Blanc Vs Zombies é mais um dos vários spin-offs da série Hyperdimension Neptunia, dessa vez com a CPU de Lowee como sua protagonista. A jogabilidade e a estrutura desse novo jogo é baseado em Neptunia U, outro spin-off da série, que é focado em combate em tempo real, com execução simples e vários inimigos na tela, similar ao gênero Musou. Apesar da familiaridade, a grande novidade de Blanc Vs Zombies se deve ao seu multiplayer para até 4 pessoas.
A história começa quando as CPUs resolvem se inscrever em uma escola para entender melhor a vida das pessoas comuns. Infelizmente, a escola está próxima a ser fechada devido ao baixo número de alunos e, portanto, as CPUs resolvem criar um filme estudantil com a intenção de atrair novos alunos. Logo no início das gravações, uma invasão zumbi assola a escola e as personagens resolvem utilizar essa invasão para criar um filme B de terror. Resumindo, a história não foi feita para fazer sentido algum.
Em spin-offs da série Neptunia, a história acaba ficando em segundo plano e servindo apenas para algumas interações cômicas. Houve alguns raros momentos cômicos em Blanc Vs Zombies, especialmente perto do final, mas boa parte do texto do jogo foi muito, muito confuso e sem sentido. Notei algumas referências à Resident Evil e Evil Dead em algumas frases e é possível que tenha perdido muito mais porque não conheço muito sobre filmes B de terror.
Se comparado à Neptunia U, o conteúdo single-player é anêmico, pois existe apenas o modo história e esse consiste de batalhas extremamente rápidas contra um grupo de inimigos ou chefes. É um modo que serve basicamente para se acostumar com os controles e com as habilidades de cada personagem. Em comparação com Neptunia U, Blanc Vs Zombies adiciona as personagens Plutia, Peashy, Uzume e Tamsoft, que se tornaram minhas favoritas devido à maior complexidade em seus combos.
O modo multiplayer é o grande foco no título e, infelizmente, tive uma série de problemas e limitações ao testá-lo, portanto minha experiência pode ser um tanto diferente de outros jogadores. Primeiramente, houve mudanças em alguns sistemas de Neptunia U para equilibrar melhor o aspecto multiplayer, como ataques especiais que se recarregam por tempo e uma série de mecânicas altamente poderosas, mas que dependem de um nível de coordenação entre os jogadores.
É possível jogar o multiplayer tanto de maneira local como online e, nos meus testes online, tive problemas para encontrar jogadores com boas conexões. Considerando que a série Neptunia é de nicho, esse modo só será propriamente aproveitado por aqueles que conseguirem organizar um grupo para jogarem partidas locais ou online. As missões online também consistem em derrotar inimigos e chefes, mas sua dificuldade aumenta consideravelmente se comparado ao single player.
Veredito
Blanc Vs Zombies depende, quase que exclusivamente, de seu multiplayer. O conteúdo single-player é anêmico e, efetivamente, serve apenas como uma introdução e treinamento antes dos jogadores desbravarem o modo multiplayer. Infelizmente, com a popularidade de nicho da série e o número limitado de jogadores, só posso recomendar esse título para aqueles que conseguirem organizar um grupo para jogar localmente ou online.
Jogo analisado com código fornecido pela Idea Factory International.