Bubsy não possui uma boa fama. Criado nos anos 90, durante uma época em que surgiam mascotes para todos os lados, e que hoje estão no limbo, Bubsy tentou seu lugar ao Sol apostando alto (além do jogo e marketing, havia planos até para um desenho animado). Essa aposta deu relativamente certo com o primeiro jogo, que apesar de alguns problemas, era um bom título de ação e plataforma. No entanto, depois disso, foi ladeira abaixo: as sequências ainda na geração 16 bits foram horríveis e Bubsy 3D no PlayStation só ajudou a fechar a cova do personagem.
Agora, vários anos depois, sem mais nem menos, a Accolade ressurge das cinzas com Bubsy: The Woolies Strike Back. Mas não era melhor ter deixado o personagem no limbo?
Bubsy: The Woolies Strike Back foi desenvolvido pela Black Forest Games, conhecida por outro jogo de plataforma: Giana Sisters. A proposta é simples: você controla Bubsy, que teve seu novelo de lã dourado roubado pelos Woolies (as criaturas inimigas do primeiro Bubsy). Há um total de 14 fases (esse número inclui o tutorial e os chefes) que podem fazer o game durar apenas 1 hora ou mais de 5 horas, dependendo da forma que jogá-lo.
Essa diferença de tempo existe devido aos colecionáveis. Há três tipos deles em todas as fases: os novelos de lã, que são em centenas por nível e servem para decidir a sua pontuação (quanto mais rápido e em maior quantidade pegá-los, maior ela será); as camisetas (a primeira pega oferece proteção, enquanto que as seguintes dão vidas – caso perca a proteção, a próxima camiseta volta a oferecê-la), que são em média 10 por fase; e, finalmente, as chaves, que são 5 por fase e abrem um cofre com vários novelos de lã. Isso tudo somado ao fato de completar a fase sem morrer nos leva, praticamente, ao 100% dos troféus do jogo.
O gameplay é bastante simples. Bubsy possui três diferentes ações, além de andar e escalar algumas paredes especiais. Você pode pular com o X, que serve também como forma de ataque aos inimigos, e usar o triângulo como pulo duplo e, ao segurar, planar com o personagem. Por fim, o quadrado é um ataque para frente que, além de matar inimigos, pode destruir paredes especiais com rachaduras.
O pulo, assim como o pulo duplo e o movimento de planar, funcionam muito bem. Mas o ataque com quadrado é horrível e extremamente mal planejado. Além de ser quase impossível mirar no inimigo com ele (não vale o risco), há momentos em que você precisa usá-lo para avançar e tem vontade de desligar o PS4 ao invés de continuar jogando. Em suma, causa muita frustração.
As fases são divididas em três visuais distintos (floresta, deserto e espaço) e os desafios encontrados nelas variam um pouco. No entanto, você sempre estará tentando pegar os itens (ou terminar a fase logo) em plataformas e situações que soam similares no fim.
Isso pode ser devido à pouca variedade de inimigos. Apesar de termos cerca de 10 diferentes no jogo inteiro, todos eles possuem comportamentos que variam quase nada e praticamente ignoram que Bubsy existe, deixando o jogo muito fácil.
Os chefes, por sua vez, são mais interessantes, apresentando sempre uma maneira de derrotá-los a ser descoberta. Mas por ser apenas três, o nível de dificuldade do primeiro para o segundo possui um pulo desproporcional. Não que se torne impossível, mas você sentirá que parece que do nada ficou mais difícil.
No fim, porém, o jogo é curto e pouco variado. Vale a pena pela curiosidade e se você busca um game de plataforma nos moldes clássicos para matar o tempo. Mas jamais pelo preço cobrado (29,99 dólares ou R$ 107,50). Compre em uma promoção de pelo menos 50% para ser justo.
Veredito
Bubsy: The Woolies Strike Back é um jogo de ação e plataforma muito simples. Há duas maneiras de jogá-lo: ignorando os colecionáveis ou não. Dependendo de sua decisão, a duração pode ser de 1 ou 5 horas. De qualquer forma, sua simplicidade permanece. Jogue para matar o tempo, mas somente quando entrar em promoção.
Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.
Veredito
Veredict
Bubsy: The Woolies Strike Back is a very simple action and platform game. There are two ways you can play it: by ignoring the collectibles or not. Depending on your decision, the game might last between 1 to 5 hours. Either way, its simplicity remains. Play it to kill downtime, but only when it is on sale.