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Deceive Inc. – Review

Diversos jogos têm apostado em propostas 100% multijogador online na busca de sucesso. Recentemente, e extrapolando qualquer expectativa, tivemos Among Us e sua repentina popularidade de forma até diferente do usual. Não somente se baseando nesses retornos positivos, alguns temas parecem estar mais propensos a funcionarem assim também.

Espionagem é um tema que vez ou outra acaba sendo usado na indústria e com exemplos de qualidade invejável, como Metal Gear Solid e Splinter Cell. Além desses, outros tentaram abordagens diferentes e, seja por falta de qualidade ou de um melhor planejamento, acabam não obtendo um resultado esperado e ficando abaixo das expectativas, como foi com Alpha Protocol.

Deceive Inc. é a proposta da Sweet Bandits Studios no universo de espiões e tramas mirabolantes, mas abordado de forma diferente do que seria esperado e com foco nas partidas online entre os jogadores. Adianto que o jogo possui tantos pontos positivos quanto negativos de diversas formas, mas entrega um charme único que é difícil ignorar.

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Com partidas para até 12 jogadores, de forma solo no tradicional cada um por si ou em times de 3, Deceive Inc. coloca agentes e espiões em mapas gigantes na busca de um objetivo único, conseguindo isso antes dos outros competidores e sem fazer muito alarde. Escolha entre os 8 agentes disponíveis para participar das missões de busca e fuga em até 4 mapas. A dinâmica das partidas consiste em 3 fases, sendo a primeira de procurar informações sobre a localização do cofre para depois entrar no mesmo. Após isso, é preciso roubar o item do objetivo e depois extrair do local vivo.

Até aqui tudo parece simples demais para ser relevante, mas é nos detalhes da jogabilidade que Deceive Inc. se destaca. Cada agente usa um dispositivo que permite o mesmo a se camuflar entre outras pessoas do local, sendo visto assim como qualquer outro NPC por demais jogadores. Há 4 níveis de NPC e cada um possui acessos a salas e locais diferentes, assim como atributos, chaves e equipamentos que também vão facilitar isso. Adentrar em um local com o disfarce errado acaba desmascarando o agente e o expondo de forma geral por um período.

Outro ponto é como o jogador acaba tendo acesso no que é necessário de cada fase da missão. É possível hackear dispositivos que garantem pontos de intel para poder cumprir os objetivos. Por exemplo, são necessários 3 servidores derrubados para conseguir chegar ao cofre. Entretanto, os servidores ficam separados no mapa sem distinção de qual sala realmente possui um servidor ou é apenas uma isca. É necessário então juntar intel suficiente para hackear as portas dos locais.

Deceive Inc. acaba sendo um jogo de gato e rato, onde todos os participantes são tão gatos quanto ratos. A diversão fica por conta de jamais saber quem é o que em cada mapa e se suas ações estão sendo certas para um resultado positivo. Diversas estratégias podem ser traçadas e tentadas no decorrer das partidas, mas um passo em falso e tudo isso cai por chão.

Algo que ficou constantemente na minha cabeça como comparação foi o modo multiplayer de Assassin ‘s Creed Broterhood. A primeira versão com multijogador online da franquia da Ubisoft era crua e direta, mas extremamente divertida e funcional. Deceive Inc. adota diversos pontos que me fizeram lembrar do jogo de 2010, assim como outros que parecem estar lá como modernização e expansão da fórmula, como aspectos vindos do próprio Among Us.

Estar sempre na surdina e tentar passar despercebido é quase sempre a estratégia mais funcional, mas é possível também apenas espreitar enquanto outros jogadores fazem o trabalho duro para, no fim, roubar o objetivo de alguém que lutou para isso e ainda sair com os méritos da vitória. Isso tudo força uma variação constante do que pode acontecer em cada missão, que pode entregar partidas de 15 minutos ou outras de 30 segundos.

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Apesar de confuso a princípio, principalmente pelas explicações em excesso e sem localização para português brasileiro, o jogador vai compreendendo mais fácil o loop de jogabilidade na prática. Em poucas horas é possível entender todo o esquema de disfarces, habilidades e armas exclusivas de cada personagem e como usar isso para o melhor em cada partida, o  uso do hack e de intel, assim como o combate. Apesar de não ser exatamente complexo, Deceive Inc. demanda uma curva de aprendizado além do normal exatamente pela falha na explicação de suas mecânicas.

Ainda que a dinâmica das partidas seja sempre interessante e instigante ao jogador, a repetição dos mesmos objetivos e falta de variedade de conteúdo acabam pesando contra. Os 4 mapas podem ser rapidamente mapeados e entendidos para que os mais espertos marquem posições e apenas esperem agentes desavisados. Além disso, sem qualquer variação de objetivo, sua primeira partida será igual a sua centésima investida como espião, criando assim uma experiência maçante após boas horas.

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Obviamente o jogo deve receber conteúdo com o tempo e não dependerá apenas de itens cosméticos como novidade, da forma como é hoje. Temporadas com novidades já parecem planejadas e há indícios de novas localizações e outros agentes. Mesmo assim, no estado atual, há pouco para guiar dezenas de horas investidas aqui, principalmente se a intenção for evoluir todos os agentes ao máximo.

Observando pelo pacote completo que é entregue, com o custo por isso (sempre mais caro na PlayStation Store, diferente de outras plataformas) e as opções disponíveis, o título acaba sendo decente no que propõe e executa de forma bem consistente, mesmo que certo balanceamento seja necessário, principalmente no combate. Não reinventa a proposta de partidas multijogador, mas entrega algo positivo olhando o resultado final, com certa personalidade e diferente das propostas convencionais.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Tripwire Interactive.

Winz.io

Veredito

Deceive Inc. entrega partidas divertidas num cenário de espiões contra espiões em ambiente de multiplayer online com certa qualidade. A falta de conteúdo é preocupante e é o maior ponto negativo aqui, forçando o jogador a ter alguma esperança por mais no futuro.

75

Deceive Inc.

Fabricante: Sweet Bandits Studios

Plataforma: PS5

Gênero: Tiro em Primeira Pessoa

Distribuidora: Tripwire Interactive

Lançamento: 21/03/2023

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

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Veredict

Deceive Inc. delivers fun matches in a scenario of spies against spies in an online multiplayer environment with some quality. The lack of content is worrisome and is the biggest downside here, forcing the player to have some hope for more in the future.


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