Hyperdimension Neptunia Producing Perfection

A série Hyperdimension Neptunia nunca foi um grande destaque dentro dos vários jogos lançados no PS3, mas o relativo sucesso da série se deve ao fato de que sempre souberam agradar seu público alvo. Originalmente, Neptunia é uma série de RPGs do PS3 que faz paródia à indústria de jogos e à “guerra de consoles”, com suas personagens principais sendo personificações dos consoles da Nintendo, Microsoft, Sony e até da Sega.

 src=


Producing Perfection é o primeiro spin-off da série e é um título praticamente dedicado aos fãs de longa data. Ao invés de um RPG como os jogos anteriores, PP é um título “Idol” em que se deve criar uma artista que dance e cante e consiga atingir o máximo de popularidade possível. Esse gênero “Idol” é comum no Japão, porém praticamente inexistente no Ocidente, portanto, até mesmo meu próprio contato com o gênero anteriormente é praticamente inexistente.

Para criar a Idol mais popular já vista, o jogador servirá como uma espécie de organizador durante 180 dias. A cada dia, é possível escolher entre realizar eventos de publicidade ou melhorar a performance de sua Idol, mas eventualmente esses podem resultar em um acúmulo de stress, portanto, há também uma opção de descanso. Cabe ao jogador manusear os status, stress e a popularidade de sua Idol conforme os dias passam e, gradativamente, cada vez mais conteúdo vai sendo liberado. Eventualmente, você irá realizar concertos com sua Idol dançando e cantando no palco para atrair um público ainda maior, sendo possível criar até duplas e trios para a performance.

 src=


Os concertos possuem uma jogabilidade própria, e você deve escolher roupas, acessórios, música, palco, efeitos especiais, posição de câmera, etc. Efetivamente, o jogador é o encarregado do que acontece no backstage de cada concerto, cabendo ao mesmo saber utilizar todos os recursos para animar cada vez mais o público. Infelizmente, os concertos são limitados quanto à variedade de músicas (são apenas 5 no total) e falha na explicação de como suas mecânicas funcionam, dependendo muitas vezes de apenas tentativa e erro por parte do jogador para tentar animar o público.

Producing Perfection é um título dedicado aos fãs e o maior atrativo do título são os cenários a serem vistos conforme os dias vão passando. A grande maioria tem natureza cômica, com alguns apresentando algum romance inclusive. É possível escolher as quatro personagens principais da série (Neptune, Noire, Blanc e Vert) para produzir e, portanto, existem vários eventos únicos para serem vistos, sendo necessárias múltiplas jogadas para se ver tudo.

 src=


Producing Perfection é um título fan service, portanto, acaba alienando potenciais novos fãs para a série, sendo esse o maior problema do título. A jogabilidade praticamente inexistente não é interessante o suficiente por si só e os eventos são mais bem aproveitados caso o jogador já tenha certa familiariedade com a série. Efetivamente, PP é similar a uma Visual Novel com a adição dos concertos customizáveis e uma pequena variedade de músicas para escolher.

 src=

Veredito

Concluindo, Producing Perfection é apenas recomendável para os mais ardentes fãs da série Hyperdimension Neptunia. Para todo o resto, é um título sem jogabilidade interessante e cujo conteúdo provavelmente irá aliená-los. Se você tem alguma curiosidade em conhecer a série, recomendo aguardar pelo remake to primeiro jogo (Neptunia Re;Birth 1) para Vita ou que procure os jogos Mk-2 e Victory de PS3.

Jogo analisado com código fornecido pela NIS America. 

Veredito

50

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Artigo anterior
Próximo artigo