BlazBlue: Central Fiction

Blazblue Central Fiction é o capítulo final da história atual da série e, segundo seu produtor, não deve existir uma versão Extend com extras e todo conteúdo DLC lançado. Portanto, o título é provavelmente o jogo definitivo da série.

Não irei comentar da qualidade da história porque já abandonei a mesma há muito tempo. Blazblue tem quatro jogos (Calamity Trigger, Continuum Shift, Chrono Phantasma e Central Fiction), fora os jogos XBlaze e mais material multimídia como novels e mangás que compõem toda sua história. É recomendado ter, pelo menos, jogado os Blazblue anteriores para se entender a história. Há uma breve recapitulação dos acontecimentos em Central Fiction, mas é direcionada para que os fãs relembrem do que aconteceu anteriormente do que para potenciais novos jogadores.

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O combate, principal razão pelo meu interesse na série, ainda continua ótimo, com algumas alterações em Central Fiction que, particularmente, não gostei muito. Para os que desconhecem a série, Blazblue é um jogo de luta com quatro botões, denotados pelas letras A,B,C e D. A, B e C são seus golpes fraco, médio e forte, respectivamente. D é o Drive, ataques relacionados a mecânicas exclusivas de cada personagem. Por exemplo, um personagem pode sugar vida com seu Drive, enquanto que outra realiza magias, outra controla seu bastão e por aí vai. 

Blazblue tem um foco enorme na execução de seus comandos, portanto, é necessário bastante treino para se ficar bom. Existe um tutorial, mas ele cobre apenas conhecimento específico de Blazblue e não de jogos de luta como um todo. Bastante decepcionante considerando o excelente tutorial em Guilty Gear Xrd Revelator, outro jogo da mesma produtora. O conteúdo single-player se resume ao modo arcade, história, survival, time attack e um modo que mistura um elemento de RPG às lutas, o que deve garantir mais que algumas dezenas de horas para os que não têm interesse no online.

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Central Fiction introduz novas mecânicas pertinentes ao Overdrive: Exceed Accel e Active Flow. Overdrive é uma mecânica em que seu personagem entra num estado mais poderoso de combate por um tempo limitado. Os efeitos desse estado variam de personagem para personagem, mas é algo que exige bastante técnica para ser aproveitado. Exceed Accel trata-se de um especial que finaliza o Overdrive quando executado. O Active Flow aumenta o poder do seu Overdrive e isso ocorre quando o jogo julga que o jogador está jogando bem. É algo que ocorre de maneira espontânea em uma partida e é a mecânica que menos gostei.

Além disso, há um novo balanceamento e, novamente, os personagens anteriores foram drasticamente alterados. Pessoalmente, não gosto muito dessas alterações drásticas e também não sou um grande fã dessas novas versões das personagens que venho utilizando desde o primeiro Blazblue. Em compensação, achei que os novos personagens são excelentes em grande parte.

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A maga Nine utiliza magias em seu Drive e cada magia depende da seqüência anterior de golpes normais. Naoto utiliza de especiais em sequência para se manter constantemente no ataque e é um personagem excelente para pessoas que preferem jogar de maneira agressiva. Hibiki tem ataques que visam enganar a defesa do oponente. Por último, Izanami é uma personagem bastante técnica e, honestamente, não consegui encontrar o perfil exato de jogo no qual ela se encaixaria. Ainda existem personagens DLC (Es, por exemplo, está grátis por 2 semanas após o lançamento) e mais um que pode ser liberado pelo jogo.

O modo online funciona bem, no entanto, tive uma série de dificuldades inicialmente para ajustar meu perfil de combate e achar oponentes com boas conexões. Devido à velocidade do combate, apenas partidas contra brasileiros são viáveis, já que o lag acaba por atrapalhar completamente o tempo e execução de combos. A comunidade brasileira é pequena se comparada a de outros países, mesmo assim, ela também é bastante dedicada. Por isso, é provável que sempre existam oponentes para se jogar, no entanto, serão pessoas bastante fortes, o que talvez afaste os menos dedicados. Nas partidas que joguei, o lag era perceptível, atrapalhou minha execução em partes, mas não tornou a luta impossível de ser aproveitada.

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Veredito

Central Fiction é o final que os fãs dedicados da série aguardavam e possivelmente a última chance para novatos conhecerem uma das melhores séries de luta da atualidade. Alguns detalhes como o modo tutorial ou a interface do usuário poderiam ser melhores, principalmente considerando o excelente trabalho feito pela Arc em GG Xrd Revelator. Agora nos resta aguardar para saber se a Arc tem uma nova série planejada ou se Blazblue irá eventualmente retornar com uma nova história. De qualquer forma, será ótimo para amantes do gênero. 

Jogo analisado com código fornecido pela Aksys Games.

Veredito

80

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