Por muito tempo eu vinha em busca de um game que fosse casual, divertido e que oferecesse um bom couch play para entreter a mim e a meus amigos durante os fins de semana. Infelizmente, com o passar dos anos este tipo de jogo tem se tornado cada vez mais escasso com o advento dos jogos online, mas tal busca finalmente chegou ao fim com Demon’s Crystals.
Em Demon’s Crystals você irá acompanhar os Uricans, uma raça de demônios que teve sua terra dominada por três entidades malignas chamadas de Sarkon, Ghoros e Ornak. Estes poderosos seres espalharam uma maldição, tornando todos os seres vivos em criaturas agressivas, e passaram a monopolizar a fonte de vida dos Uricans: os cristais. Porém, quando tudo parecia perdido, um grupo de quatro poderosos Uricans surgiu para enfrentar o mal e restaurar a paz em seu mundo.
Como deve ter percebido, o enredo do jogo é bastante raso e clichê e é seu ponto mais negativo, servindo apenas para explicar o que acontece na tela, podendo ser completamente ignorado pelo jogador. O próprio game nem sequer se esforça em explicar quem são os protagonistas que controlamos ou qual o objetivo dos vilões, e o final do jogo é, sem dúvida, um dos mais sem graça que já vi, lembrando as telas de “parabéns” que recebíamos ao finalizar algo nos arcades há decadas atrás. Infelizmente o jogo não possui nenhuma legenda ou textos em português para facilitar o entendimento de quem não é conhecedor da língua inglesa.
A ausência de um bom enredo costuma ser algo bastante duro para a maioria dos jogos, porém Demon’s Crystals consegue contornar tal fato ao entregar um gameplay sólido e divertido aos jogadores. Essencialmente, o jogo é um Twin Stick Shooter, no qual o objetivo é enfrentar diversas hordas de inimigos em diferentes estágios. É possível escolher entre 4 personagens: Dryad e Taur, os rapazes do grupo, ou Anara e Adora, que são as garotas. A escolha entre eles é puramente estética, já que não existe uma diferença de jogabilidade entre eles durante as fases.
O modo campanha, pode ser jogado em co-op de até 4 jogadores e possui um conjunto de 24 níveis divididos em 3 áreas. Ao final de cada área haverá uma boss fight. Os níveis são bem variados e podem ser finalizados em pouco mais de 4 minutos cada um. Em cada um dos estágios o jogador terá de cumprir determinados objetivos, como matar uma certa quantidade de inimigos, ou coletar uma certa quantidade de cristais dentro de um tempo limite, para que possam avançar pela campanha. Por ser um twin stick shooter, os controles são muito simples: com o analógico esquerdo você move o personagem, enquanto o direito atira na direção desejada. Vale Lembrar que existem três dificuldades que podem aumentar ainda mais os desafios oferecidos pelo jogo.
Existe uma boa gama de inimigos como dragões, zumbis, golbins e aranhas gigantes. Entretanto, não há muita variação entre eles, sendo só alterado o padrão de seus ataques e paleta de cores. A Inteligência artificial dos inimigos é nula, sendo programados apenas para se aproximar do jogador e causar dano, seja por golpes físicos ou à distância. Os inimigos, quando derrotados, geram pontos de experiência que fazem seu personagem subir de nível, alterando apenas o dano causado nos inimigos e reduzindo o dano que estes infligem.
Cada nível do jogo trás uma quantidade absurda de power ups que o jogador pode coletar e que vão desde mudar o padrão de tiro da arma(fazendo ela atirar 3 projéteis ao invés de 1), a até cogumelos que te deixam gigante e imortal. Tais power ups, quando usados em um co-op ou multiplayer, transformam o jogo em uma espécie de bullethell, com uma quantidade absurda de projéteis indo para todas as direções que se pode imaginar. Existe um limite de tempo para cada power up e é essencial coletá-los para poder acabar com as hordas de inimigos mais facilmente ao longo do jogo.
Além da campanha co-op, existe também o multiplayer, que é de longe o ponto mais alto do game. Aqui temos diversos modos de jogo como deathmatch, team deathmatch, capture a bandeira e outros que são bastante divertidos e geram boas risadas. Para se jogar estes modos é necessário ter no mínimo dois jogadores e, infelizmente, só podem ser jogados em modo local, pois o jogo não oferece suporte algum ao multiplayer online. Ainda existe um modo separado chamado de survival, feito para apenas um jogador, em que o objetivo é sobreviver a hordas infinitas de inimigos e marcar uma pontuação com base nisto.
Os gráficos do jogo são bonitos, porém, não como um todo. Alguns elementos são mais detalhados, como o cenário e personagens jogáveis, porém os inimigos carecem do mesmo grau de atenção e quase todos são medíocres, com exceção dos chefes. Infelizmente a iluminação e a paleta de cores utilizada é sofrível e acabam influenciando demais no próprio gameplay. São tantas cores diferentes que na maior parte do tempo é quase impossível distinguir os projéteis aliados de inimigos (que curiosamente têm cores semelhantes). A iluminação é muito forte em alguns níveis e dificulta a visualização de aliados, inimigos, power ups e projéteis também. Em certos momentos podem ainda cansar os olhos ou, em casos piores, causar dores de cabeça ou na visão.
A trilha sonora é simples e suas músicas combinam bem com os estágios, dando um clima de Halloween ao jogo. Com relação a bugs o jogo só apresentou um, em que o personagem ficava imóvel e intangível durante algumas partidas co-op, sendo necessário reiniciar o estágio para resolvê-lo.Um pequeno detalhe que vale ser ressaltado é que o jogo oferece a possibilidade de alternar a cor do sangue dos inimigos entre verde e vermelho, o que pode ser bom para quem deseja algo mais leve para aproveitar com os filhos.
Veredito
Demon’s Crystals é um jogo bastante divertido e é ideal para se aproveitar junto de amigos ou família. Sua enorme quantidade de níveis e modos diferentes oferecem um bom fator replay pelo preço que é oferecido (R$15,50), porém, a ausência de uma história envolvente e opção de jogar online, em conjunto com os problemas em sua paleta de cores e na iluminação, podem gerar certos desconfortos ou frustrações por parte do jogador. Caso tenha interesse, é um prato cheio para quem gosta de jogos survival baseados em hordas e twin stick shooters, e merece ser conferido.
Jogo analisado com o código fornecido pela Badland Games.
Veredito
Veredict
Demon’s Crystal is a fun and ideal game to enjoy with family and friends. Its huge amount of levels and different game modes offer a good replay factor given its price, but the lack of a convincing plot and an online mode, along with the problems with the color palette and lighting, might frustrate the player. In case you’re interested, it is the perfect match for those who like survival games with hordes and twin stick shooters, and should be given a try.