Llamasoft: The Jeff Minter Story – Review

Llamasoft: The Jeff Minter Story é o segundo jogo da série Gold Master desenvolvido pela Digital Eclipse , oferece um documentário interativo sobre o desenvolvedor Jeff Minter, reconhecido por sucessos como Gridrunner, Revenge of The Mutant Camels, Tempest 2000 e Llamatron. O museu virtual permite aos jogadores visualizarem um compilado de documentos de design, experimentarem seus jogos, além de exibir documentário sobre o designer de jogos independentes.

A coletânea é dividida em capítulos, que narram a história de Jeff Minter desde os anos 70 até meados dos anos 90, começando pela transformação de Minter, que iniciou seu aprendizado em programação aos 16 anos. Cada período aborda acontecimentos importantes no desenvolvimento dos títulos conhecidos de Minter, como referências ou elementos importantes que influenciaram seus jogos, até o momento em que a Llamasoft deu seus primeiros passos em um pequeno espaço na residência dos pais de Jeff Minter, onde foi criado um laboratório como extensão da casa.

Ao contrário do restante do mundo, na década de 80, no Reino Unido, os consoles não superavam a popularidade dos computadores, sendo estes últimos plataformas mais acessíveis para desenvolvedores independentes. O primeiro shareware da Llamasoft foi o Llamatron 2112, inspirado no arcade de tiro Robotron: 2084. Em um arquivo readme, uma mensagem adicional solicitava a doação de 5 euros caso o jogador gostasse do jogo, e várias doações chegaram à Llamasoft. Assim, iniciou-se um legado que ficaria para a história.

Llamasoft: The Jeff Minter Story

Por se tratar de um título totalmente sem tradução para o PT-BR, se você não tiver fluência em inglês, poderá acessar diretamente a biblioteca de jogos de Jeff Minter por meio de uma linha do tempo que inclui capas dos jogos, além de informações adicionais como ano de lançamento, plataforma e nível de complexidade. Alguns títulos oferecem um conteúdo de fácil entendimento, enquanto outros são mais complexos e exigem maior domínio.

A novidade chega com o lançamento de Gridrunner Remastered, um título reimaginado no ano de 2023. O estilo em pixel permanece, porém, com a adição de elementos avançados, como comandos mais responsivos, animações aprimoradas e velocidades mais rápidas. Os controles são simples, utilizando um joystick analógico e um botão para o tiro. O título original estreou em 1982, tornando-se um dos maiores sucessos da Llamasoft em todo o mundo. Similar ao jogo Centipede, nosso objetivo é controlar a nave e eliminar os inimigos que percorrem a tela, acumulando pontos, ao mesmo tempo em que evitamos uma série de lasers que podem destruir nossa nave.

Llamasoft: The Jeff Minter Story

Outro título conhecido, Revenge of The Mutant Camels, apresenta um camelo como protagonista, capaz de disparar tiros e utilizar outros recursos através de power-ups. Os inimigos são peculiares, como cabines telefônicas, ovelhas explosivas, cangurus, entre outros. Em Tempest 2000, navegamos em uma nave por diversos níveis, culminando em uma guerra galáctica. O jogo possui inimigos mais sofisticados, oferece bônus e possui um design de níveis diferenciado, com variações de cores e transições entre molduras pelas quais a nave passa. É um título desafiador, exigindo um alto nível de habilidade e agilidade.

Grande parte dos jogos são exóticos, alguns até um pouco confusos. Eles tendem a utilizar animais como lhamas, camelos, ovelhas, misturando elementos de ficção com atividades, às vezes, inusitadas. A transição entre os jogos e seu emulador personalizado proporciona uma experiência dinâmica, com toques modernos, sem perder a essência característica de cada título.

Llamasoft: The Jeff Minter Story

O mais extraordinário em Llamasoft: The Jeff Minter Story é o senso de uma compilação bem executada, demonstrando o trabalho dedicado à sua produção. Sua linha do tempo, o contexto histórico e grande parte da experiência receberam cuidados impressionantes. Cada jogo proporciona uma sensação de nostalgia, refletindo as ideias implementadas por Minter e preservando a história dos jogos, valorizando, de fato, os desenvolvedores.

Se você é um entusiasta da história dos jogos eletrônicos e sua evolução, aprenderá que grandes ideias não necessariamente surgem apenas com grandes investimentos ou equipes enormes. Muitas vezes, são concebidas por apenas um homem, sua mente e seu entusiasmo pelos códigos e animais. Esta é uma rica lição e um novo olhar entre o passado e o presente, cujos conceitos iniciais inspiraram gerações de programadores ao longo do tempo. Definitivamente, este museu interativo merece sua atenção.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Digital Eclipse.

cassino online Netbet

Veredito

Llamasoft: The Jeff Minter Story é a celebração definitiva do legado desenvolvido por Jeff Minter, entregando história e conceitos únicos sobre o desenvolvimento de jogos. É uma visão belíssima dos bastidores, criatividade e contexto de jogos antigos, que transitam entre o tempo, retornando ao presente sob um olhar novo e imersivo.

90

Llamasoft: The Jeff Minter Story

Fabricante: Digital Eclipse

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Coletânea

Distribuidora: Digital Eclipse

Lançamento: 13/03/2024

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Llamasoft: The Jeff Minter Story is the definitive celebration of the legacy developed by Jeff Minter, delivering unique story and game development concepts. It’s a beautiful insight into the behind-the-scenes, creativity and context of old games, which move through time, returning to the present with a new and immersive look.