Dragon’s Lair Trilogy

Quando foi lançado em 1983, o jogo Dragon's Lair foi um sucesso nos fliperamas em função da sua inovação gráfica e jogabilidade que estavam bem além do seu tempo. O jogo ganhou mais duas sequências e mais tarde, lá em 2010, uma remasterização para os consoles da época. Em 2017, a Digital Leisure resolveu relançar mais uma vez a trilogia, mas agora atingindo PC, Xbox One e Playstation 4.

A história dos jogos é bem simples e clichê. Nos dois primeiros, Dragon's Lair e Dragon's Lair: Time Warp você jogará na pele de Dirk The Daring, um cavaleiro. No primeiro, Dirk terá que salvar sua amada, Daphne, das garras de um dragão, entrando no castelo onde o dragão se encontra e aniquilando-o para só assim ter sua amada de volta.

Já na sequência, Dirk irá enfrentar um feiticeiro, chamado Mordroc, que raptou Daphne, agora já sua esposa. Dirk mais uma vez irá adentrar o covil do inimigo para então salvar sua amada. Entretanto, dessa vez, a aventura não se passa apenas dentro do castelo de Mordroc, mas também através do tempo e espaço.

Em Space Ace, terceiro título da coletânea, você ajudará Ace a combater o comandante Borf, que planeja dominar a terra. Ace, com a ajuda de Kimberly, partem para a aventura. Já na fortaleza de Borf, Ace é atingindo por uma arma laser que o transforma em criança e sua companheira é raptada pelo vilão. Agora cabe a Ace encontrar uma forma de voltar a ser adulto, salvar Kimberly e fazer com que os planos maléficos de Borf não sejam postos em prática.

Graficamente, Dragon's Lair Trilogy é impecável. Já em 1983, quando o primeiro jogo da franquia foi lançado, sua apresentação gráfica já era motivo de elogios sem fim. O jogo foi um dos primeiros a ser rodado em um laserdisc. Esses jogos em laserdisc traziam vídeos. Don Blouth, um dos grandes cartunistas da época, trabalhou na produção de Dragon's Lair e o resultado foi excelente. O jogo traz gráficos cartunescos, dando a impressão de que o jogador está assistindo a algum desenho ao invés de estar jogando videogame.

Embora já fosse um jogo muito bonito na época de seu lançamento original, a remasterização da trilogia a deixou ainda mais linda. O jogo roda a 1080p, então você pode esperar um acabamento gráfico excelente, com cores ainda mais vivas e brilhantes além de, é claro, detalhes dos cenários muito mais visíveis.

A jogabiliade se dá de forma bem simples, porém um tanto quanto complicada. O jogador ao longo de sua aventura terá que apertar poucos botões para auxiliar Dirk e/ou Ace a alcançar seus objetivos. Em determinados momentos, o botão a ser pressionado irá aparecer na tela e o jogador deverá ser rápido o bastante para concluir a ação com grande precisão.

Caso isso não aconteça, seu personagem irá morrer. Vale lembrar aqui que morrer será algo normal e irá acontecer diversas vezes. Como mencionado anteriormente, parece muito simples pressionar o digipad ou o boão X no tempo correto para conseguir efetuar as ações.

Além do mais, morrer não é algo tão ruim assim. Dessa forma, o jogador irá memorizar os comandos de cada parte do jogo fazendo com que seja possível posteriormente terminar a trilogia sem morrer nenhuma vez.

O que deixa os comandos um pouco mais difíceis de serem executados com precisão é o número de elementos presentes na tela e que, por sua vez, acabam distraindo o jogador.

Vale ressaltar também que, embora aparentemente o jogo possa apresentar problemas na resposta dos comandos, isso não existe. O que ocorre aqui na realidade é a precisão que o jogador deve ter ao apertar os botões no momento correto.

Se o jogador ainda quiser um desafio maior, é possível mudar a dificuldade dos jogos fazendo com que mais comandos devam ser executados e numa velocidade ainda menor.

Além dos três jogos da franquia, a remasterização ainda traz alguns extras bem legais. Em um deles o jogador pode aprender a desenhar Dirk enquanto que em outros é possível ver entrevistas e até mesmo assistir o jogo do início ao fim, como se fosse um desenho animado.

Veredito

Dragon’s Lair Trilogy é um jogo muito bom, mas ao mesmo tempo muito curto. Para quem teve a oportunidade de jogá-los nos fliperamas, vale a apena pelo enorme valor nostálgico que ele traz. Se você ainda não teve a chance de jogar a trilogia, o faça, pois a diversão é garantida.

Jogo analisado com código fornecido pela Digital Leisure Inc.

Veredito

75

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Dragon’s Lair Trilogy is a good game, but it is too short. For those who had the opportunity to play them in the arcades, it is worthy given the great nostalgia feeling it brings. If you never had the chance to play the trilogy, do it because the fun is guaranteed.


Artigo anterior
Próximo artigo