Deemo é um jogo de ritmo originalmente lançado para celulares e que, finalmente, pode ser aproveitado pelo público ocidental no Vita, sendo mais uma ótima adição ao excelente catálogo de jogos de ritmo do portátil. Ao contrário de muitos jogos de ritmo, Deemo é completamente controlado pela tela de toque, desde seus menus até a jogabilidade rítmica.
As músicas do jogo focam no piano como instrumento principal e a jogabilidade também reflete isso. Existem apenas dois tipos de comandos: Tocar e Segurar. Notas normais, denotados por quadrados usualmente brancos como teclas de piano, devem ser tocadas pelo jogador conforme se aproximam da linha preta na parte inferior da tela. Notas douradas indicam que o jogador deve segurar em um determinado local e usualmente são utilizadas para deslizar.
Sendo originalmente de celulares e um dos primeiros jogos da Rayark, o tempo para se acertar as notas é bastante flexível e isso vem com seu conjunto de vantagens e desvantagens. Deemo é um jogo excelente para iniciantes no gênero ritmo, no entanto, pode ser um pouco decepcionante para os que procuram um desafio. A flexibilidade faz com que seja difícil perceber se um erro foi por culpa do mal tempo do jogador ou por errar a posição da nota e também faz com que se reajustar no tempo da música seja difícil.
O jogo possui uma história contada de maneira minimalista com curtos vídeos e pequenas falas. Uma pequena garota cai de uma janela no topo do lugar no qual Deemo, o personagem que parece uma sombra, toca seu piano. As músicas que Deemo toca permitem que uma árvore cresça e, portanto, a pequena garota pede a Deemo que toque suas músicas até que a árvore esteja grande o suficiente para que ela possa retornar de onde veio. A história não é algo intrigante, mas definitivamente dá um charme ao jogo e aos seus personagens.
O jogo base conta com 30+ músicas e essas são gradativamente liberadas conforme a árvore cresce ou explorando o local onde Deemo vive. Isso requer dedicação e paciência por parte do jogador, pois será necessário jogar muitas e muitas vezes suas composições favoritas para que a árvore cresça e finalmente libere acesso a novas músicas. A versão de Vita ainda conta com um epilogo com músicas exclusivas e o modo dueto que permite a dois jogadores tocarem a mesma música em conjunto, no entanto, esse modo é apenas para multiplayer local.
Comparando as versões de celulares com a atual versão de Vita, o portátil da Sony se sobressai caso seu celular não seja muito bom ou tenha pouco armazenamento. A versão de Vita também contém algumas músicas exclusivas e a PM Studios tornou a coleção Shattered Memories de graça para o Vita, adicionando 18 músicas ao jogo. Contando as músicas DLC, a biblioteca ultrapassa 200 músicas.
Os jogos da Rayark (Deemo, Cytus e Voez) têm atualizações constantes no celular e espera-se que as mesmas cheguem eventualmente ao Vita como, por exemplo, a dificuldade Extra recém-lançada para iOS. Os DLCs do jogo também estão presentes na versão de Vita com cada coleção de músicas custando $4 e um pacote com várias custando $35.
Veredito
Deemo é um excelente jogo de ritmo, especialmente recomendado para iniciantes e para pessoas que adoram piano. Sendo um jogo mais barato, a quantidade de músicas na versão base é boa e existem ainda várias músicas DLC para os que quiserem mais. A versão de Vita contém conteúdo exclusivo para justificar seu preço se comparado às versões gratuitas de celular.
Jogo analisado com código fornecido pela PM Studios.
Veredito
Veredict
Deemo is an excellent rhythm game, especially recommended to beginners and people who loves to play the piano. Given it’s a cheaper game, the quantity of songs in the basic version is good and there’s still plenty of DLC for those interested. The Vita version has some exclusive content to justify its price, when compared to the smartphone version.