Chrono Phantasma Extend é a versão definitiva do terceiro jogo da série Blazblue, trazendo dois novos personagens, adições ao modo história e um novo balanceamento, se comparado com o Chrono Phantasma original. Essa nova versão é apenas atraente se você ainda não jogou Chrono Phantasma ou nenhum Blazblue anteriormente, ou se você tem um grande interesse no conteúdo exclusivo dessa versão.
Essa análise irá focar puramente no conteúdo extra da nova versão, pois não há grandes alterações no conteúdo da versão original. Para os que ainda não a conhecem, Blazblue é uma série de luta cuja principal mecânica é o Drive, um botão de ataque atrelado às habilidades únicas de cada personagem, como sugar energia, congelamento, transformações e muito mais. Cada personagem é único e, com a grande variedade, é praticamente certo que cada jogador encontre um ou mais personagens que se encaixem em seus gostos.
Ao contrário de outros jogos de luta, Blazblue tem um grande enfoque em sua história. O modo história de CPE contém todos os acontecimentos da primeira versão, incluindo novos cenários focados nos personagens Kokonoe, Bullet e Kagura. Além disso, há novas cenas cômicas e uma rápida recapitulação dos principais acontecimentos dos dois primeiros jogos. A história de Blazblue é complexa e extensa, sendo necessárias várias horas para ler todo seu conteúdo e, honestamente, torna-se cansativo ler tanto texto. Há algumas lutas necessárias, mas não são difíceis e o tempo de luta é extremamente pequeno se comparado ao tempo de leitura.
CPE ainda adiciona dois novos personagens, Celica e Lambda 11. Lambda é uma personagem que retorna de Continuum Shift e luta de forma similar à Nu-13, utilizando de teletransportes e suas espadas dimensionais para atacar. Admito que não consegui me adaptar muito bem à Lambda e tive a impressão dela ser uma personagem bastante complexa.
No entanto, adorei jogar com Celica. Apesar de utilizar um robô similar aos usados por Carl e Relius, Celica tem uma jogabilidade mais similar com a de Noel, utilizando combos rápidos e de fácil execução. É uma personagem recomendada para iniciantes, mas que também tem bastante profundidade para veteranos da série se interessarem. Seus ataques em combo permitem enganar a defesa do inimigo de forma relativamente fácil e seus especiais a tornam uma personagem especialmente poderosa para um estilo de jogo altamente agressivo.
Veredito
O novo conteúdo basicamente se resume a isso e é complicado recomendar essa atualização, exceto para um público bem especifico. Blazblue ainda é uma das melhores séries de luta da atualidade e essa nova versão tem todo o conteúdo das anteriores, como modo Arcade, Abyss, desafios, tutoriais e etc. Para iniciantes, esse é o melhor pacote disponível atualmente. Para veteranos, só é recomendado se você estiver envolvido com o cenário competitivo do jogo ou se você está muito investido na história da série. Para todos os outros que não têm tanto interesse, melhor aguardar o próximo capítulo ou sua versão Extend.