Megadimension Neptunia VIIR é um remake de Megadimension Neptunia VII, último jogo da série principal de Neptunia, originalmente lançado em 2015 para o PS4. Ao contrário da subsérie Re;Birth, VIIR tem poucas diferenças notáveis se comparado com sua versão original, sendo que o principal atrativo é um novo modo em VR. A análise do jogo original pode ser conferida aqui, sendo que esta irá focar nas diferenças entre ambas.
O modo VR pode ser aproveitado sem o PSVR e consiste de conversas com as personagens da série dentro do quarto virtual do jogador. Essas conversas assumem o tom humorístico característico da série e divertem mesmo que sejam cenas bastante breves. A interação do jogador também é bem reduzida, podendo apenas mover a câmera de maneira limitada e responder sim ou não para perguntas das personagens.
O modo gameplay é basicamente a mesma aventura de Megadimension Neptunia VII com algumas leves diferenças. VIIR utiliza um motor gráfico diferente e a maior mudança está na iluminação, alterando drasticamente o visual de algumas fases se comparado com a versão original. VIIR adiciona algumas cenas novas para a aventura e ajusta alguns elementos do título original como, por exemplo, os requisitos do final verdadeiro e a remoção completa das batalhas aleatórias no mapa.
VIIR utiliza de um novo sistema de batalha que, em conceito, é mais próximo ao Neptunia original, no qual você deve montar seus combos durante o combate. Em cada turno, as personagens recebem pontos de ação que podem ser gastos em ataques, especiais, transformações, usar itens e mais. Ao atacar, o jogador deve montar seu combo de acordo com o tipo de ataque que a arma equipada permite, utilizando as técnicas já aprendidas pelas personagens. Portanto, se a arma permite um combo de até três ataques, sendo dois deles rápidos (rush) e um forte (power), o jogador poderá escolher da lista de técnicas dois ataques rápidos e um forte enquanto tiver pontos de ação.
O novo sistema de batalha é interessante porque abre espaço para diferentes estratégias contra inimigos fortes e não é maçante ou lento ao se enfrentar inimigos fracos. Saber quando gastar e quando acumular os pontos de ação é o principal elemento estratégico do sistema, sendo que os inimigos também fazem o mesmo. Acumular pontos de ação também permite habilidades mais complexas como ataques em equipe, que dependem do posicionamento de personagens específicos, e mais.
Veredito
Megadimension Neptunia VIIR pode ser considerado como um “Director’s Cut” de Megadimension Neptunia VII. VIIR é um ótimo RPG, com bastante humor e esta nova versão traz alguns refinamentos muito bem-vindos ao original, além de adicionar uma variedade de conteúdo em VR.
Jogo analisado com código fornecido pela Idea Factory International.
Veredito
Veredict
Megadimension Neptunia VIIR can be considered a Director’s Cut of Megadimension Neptunia VII. VIIR is a great RPG with a lot of humor and this new version brings welcomed adjustments to the original and adds a variety of VR content.