LittleBigPlanet (LBP) foi lançado em 2008 e se tornou um dos pilares do Playstation 3. Com um protagonista bonitinho e carismático, Sackboy, que podia ser personalizado de inúmeras formas, com roupas, acessórios e mais, e contando com um sistema de criação de fases simples de usar e robusto o suficiente para permitir que os usuários criassem mais de 2 milhões de fases, disponibilizadas nos servidores para que qualquer um pudesse baixá-las e jogá-las, LBP foi um dos marcos dessa geração. Esse marco agora recebe uma continuação, LittleBigPlanet 2 (LBP2), que supera o original de todas as formas possíveis, mas sem perder a essência da série.
Assim como no primeiro jogo, LBP2 tem um modo de história narrado pelo fantástico Stephen Fry. A história tem uma premissa semelhante a de um livro infantil, contando a história de um monstro, Negativitron, que quer roubar os sonhos materializados das pessoas, o chamado Craftworld, onde o jogo se passa. Ao longo de 30 fases principais (e várias extras), o jogador enfrenta vários desafios e inimigos, usando ferramentas novas e antigas para atravessar os perigos e tentar salvar o mundo. A história é apenas um acessório e está lá apenas de decoração; o que importa mesmo são as fases e a diversão, e LBP2 dá um banho no primeiro em ambos os quesitos, tanto nas fases criadas pelos desenvolvedores, os ingleses da Media Molecule, quanto nas fases criadas pelos jogadores da comunidade.
A câmera do jogo, que mostra os personagens controlados, é agora altamente customizável. É possível posicioná-la da forma como quiser, girando-a e aproximando ou afastando o campo de visão. Isso permite que o jogo passe de uma aventura de plataformas para um jogo de corrida com visão isométrica (a câmera fica por cima da pista e acompanha o jogador sem mudar de ângulo; pense nos clássicos RC Pro AM, de Game Boy, ou Rock and Roll Racing do Super Nintendo), ou para um jogo com campo limitado e com ondas de inimigos na mesma tela, como o clássico Asteroids. É até possível usar as ferramentas para construir um jogo de tiro em primeira pessoa, com a arma apontada no sentido do jogador para a tela e inimigos que surgem das laterais, como em Duck Hunt.
Essa é a principal inovação de LBP2: ele permite jogos dentro de jogos, e são tantas possibilidades que chega a ser desesperador saber quais jogar primeiro. Felizmente no menu dos jogos criados pela comunidade há uma seção "MM Picks", com os melhores jogos escolhidos e destacados pela própria Media Molecule, e já são centenas deles e a cada semana novos são adicionados. Além disso, há uma infinidade de filtros que podem ser aplicados à busca, permitindo que você escolha os critérios que quiser e realize sua pesquisa, que com certeza retornará muitas e muitas fases.
Atualmente há mais de 3,5 milhões de fases criadas pelos usuários, sendo a maioria delas (em torno de 2 milhões) originárias do jogo original. Como se não bastasse a enorme quantidade de novidades de LBP2, todas as fases de LBP podem ser jogadas em LBP2, sendo beneficiadas pela nova engine, o que torna o primeiro jogo, hoje, desnecessário. Basta ter a sequência para aproveitar tudo que a série oferece no PS3.
Voltando às novidades do jogo, algumas novas ferramentas do Create Mode, o modo de criação de fases, são responsáveis pelo salto radical de possibilidades que LBP2 oferece em relação ao primeiro. A primeira delas é o Grabinator, um par de luvas enormes que permitem que Sackboy carregue e jogue objetos pelos cenários. Praticamente qualquer objeto pode ser carregado, inclusive outros jogadores. O Grapple Hook é uma arma de gancho, que permite que jogador se agarre em determinadas superfícies e atravesse obstáculos pendurando-se em uma corda. O Creatinator é um capacete que pode emitir qualquer objeto do jogo. Ele pode ser usado para disparar fogo, água, bolas de praia, foguetes, espinhos, ou seja, qualquer coisa.
Contudo, a principal adição é o Controllinator, uma espécie de Dualshock 3 virtual que pode ser totalmente customizado. Qualquer botão do controle real pode ser mapeado para alguma ação dentro do jogo, criando infinitas possibilidades. É possível, por exemplo, criar um jogo de corrida como já explicado anteriormente, e fazer com que o X acelere, o quadrado freie, o R1 atire algum projétil e L1 toque uma buzina, por exemplo. Outra ideia é um jogo de aventura/tiro, tal qual Dead Nation, por exemplo, em que cada botão atira um tipo diferente de munição.
Outras adições importantes são os bounce pads, plataformas que impulsionam o personagem para cima, ou para os lados ou para baixo, dependendo de onde são posicionadas. Essas plataformas aliadas ao novo controle sobre a gravidade criam muitas novas possibilidades de jogo. Também foram adicionados Sackbots, robôs que podem ser vestidos como um Sackboy normal e que podem ser controlados por alguma lógica e atuar como parceiros de jogo, ativando switches para você, por exemplo, ou como inimigos, atirando algum objeto letal em você. Também pode-se usar um sequenciador musical completo, permitindo que o jogador crie músicas completas em MIDI. Falando em áudio, é possível utilizar um microfone e gravar a sua voz para ser usada na sua fase. Há também um sequenciador de cenas que possibilitam a criação de cenas não interativas (cutscenes) dentro do jogo, mostrando uma introdução ou finalização animadas para a fase, por exemplo. Com todas essas novas ferramentas o criador da fase pode explorar a própria criatividade e criar algo potencialmente épico.
As novidades não ficam somente dentro do jogo. A comunidade de LBP foi expandida com o lbp.me, um site integrado a LBP2 e que pode ser acessado por qualquer navegador web. Nele é possível logar com a sua conta da PSN e explorar as fases criadas pelos jogadores, ler a descrição delas, ver os últimos comentários e avaliações, ver as fotos tiradas nas fases e os rankings de pontuação e, principalmente, colocar essas fases em uma fila. Pode-se enfileirar quantas fases quiser, e da próxima vez que você entrar no jogo logado na PSN essa fila estará disponível e você poderá jogar todas as fases que havia salvo. É uma ferramenta sensacional, que permite que você conheça fases a qualquer momento e se lembre delas sem ter que anotar seus nomes e buscar por elas dentro do jogo.
Assim como no jogo original, é possível fazer de tudo em LBP2 com um, dois ou três outros amigos, offline ou online. É possível jogar todas as fases do modo principal e também criar fases com outros jogadores. Fazer isso offline é ótimo, pois traz aquele espírito de cooperação e competitividade que só o multiplayer local traz. Jogar assim online, contudo, é um problema. O primeiro jogo sofria de lag severo em muitos casos, quando se jogava online, e muitas vezes era simplesmente injogável devido à lentidão. Esse problema infelizmente continua aparecendo. Eu encontrei diversos problemas ao jogar online: sejam desconexões súbitas e inexplicáveis, sejam fases que não carregam com uma mensagem totalmente vaga ("Failed to load level") e me separam dos jogadores com quem eu estava, dentre outros problemas. Quando o multiplayer online funciona, é ótimo, mas depois das experiências ruins que tive, prefiro sempre jogar as fases sozinho ou com algum amigo do lado.
LittleBigPlanet 2 é um ótimo jogo, não tenha dúvidas. Se você jogou o primeiro e gostou, vai se sentir em casa e vai apreciar as novidades. Caso não tenha jogado o primeiro, mergulhe de cabeça nesse. Agora, aqueles que jogaram o primeiro e não gostaram dele provavelmente não irão gostar desse. Apesar das novidades, LBP2 ainda é um jogo muito parecido com o original. A maioria esmagadora das fases continua sendo no estilo plataforma com movimentação lateral, e o pulo, que é muito "leve" e não agradou a todos no primeiro jogo continua o mesmo. LBP2 é um jogo monumental, com a imensa quantidade de conteúdo criado diariamente pela comunidade, mas que não muda a fórmula do original, em sua essência. Ele não é uma revolução, mas sim uma evolução, e muito bem vinda para aqueles que se interessam por ela.
Gostou da nossa análise? Fique ligado no Playstation 3 Brasil para a Semana Especial de LittleBigPlanet 2. Teremos um artigo com várias indicações de fases sensacionais que devem ser jogadas, no meio da semana, e o Trophy Guide do jogo no próximo sábado. Não perca!