Castlevania: Lords of Shadow

Castlevania e 3D nunca foram dois termos bem vistos na mesma frase. A série, louvada por suas diversas iterações em duas dimensões, nunca conseguiu emplacar um bom jogo tridimensional. Muitos diziam que a série deveria permanecer como estava, sem grandes mudanças. Castlevania: Lords of Shadow veio para quebrar essas paradigmas e mostrar que é, sim, possível, termos um bom Castlevania em 3D.

Lords of Shadow (LoS) é um reboot da série, um jogo que pode ser considerado o marco zero da nova direção que a Konami quer dar à série. Desenvolvido pela espanhola MercurySteam, ele não se parece muito com os jogos mais recentes da série, principalmente os lançados a partir de Symphony of the Night (SotN). Não há um castelo ou uma área única a ser explorada. LoS é similar aos jogos originais de Castlevania, aqueles lançados nos idos dos anos 1980 e começo de 1990. As fases são lineares e o foco é o combate e a resolução de puzzles. Muitos dizem que LoS "não é um Castlevania", mas eles estão errados. Muitos elementos que fazem a série estão presentes, apenas não da forma que os jogadores estão acostumados depois de SotN.

 

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<p>A história se passa no século XI e acompanha Gabriel Belmont, um membro da Brotherhood of Light, uma organização que tem como objetivo defender os inocentes das criaturas sobrenaturais que assombram o mundo nessa época de trevas. Diz-se que a ligação da Terra com o Céu foi quebrada por três seres malignos conhecidos como Lords of Shadow, que também criaram um feitiço que impede as almas mortas de ascenderem ao paraíso. Marie, a esposa de Gabriel, foi assassinada e está presa no Limbo. Ela então guia Gabriel para desvendar os acontecimentos e tentar salvar o mundo das trevas. A premissa básica é essa e parece simples, mas acredite, a história é bastante complexa e sofre diversas reviravoltas que irão sempre surpreendê-lo positivamente. O final em especial deve deixar qualquer um de cabelo em pé.</p>
<p>Gabriel é acompanhado em sua jornada por outro membro da Brotherhood, chamado Zobek, que também atua como narrador e luta ao lado de Gabriel em alguns momentos. LoS é dividido em 12 capítulos e cada capítulo é dividido em fases, e cada fase é introduzida por um texto narrado por Zobek (voz de Sir Patrick Stuart, impecável como sempre). Os textos ajudam a criar o clima do jogo, e são muitas vezes acompanhados por cutscenes muito bem feitas na própria engine do jogo.</p>
<p>Os gráficos são simplesmente espetaculares e são um dos pontos altos do jogo. Algumas fases do início podem não comprovar isso, mas as fases a partir do capítulo IV ficam cada vez mais impressionantes. Os cenários são deslumbrantes e muitas vezes vão fazer você parar de jogar só para apreciar a beleza do jogo. Vários detalhes menores contribuem para a qualidade gráfica.  A chuva e a neve, por exemplo, grudam na tela ao cair, e escorrem e derretem, dando um simples porém ótimo efeito visual.</p>
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