true identity (so far), the Admin throws Jesse and the gang into a prison, surrounded by a maze full of bizarre mutations of the monsters from the Minecraft universe. Breaking out of this prison will bring new revelations and also a tough decision right in the middle of the adventure. Most of the episode focuses on developing the story, but the player is rewarded at the end with good moments of action, including a boss fight.