Audio Beats

Jogos de ritmo são um gênero pelo qual desenvolvi um vício recente no PlayStation Vita, principalmente devido ao excelente Superbeat: Xonic e o divertido Persona 4: Dancing All Night. E foi com entusiasmo que recebi o anúncio de Audio Beats, desenvolvido pela Famiku, trazendo este gênero para as plataformas de Realidade Virtual.

Audio Beats simula uma bateria virtual de 4 pratos (com mais alguns ocultos em dificuldades mais altas), em que você deve utilizar o par de PS Move como baquetas, batendo nos pratos de acordo com as notas que vão aparecendo na tela, com sua performance sendo pontuada com base no timing correto da batida.

De certa maneira, podemos comparar o jogo com a bateria de Rock Band, só que aqui o instrumento é virtual. Isso traz tanto vantagens quanto desvantagens. A principal vantagem é a possibilidade de utilizar mecânicas adicionais, como notas contínuas, em que é necessário bater e acompanhar a nota de acordo com uma trajetória pelo espaço, e também notas direcionadas, em que é necessário bater no prato certo e depois mover a baqueta para a direção indicada pela nota. Essas mecânicas deixam o gameplay variado e desafiante, principalmente quando se misturam.

A desvantagem de um instrumento virtual fica por conta da ausência do sentido do tato. O jogador não tem o contato físico com a “bateria”, o que diminui a resposta corporal de cada batida e pode induzir a erros, principalmente em músicas com ritmos rápidos. A desenvolvedora até tenta aliviar essa ausência de feedback com uma tremida em cada controle quando se acertam os pratos, mas mesmo assim não achei suficiente – muitas vezes eu pensava ter batido no momento e local correto, mas o jogo não contabilizava e emitia o som de erro.

O jogo oferece algumas opções para personalizar a experiência, como alterar a forma das notas, dos pratos e baquetas, bem como opções para diversificar o gameplay, como notas embaralhadas ou invertidas, aumento da velocidade e diferentes tipos de sons para as batidas. Os menus, no entanto, não foram bem otimizados, levando muito tempo para fazer coisas simples como escolher a música.

Por falar em música… aqui reside o defeito mais notável e problemático de Audio Beats: o jogo oferece apenas cinco músicas. No começo, pensei que novas tracks seriam destravadas conforme eu fosse jogando, mas não, são somente cinco e ponto final. Levando em conta que cada música possui três dificuldades, poderíamos até considerar 15 opções diferentes, mas sinto que seria forçar um pouco a barra. Perguntamos à desenvolvedora se seriam fornecidos updates ou DLCs adicionando novas tracks, mas não recebemos resposta até o momento da finalização desta análise.

Apesar desta limitação, as músicas inclusas no jogo são muito boas. Todas se encaixam no gênero J-POP, com um ritmo bem animado que contagia, sendo a maioria com batidas eletrônicas. O mapeamento das notas é feito com muita eficiência, trazendo um alto nível de desafio até mesmo na dificuldade mais fácil. Além disso, existe um quadro de líderes bem básico, o que contribui para que o jogo não se torne enjoativo rapidamente (embora isso aconteça no longo prazo).

Existem outras pequenas coisas que o jogo precisa melhorar, como a ausência do botão de pause ou de opção para reiniciar a partida. Com isso, caso você não esteja feliz com sua performance, precisa aguardar até o final da música para poder tentar novamente ou escolher outra. Além disso, os pratos estão muito próximos e muitas vezes você acidentalmente passa o controle perto de um deles e o jogo contabiliza como nota errada. São todos problemas simples que (creio eu) podem ser facilmente solucionados.

No fim, Audio Beats acaba brilhando e desapontando ao mesmo tempo. Suas mecânicas são ótimas, trazendo um bom nível de desafio e diversão que faz você insistir em mais uma tentativa. No entanto, ver somente cinco músicas disponíveis desagrada bastante, pois fica aquela vontade do “quero mais”. Apesar de tudo, pelo valor de 10 dólares (30 reais), acho que vale o investimento, principalmente como incentivo para a desenvolvedora oferecer suporte e conteúdo.

Veredito

Audio Beats traz o gênero dos jogos de ritmo para as plataformas de Realidade Virtual com ótimas mecânicas, aproveitando-se bem do espaço virtual. No entanto, a pouca oferta de músicas decepciona, tornando-o mais como uma prova de conceito do que um jogo completo. Caso a desenvolvedora venha oferecer mais conteúdo, Audio Beats se tornará uma ótima adição à biblioteca do PlayStation VR.

Jogo analisado com código fornecido pela Famiku.
 

Veredito

70

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Audio Beats brings rhythm games to Virtual Reality platforms, presenting great mechanics that explore well the virtual space. However, offering only five tracks to play is disappointing, and for that, Audio Beats is more of a proof of concept than a full game. If future updates including more content were to be offered by the developers, Audio Beats will become a great addition to the PlayStation VR library.


Artigo anterior
Próximo artigo