Dengeki é uma distribuidora de light novels japonesas, livros dedicados para o público adolescente e de jovens adultos com ilustrações que remetem a mangás. Fighting Climax é um jogo de luta 2D que comemora os 20 anos da distribuidora, utilizando personagens de suas light novels mais conhecidas como Durarara!, Sword Art Online, The Irregular At Magic School, entre outros.
Infelizmente, mesmo as light novels mais conhecidas deles são completamente desconhecidas para o público geral. Recentemente, várias light novels têm recebido animações, no entanto, você deve participar desse nicho de mercado para sequer saber de sua existência. Diferentemente de Jump Ultimate Stars, com vários personagens facilmente reconhecíveis, Fighting Climax não chamará a atenção pela popularidade de seus personagens, mas sim por sua ótima jogabilidade.
Fighting Climax utiliza quatro botões: fraco, médio, forte e suporte. As combinações desses botões, exceto o de suporte, ativam diferentes mecânicas que são comuns para todos os personagens e esta é uma das principais qualidades do jogo. As mecânicas garantem que todos os personagens tenham uma chance de luta, portanto nenhum deles, em minha experiência, aparenta ser inútil ou extremamente fraco. No entanto, não há um tutorial para explicar as mecânicas e suas características, portanto irei rapidamente descrevê-las nos próximos parágrafos.
Todos os personagens em Fighting Climax têm uma execução simples utilizando apenas de meia luas e 180° para execução de praticamente todos os seus golpes. Ao executar um ataque especial com dois botões de ataque, utiliza-se uma barra para desferir uma versão mais poderosa, possibilitando continuar combos ou causar mais dano ao oponente. Com duas barras, é possível desferir as Climax Arts, ou seja, os golpes mais poderosos de cada personagem. Essas mecânicas são exatamente iguais aos EX Attacks e Supers vistos na série Street Fighter.
Similar às séries Guilty Gear e BlazBlue, a mecânica de Burst funciona pressionando-se os três botões de ataque e tem diferentes utilidades dependendo de quando for usada. Caso esteja na ofensiva, é possível utilizar o Burst para lançar seu oponente no ar para continuar um combo. Na defensiva, utilizar o Burst quebra o combo do oponente e o lança para longe. A novidade de Fighting Climax está em utilizar o Burst em um estado neutro que deixa o personagem em um estado que recarrega sua vida e suas barras de especiais.
As Impact Skills e Impact Break são as duas mecânicas que achei mais interessantes. A Impact Break é um overhead universal, sendo possível continuá-lo com um ataque que lança seu oponente no ar. Isso é perfeito para derrotar oponentes que defendem baixo e cria uma estratégia de variação de golpes eficaz para todos os personagens.
As Impact Skills são dois ataques exclusivos de cada personagem, mas que possuem uma propriedade interessante também presente nas Impact Breaks. Todos esses ataques têm armadura, ou seja, seu personagem absorverá um ou mais golpes enquanto executa esse ataque. Isso faz com que todos os personagens tenham um wake-up, golpe para quando se está no chão, eficiente, evitando que o oponente possa ser sempre agressivo. No entanto, caso o oponente defenda, a recuperação do golpe é lenta, portanto não é uma mecânica para se abusar.
Por último, os Trump Card são outros ataques especiais, cujas características variam conforme o personagem. Algumas servem para continuar combos, outros deixam seu personagem mais forte e outras simplesmente causam quantidades significativas de dano. No entanto, a mecânica gasta um dos “raios” presentes perto da barra de especial e só é possível recuperar um desses caso se perca uma rodada.
Ainda existem outras mecânicas como potenciais e reflection guards, mas as mecânicas acima já garantem que todos os personagens tenham alguma chance de luta contra qualquer oponente, fazendo desse um excelente jogo de luta. Como a execução é simples, ele também é um título altamente recomendável para iniciantes no gênero e seria melhor ainda se tivesse um tutorial.
Pessoalmente, eu conheço alguma das séries presentes e, nesses casos, achei as adaptações excelentes. Umas das minhas séries favoritas é Durarara! e os personagens Shizuo e Izaya foram adaptados de maneira que me lembra o material original. Há um total de 12 personagens selecionáveis e mais dois secretos, algo surpreendente na era do DLC. Há também vários personagens suporte, sendo que cada um possui dois ataques, cujas funcionalidades variam entre ataque, defesa e técnico, esse último particularmente útil para combos situacionais.
Em meus testes, o online funcionou de maneira excelente, mesmo com as piores conexões possíveis. No caso de lag, os comandos demoram a serem reconhecidos, mas a ação na tela flui perfeitamente. As funcionalidades online são bem simples, com opções para lutas ranqueadas ou salas criadas para até oito jogadores.
A maior fraqueza de Fighting Climax é sua falta de conteúdo para apenas um jogador. Temos o modo Arcade, que consiste de nove lutas, e o Dream Duel, que cria algumas lutas específicas entre alguns personagens. Além disso, também há os modos Score Attack, Time Trial e Survival, que também são comumente vistos em quase todo jogo de luta. Esse é todo conteúdo para um jogador, portanto não espere passar muito tempo com o jogo caso não conheça mais ninguém para jogar junto.
Veredito
Fighting Climax é um jogo de luta excelente devido a suas mecânicas de jogo. A execução simples permite que até mesmo pessoas não acostumadas com o gênero possam aproveitar o título, penando apenas na falta de um tutorial para ensiná-las. O online funciona muito bem e, se existir uma comunidade, pode aumentar drasticamente a vida útil do jogo, já que o conteúdo para um jogador é muito pouco. É um título que deve passar despercebido, o que é uma pena, pois é um dos melhores jogos de luta que joguei recentemente.
Jogo analisado com código fornecido pela Sega.