A Illfonic parece ter um certo apreço por pegar franquias conhecidas do cinema e conseguir adaptar de alguma forma para os jogos. Os mais recentes, Predator: Hunting Grounds e agora Ghostbusters: Spirits Unleashed, usam o poder das marcas e franquias criadas nas telonas e funcionam como títulos multiplayer que conseguem carregar a essência de sua origem.
Assim como 4 soldados numa selva tentando lutar contra um predador alienígena adapta bem o que é o material fonte, 4 caça-fantasmas contra um fantasma em um local assombrado também tem o mesmo efeito. Ghostbusters: Spirits Unleashed é entregue quase no mesmo estado que o último projeto do estúdio e, de forma muito similar, carrega os mesmos pontos positivos e negativos.
A fórmula é a mesma e já conhecida por todos que puderam aproveitar algo multijogador assimétrico. 4 jogadores, com mais limitação de jogabilidade, vão enfrentar um outro jogador que, normalmente, controla o que seria o vilão da partida, possuindo mais vantagens, porém refém da inferioridade numéricas.
Aqui a estrutura é a mesma, mas adianto que isso é feito com mais respeito ao material de origem do que foi observado em outros jogos que precisaram se adaptar para funcionar nos videogames. Crie seu personagem e customize como achar melhor com uma gama de opções de respeito. Em posse de seu equipamento, entre nas partidas com outros 3 jogadores para caçar o fantasma que assombra um dos 5 mapas do jogo.
O sucesso para os caça-fantasmas na missão consiste em eliminar todos os portais do mapa para impedirem que o fantasma possa renascer. Após isso, capturar no fim o fantasma antes que este assombre o local completamente. Para isso, jogadores vão usar utensílios clássicos dos filmes, como a mochila de próton e o canhão de raios, medidor PKE e a clássica armadilha de fantasma. O uso é tão básico quanto no filme, com o jogador precisando usar o medidor para encontrar o fantasma ou as fendas ocultas, o canhão de prótons para destruir a fenda ou acorrentar o fantasma e, por fim, a armadilha para capturar o fantasma aprisionado.
O outro lado da partida, jogando como o fantasma, o jogador precisa usar habilidades para assombrar o local e as pessoas ali. Dê vida a objetos inanimados ou assombre diretamente as pessoas para criar medo e essas fujam, fazendo com que uma barra de assombração seja preenchida e garantindo a vitória caso resista por um período sem ser capturado no fim.
Como disse, a mecânica é simples e não vai variar além disso. As partidas só são decididas pelo único resultado possível de cada lado e limitando assim possíveis táticas nos locais. A maior é o uso de equipamentos secundários para facilitar a captura ou encontrar alterações pelo mapa e customização do seu arsenal para pequenas mudanças, como uma armadilha que pode durar mais tempo quando aberta ou canhão de prótons que resiste mais ao aquecimento.
Infelizmente, essa customização é um tanto quanto limitada, principalmente para o fantasma. De toda forma, ambos os lados carecem de opções para mais dinâmica na jogabilidade e as variações são mínimas a ponto de realmente interferir em cada partida. Seja no nível máximo ou com os primeiros equipamentos e habilidades fantasmagóricas, as mecânicas de caçar e assombrar serão similares.
Se a franquia Ghostbusters também foi reconhecida pelo seu lado no humor, isso não falha aqui. É fácil afirmar que isso acontece menos do lado dos caça-fantasmas, mas jogar com o próprio fantasma é mais nítido nisso. Dar vida a objetos ou possuir alguns e ficar perambulando pelo mapa é algo que sempre vai acarretar em algumas risadas, mostrando que é mesmo divertido apoiar o lado do vilão aqui.
Essa parte também é reforçada pelo visual estilizado aqui. Seja nos mapas, personagens, NPC’s e nos fantasmas, o visual é representado por diversos efeitos e aparência despretensiosa, reforçando até mesmo o lado desinteressado da franquia em levar fantasmas e assombrações para uma visão mais sombria e aterrorizante.
Apesar disso, essa diversão assim acontece mais nas primeiras impressões e descobertas das mecânicas do jogo enquanto tudo é novidade, com o tempo, nem mesmo a campanha que está presente no título mantém isso. Essa, aliás, é apenas uma sucessão de cutscenes que vai acontecendo entre partidas na hub central do jogo. O foco realmente parece ser integrar os novos jogadores aos os 2 heróis clássicos presentes no título, Ray e Winston, e também apresentar um pouco do universo da franquia para novatos. No fim, a trama é tão rasa quanto uma poça e nada que impacte no desenvolvimento do jogo.
O progresso e evolução é ditado mais pelo nível do jogo e os desbloqueios que vão acontecendo nesse caminho, seja por equipamentos ou cosméticos. Como já dito, não há muita interferência na jogabilidade e, no fim, a sensação de evolução é baixa. Some a isso o conteúdo mais escasso e realmente ficamos com poucas opções para variar as partidas após as primeiras 3 ou 4 horas. Temos então 5 mapas, apenas um modo de jogo, progresso limitado e história sem impacto, criando assim uma versão de um título que tenta, mas não apresenta evolução.
O que é possível observar de positivo é o progresso da própria Illfonic com seu trabalho. Problemas de conexão e matchmaking presentes em Predator: Hunting Grounds já quase não existem aqui, assim como o crossplay que funciona bem. Ainda temos, como já mencionado algumas vezes, o respeito ao material original mantendo bem sua essência, mesmo que isso não se traduza para a jogabilidade no fim. É um produto que poderia ser mais e que entrega alguma diversão nas primeiras horas, mas demonstra também que a falta de profundidade é crucial para ser esquecido após isso.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Illfonic Inc.
Veredito
Ghostbusters: Spirits Unleashed tem seus pontos positivos e pode ser uma opção para os fãs da franquia e aqueles que gostam de multiplayer assíncrono. Fora isso, a falta de conteúdo, evolução e variação reafirmam um jogo raso e pouco interessante para dedicar várias horas.
Ghostbusters: Spirits Unleashed
Fabricante: IllFonic
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: FPS / Ação
Distribuidora: IllFonic
Lançamento: 18/10/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Veredict
Ghostbusters: Spirits Unleashed has its positive points and could be an option for fans of the franchise and those who like asynchronous multiplayer. Other than that, the lack of content, evolution and variation reaffirms a shallow and uninteresting game to dedicate several hours to.