Guilty Gear Xrd Revelator é uma sequência para Xrd Sign e contém cinco personagens novos, um novo modo história, novas mecânicas e mais. Revelator é um dos melhores jogos de luta no mercado atualmente e praticamente obrigatório para qualquer fã do gênero, no entanto, é um produto mais difícil de ser vendido para os que têm pouco interesse na série Guilty Gear ou em jogos de luta no geral.
Primeiramente, a história de Revelator continua de onde Sign havia parado. Há uma breve recapitulação dos eventos de Sign, mas é altamente recomendado ter assistido a história do jogo em sua forma completa. O “assistido” anteriormente não foi um erro, pois a história em ambos os Xrd é uma animação enorme e não contém lutas ou jogabilidade. Ela é feita utilizando o motor e modelos do próprio jogo, portanto, há certas limitações em relação à animação, mas no geral ela diverte de maneira excelente e é possível aproveitá-la a seu próprio ritmo. Talvez seja o melhor modo história já produzido dentro do gênero. Por um tempo limitado, a Arc System Works está disponibilizando o modo história completo de Sign para ser assistido no Youtube e você pode começar a assisti-lo aqui.
O aspecto mais importante de um jogo de luta está em sua jogabilidade e, como havia dito antes, Revelator é um dos melhores no mercado. Guilty Gear tem um combate rápido, frenético, com várias mecânicas e com um nível relativamente alto de execução que, infelizmente, acaba por afastar pessoas que não tem muita aptidão com o gênero. Tentando remediar esse problema, Revelator possui um dos melhores tutoriais para iniciantes de qualquer jogo de luta, com explicações muito simples e bem detalhadas, além de exercícios que gradativamente ensinam o jogador conceitos importantíssimos para qualquer jogo do gênero.
Infelizmente, o tutorial sozinho não cobre todas as mecânicas e conceitos, sendo que grande parte disso encontra-se no modo missão. As explicações no modo missão ainda são boas, no entanto, menos detalhadas e os exercícios podem frustrar alguns jogadores. Porém, qualquer jogador que conseguir terminar o modo, estará mais do que pronto para encarar qualquer outro jogo de luta no mercado, pois o modo missão ensina execução, estratégias, contra-estratégias e muito mais, muitas delas utilizáveis em qualquer jogo de luta.
Outra grande barreira no gênero, e especialmente em Guilty Gear, é a execução dos ataques e combos que, invariavelmente, envolve uma boa dose de dedicação do jogador. O modo combo ensina desde ataques simples até combos complexos e bastante específicos e servem como um ótimo material de referência para os jogadores. É possível visualizar como executar um combo, mas a grande adição da Arc foi um visualizador que demonstra como o combo é executado no controle pelo jogador. Essa pequena adição já ajuda e muito no aprendizado da execução de combos que talvez precisem de um “truque” para funcionarem.
Além dos modos mencionados anteriormente, ainda existem o versus, o arcade, o online e o m.o.m, este último sendo uma espécie de mistura de pequenos elementos de RPG junto com a luta. O arcade narra brevemente as ações dos personagens alguns dias antes da história principal de Revelator começar e também serve como boa prática antes de se enfrentar o modo online.
O modo online em si tem novas salas que o deixaram bem apresentável e ainda conta com um pequeno mini-game de pesca. O código online não parece muito diferente do de Sign, logo, tem as mesmas vantagens e desvantagens que seu predecessor. Ele é baseado em atraso, ou seja, o jogo todo fica mais lento conforme a lentidão aumenta. Jogando contra estrangeiros, o lag variava entre 8 frames a 12 frames de atraso, tornando a experiência injogável devido ao ritmo normalmente rápido de uma partida. No entanto, contra brasileiros, o lag ficava em torno dos 2 frames de atraso, medida bem próxima de uma partida contra um oponente local.
Esses valores de atraso foram os que encontrei com minha experiência no jogo e podem variar bastante dependendo da sua conexão de internet. A experiência de grande parte dos jogadores brasileiros deve ser lutando contra outras pessoas da América do Sul,embora o número de jogadores de Guilty Gear na região seja relativamente limitado, porque jogar contra estrangeiros, por via de regra, é inviável. Para os que pretendem aproveitar o modo online, é altamente recomendado procurar as comunidades brasileiras do jogo como o site Hit Confirm ou grupos nas redes sociais.
Por último, mas não menos importante, os novos personagens são excelentes adições a um grupo já excelente. Jhonny e Jam são personagens clássicos que retornam em Revelator, sendo que Jam é uma personagem com baixo alcance, extremamente rápida e com muitas possibilidades de combo. Jhonny utiliza sua clássica mecânica de jogar moedas para melhorar a força de seus ataques e tem ataques de longa distância. Dizzy, outra personagem clássica da série, está planejada para o jogo como personagem DLC.
Os novos personagens são Jack O, Kum Haehyun e Raven, sendo que Kum é um personagem DLC, mas está de graça nas duas primeiras semanas após o lançamento do jogo. Raven pode ser comprado com dinheiro do jogo ou com dinheiro real e, assim como Kum, também está gratuito nas semanas iniciais.
Jack O tem uma jogabilidade baseada em RTS. Ela coloca pequenas abóboras no campo de luta e essas, por sua vez, criam pequenos soldados que atacam os inimigos. É uma personagem complexa de ser utilizada de maneira eficiente, mas extremamente divertida. Kum Haehyun é um personagem que requer um nível absurdamente alto de execução para seus combos que, como compensação, causam quantidades absurdas de dano. Raven é um personagem que estranhei, pois ele é bastante móvel e consegue esticar seus braços para atacar em longa distância. A execução com Raven é bastante fácil, portanto, é um bom personagem para iniciantes.
Veredito
Revelator é uma excelente atualização e as pequenas adições aos diferentes modos de jogo, juntamente com o novo modo tutorial, deve atrair novos jogadores para a série e ajudá-los a compreender as características da série e de jogos de luta em geral. Fãs da série, inevitavelmente, devem comprar o título e qualquer pessoa que já teve um interesse passivo no gênero de luta pode aproveitar esse título como um excelente ponto de entrada.
Jogo analisado com código fornecido pela Aksys Games.