Farming Simulator é uma série, no mínimo, peculiar. Afinal, é literalmente sobre cuidar de uma fazenda e em todos os seus aspectos – principalmente controlar os mais variados veículos, preparar o solo, plantar, colher e vender. Há também outras tarefas, como fazer a comida dos animais (e dar a eles depois) e serrar árvores para vender a madeira.
O problema disso é que ele se torna um jogo ame ou odeie. Se você quer um pouco de ação (me refiro a bem pouquinho mesmo), não encontrará aqui. O que achará são testes gigantescos de paciência e muita calma para que sua fazenda prospere.
Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que esta versão é uma atualização anual da série. Como é o primeiro que estamos analisando (e jogando), falaremos muito sobre o básico dele. Além disso, já vale citar que o título possui legendas em português do Brasil.
Como mencionado anteriormente, o objetivo geral do game é cuidar dos negócios de sua fazenda. É preciso escolher o que cultivar, qual equipamento usar e que seja mais efetivo, descobrir como usar a terra de forma lucrativa e assim por diante. Além disso, é preciso também esperar a época certa para vender os seus produtos, pois os preços variam.
É possível contratar trabalhadores para fazer as tarefas mais monótonas. Muitas pessoas concordarão que a parte mais divertida de Farming Simulator 15 é controlar todos os veículos em primeira pessoa e visualizar todas as opções disponíveis que estão visíveis. E controlar as máquinas é um trabalho que exige muita precisão e entendimento de todas as funcionalidades ao mesmo tempo. Tanto que o tutorial do jogo (mostrado no início desta análise) dura mais de uma hora.
Outra coisa divertida é fazer os desafios que estão espalhados pelo jogo. Para completá-los, é preciso vender uma certa quantidade de itens cultivados em 10 minutos ou mover um número de fardos. Esse elemento de desafios o torna um pouco mais um jogo de verdade ao invés de um simulador. Ainda de ponto positivo, podemos contar com as novidades específicas desta versão (2015): os gráficos melhores e novas indústrias.
Mas nem tudo são flores. Primeiramente, a versão de PS4, quando comparada com a de PC, possui problemas. A visão em primeira pessoa não é tão rápida quanto um mouse, além da corrida também não ser satisfatória. Por causa disso, o gameplay acaba se tornando uma tortura. Sinceramente, a única explicação possível é que parece algo que foi ignorado no desenvolvimento para a versão de consoles.
Outro problema da versão de PS4 é que Farming Simulator é muito conhecido pelos seus mods no PC. Por razões óbvias, o PS4 não possui essa opção e muito do replay que existe no PC por causa disso está ausente aqui. Porém, obviamente, há muita coisa ainda a ser feita no jogo em si e você passará bastante tempo cultivando e cuidando de sua fazenda.
Mas o maior problema do jogo é o que dissemos no início: é ame ou odeie. Podemos dizer que todos os jogos podem se encaixar nessa frase, mas aqui é muito mais radical porque exigirá dedicação e paciência para chegar na parte divertida. O jogador que busca uma diversão instantânea se decepcionará bastante.
Veredito
Farming Simulator 15 tenta recriar da forma mais detalhada possível a administração e manutenção de uma fazenda. Não pense que é um "Fazenda Feliz" com veículos – é extremamente mais complexo e, por causa disso, o título pode afastar ou atrair jogadores, dependendo do que procuram. Em qualquer caso, paciência será necessária. Outro ponto que precisa ser ressaltado nesta conclusão é que a versão de PC é superior em certos aspectos discutidos nesta análise, por isso cogite jogar por ela se tem interesse na franquia. Vá para a versão de PS4 apenas se não tiver escolha.
Jogo analisado com código fornecido pela Focus Home Interactive.