Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book

Atelier Sophie é o início de uma nova saga da série Atelier, sendo também um ótimo ponto de partida para iniciantes. Os sistemas de batalha e de alquimia são completamente novos, mas conseguem manter certa familiaridade, o que também deve agradar aos jogadores veteranos da série.

A história acompanha Sophie, uma alquimista iniciante que deseja melhorar suas habilidades em alquimia, no entanto, ela não tem ninguém que possa guiá-la em seu aprendizado, resultando em várias tentativas e erros por parte da personagem. Por força do destino, ela encontra-se com Plachta, um livro de referência de alquimia que também pode flutuar e falar. Plachta se oferece como uma mentora para Sophie, enquanto que Sophie procura resgatar as memórias perdidas de Plachta por meio da adição demais receitas de alquimia ao livro de referência.

 src=

A história principal não é necessariamente um grande foco do jogo, sendo que existem muito mais eventos relacionados com o dia-a-dia de vários personagens da pequena cidade de Kirchen Bell. Existe um pouco mais de uma dezena de personagens realmente importantes, no entanto, o jogo faz uma caracterização excelente para que o jogador se interesse em conhecê-los melhor. Personagens como Harol, Leon e muitos outros têm histórias próprias que se tornam interessantes de serem acompanhadas e presenciar sua a evolução. É algo que leva tempo, mas essas histórias são um grande ponto forte do jogo.  

Outro grande fator é a exploração e o combate e ambos receberam diversas novidades. Ao contrário de alguns títulos da série, Atelier Sophie não tem um limite de tempo para grande parte de seus eventos, sendo que apenas tarefas optativas possuem um limite de até quando devem ser realizadas. Isso faz com que a exploração possa ser realizada de maneira relaxada, algo necessário já que há muitos fatores que alteram o que acontece no campo.

 src=

Atelier Sophie tem um novo sistema de clima e tempo que altera os monstros e os materiais obtidos em campo, incentivando o jogador para que explore em diferentes horários e em diferentes condições climáticas. Além disso, também há o sistema de rumores que permite coletar materiais mais raros ou enfrentar inimigos consideravelmente mais fortes do que o normal. A própria exploração de uma área já resulta em alterações na qualidade dos materiais e na força dos monstros, portanto é algo que está em constante mudança e evolução. A única falha desse sistema é que, às vezes, é muito chato obter um ou outro item raro e necessário.

No entanto, grande parte das áreas exploráveis são regiões pequenas e muitas delas partilham de elementos similares, sendo muitas vezes difícil diferenciá-las entre si. Algumas vezes a exploração dessas áreas é infrutífera, pois contêm monstros repetidos e extremamente fracos ou materiais inúteis que já eram coletados em vários locais anteriores. Um dos grandes problemas de Atelier Sophie é o reuso de modelos com cores diferentes, tanto para monstros como para alguns itens, resultando em uma exploração que, às vezes, não é tão empolgante quanto poderia ser.

 src=

O sistema de batalha é feito por turnos, com as opções de se utilizar itens criados via alquimia e as habilidades únicas de cada personagem. A novidade está no sistema de instâncias, que altera como seus personagens coordenam suas ajudas entre si.  A instância ofensiva faz com que um personagem auxilie nos ataques, causando quantidades de dano consideravelmente maiores e possibilitando inclusive que inimigos percam o turno. A instância defensiva permite que um personagem defenda outro quando atacado, podendo salvar membros mais frágeis do grupo.

O sistema gradativamente evolui conforme o jogo progride, abrindo mais possibilidades de cooperação ofensiva e defensiva do grupo. Honestamente, o sistema é simples e torna-se excessivamente poderoso, sendo que grande parte das minhas batalhas eram concluídas com ataques normais em conjunto com os auxílios da instância ofensiva. Isso é um contraste bastante grande com o início do jogo, no qual quase qualquer criatura ou erro poderia aniquilar meu grupo dentro de poucos instantes.

 src=

O sistema de alquimia possivelmente foi o que sofreu as maiores e melhores mudanças se comparado com a saga anterior. De maneira bastante resumida, a alquimia consiste em “encaixar” os materiais dentro do espaço permitido e da maneira mais eficiente possível para que seus efeitos sejam mais fortes. É praticamente um quebra-cabeça, sendo que passei diversas horas tentando encontrar a melhor combinação possível para determinada receita.

O que aumenta drasticamente as possibilidades e a complexidade da alquimia são os materiais. Apesar de muitos materiais serem um mesmo item, eles possuem características únicas que podem ser transferidas ou combinadas. Por exemplo, eu posso ter três pedras de fogo, no entanto, uma possui a característica de aumentar o ataque, outra aumenta a defesa e outra aumenta a velocidade. Isso faz com que cada material seja distinto em suas características, qualidade e tamanho, influenciando drasticamente como os “encaixes” ocorrem na alquimia. Selecionar os materiais corretos foi provavelmente a razão de muitas das minhas horas de jogo e a capacidade de se experimentar torna toda a experiência divertida.

 src=

Veredito

Atelier Sophie sofre um pouco com o reuso de assets, mas ainda é um excelente começo para uma nova saga e um ótimo título para iniciantes e veteranos. O equilíbrio do jogo pode acabar sendo facilmente quebrado nas últimas áreas exploráveis e a exploração pode tornar-se um tanto cansativa, no entanto, as histórias partilhadas com os personagens e toda a jornada por Kirchen Bell e seus arredores fazemdessa uma experiência bastante agradável e memorável de ser aproveitada.

Jogo analisado com código fornecido pela Koei Tecmo.

Veredito

80

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Artigo anterior
Próximo artigo