"[…]No there ain’t no rest for the wicked/Until we close our eyes for good". E é com a música do Cage The Elephant que somos introduzidos ao mundo hostil de Borderlands. A abertura do game nos joga de cabeça no planeta de Pandora e com uma apresentação estilizada das classes de personagens damos nosso primeiro passo em busca do mito do Vault, um local repleto de tecnologia alienígena.
Pandora, em tempos anteriores, foi explorado pela corporação Atlas que buscava o Vault, porém a colonização do planeta aconteceu durante seu inverno, e quando o verão chegou sua fauna e flora acordaram da longa hibernação fazendo com que todos os recém-chegados fossem forçados a lutar por suas vidas ou fugir do planeta. Durante a fuga, a Atlas soltou todos os bandidos que tinha trancado em suas prisões, deixando o planeta mais perigoso do que já era. Esse é Pandora. Seja bem-vindo.
Borderlands é um jogo interessante e difícil de ser classificado como um único gênero. Nele encontramos boas sequências de ação com tiroteios em primeira pessoa, mas também mecânicas mais profundas oriundas do RPG como desenvolvimento de personagem com experiência e skills. Mas independente do estilo do jogo, seu ponto forte está nas armas. São literalmente milhares de armas diferentes, tanto em modelo (rifles, espingardas, pistolas, etc) quanto em status (ataques elementais, dano, fire rate, precisão, etc). Com tudo isso, podemos dizer que Borderlands é uma mistura de Fallout 3 com seu estilo de RPG e FPS, e Diablo com evolução em árvore de skills e um loot fest que deixa qualquer fanático por esse estilo com água na boca.
No início do game temos a opção de escolher entre 4 classes de personagens: O soldier é aquele "pau para toda obra". Com excelência em combate a média distância ele é bom com rifles de assalto e espingardas. O Hunter, especialista em rilfes de longa distância e pistolas é para os jogadores que dão preferência a precisão. Com armas que quando bem utilizadas matam com apenas 1 tiro. A Siren é a única mulher do jogo e também é especializada em combate a média distância, porém dando ênfase a prevenção de dano. O Brick é o famoso tanque. Grande e forte, é ótimo em combates corpo-a-corpo com grande absorção de dano. Apesar das "preferências" de estilo de jogo entre cada classe, todos podem usar todas as armas, porém alguns possuem skills exclusivas para determinados tipos de arma, dando a essas uma clara vantagem de uso sobre as outras.