Análise – Sonic Mania Plus

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Sonic Mania foi um dos melhores títulos lançados em 2017. Nossa análise deixou isso bem claro (recomendo, inclusive, que a leia antes desta análise atual). Agora, quase 1 ano depois, Sonic Mania Plus é lançado juntamente com o DLC Encore. Mas o que significa isso e quais são as novas adições?

Primeiramente, é preciso entender que há três coisas distintas em jogo. A primeira é que o jogo base Sonic Mania continua quase o mesmo: a diferença é que há um menu retrabalhado, novas cenas de transição de fase e o chefe Metal Sonic mudou completamente. Para ter acesso a essas mudanças, basta atualizar o jogo.

A outra novidade é o Encore (DLC) que oferece o Encore Mode e um modo competitivo atualizado para quatro jogadores, ao invés de apenas dois. Esse DLC será o foco desta análise, pois é nele que você encontrará as novidades. Por fim, o terceiro fato é a edição física de Sonic Mania Plus, que inclui tanto o jogo base quanto o DLC Encore. Em outras palavras, é o pacote completo e a nota de nossa análise reflete esse pacote.

A principal novidade que o Encore Mode oferece é a possibilidade de jogar com dois personagens que não dão as caras há muito tempo: Mighty e Ray. Ambos surgiram pela primeira vez em um obscuro jogo de Arcade chamado SegaSonic the Hedgehog, sendo que Ray nunca mais apareceu e Mighty ainda fez uma ponta em Knuckles Chaotix do 32X. Por causa disso, mesmo que sejam personagens existentes, os sprites e suas habilidades foram praticamente criadas do zero para Sonic Mania Plus.

Mighty (o tatu vermelho) possui como habilidade um ataque que desce ao chão com tudo (pense no Bounce Attack que Sonic realiza em Sonic Adventure 2 ou nos jogos mais modernos). Esse ataque, além de tremer o chão, pode ser usado para destruir determinadas regiões do cenário. Além disso, Mighty é imune a espinhos: se você cair neles, sairá imune em primeira instância. Já Ray é um esquilo e sua habilidade é planar de uma forma similar à que Mario faz com sua capa em Super Mario World. E, da mesma forma que Mario, parece algo complicado no início, mas depois de masterizada se torna algo natural no seu gameplay.

Mighty e Ray podem ser controlados no Encore Mode. Esse modo, criado para quem finalizou Sonic Mania, oferece uma variação das mesmas fases que você já conhece. Tudo começa com Sonic na Angel Island: depois de jogar um pouco a clássica zona de Sonic 3, você salva Mighty e Ray de uma cápsula em que estavam presos. Após isso, deve escolher um deles.

A escolha definirá a dupla com a qual você começa o Encore Mode. A graça do modo é justamente essa: você joga com um personagem e outro segue você (como Tails segue Sonic no jogo principal). A qualquer momento é possível trocar o controle de personagem pressionando triângulo. Não há vidas no modo Encore: você tem os 5 personagens (Sonic, Tails, Knuckles, Mighty e Ray) como “vida”. Ou seja, dois estão sob seu comando e outros três ficam na reserva (caso tenha acumulado isso).

Se você morrer, recomeçará do mesmo ponto ou do checkpoint mais próximo com o personagem que estava acompanhando você e ficará com apenas 4 (até que encontre uma TV ou pegue o personagem de volta na fase bônus). É uma mecânica bastante interessante, pois além de forçar você a jogar com todos os personagens, pode deixá-lo tenso em determinados pontos mais desafiadores (afinal, são apenas 5 vidas e Game Over).

Além dos personagens, temos duas fases bônus novas. A primeira, que é um pinball, se encontra nos postes de checkpoint. Você deve alcançar o topo do cenário e pegar através de uma garra mecânica o item (ou personagem) que deseja. Esse bônus substitui as fases de Blue Spheres do jogo base. Já o outro bônus é a fase especial para coletar a esmeralda. Ainda é uma corrida em que você deve pegar esferas azuis para ganhar velocidade e anéis para ganhar tempo. Mas são fases novas e extremamente desafiadoras.

Falando em “igual, mas diferente”, temos todas as fases em si do modo Encore. Você ainda passará por Green Hill Zone, Chemical Plant Zone e todas as outras que viu no jogo base. No entanto, além da paleta de cores ser outra (Green Hill Zone, por exemplo, está com um pôr-do-sol ao invés de uma luz do dia), as fases parecem similares e diferentes ao mesmo tempo. Você notará que determinados caminhos continuam parecidos, mas há mais opções e, principalmente, mais inimigos. Os anéis gigantes para as fases bônus das esmeraldas também sofreram alterações.

Não espere zonas e atos completamente diferentes como se fosse um jogo novo. Pense mais como fases remixadas. De qualquer forma, vale a pena rejogar de uma forma diferente todas as fases, considerando que temos os dois personagens adicionais, a mecânica de cada personagem ser uma vida e as fases bônus novas. As fases do modo Encore também podem ser aproveitadas no Time Attack.

Por fim, o DLC Encore expande o modo competitivo local. Agora, ao invés de apenas dois jogadores, é possível jogar em quatro e inclusive controlar Mighty e Ray. Se você tem amigos que gostam de uma competição saudável e que apreciam Sonic, esse modo pode ser um bom passatempo.

O DLC Encore apenas oferece ainda mais opções para o que já era excelente. Sonic Mania Plus, portanto, é um item obrigatório em sua coleção.

Jogo analisado com código fornecido pela SEGA.

Veredito

Sonic Mania foi um dos melhores jogos de 2017 e Sonic Mania Plus é basicamente oferecer algo a mais para os que procuravam mais conteúdo. O Encore é uma adição sólida, com dois novos personagens jogáveis, novas mecânicas, novas fases especiais e desafio de sobra. O competitivo para quatro jogadores também é bem-vindo. Se você ainda não jogou Sonic Mania, a hora é agora.

100
Sonic Mania Plus
Fabricante: Christian Whitehead / Headcannon / PagodaWest Games
Plataforma: ps4
Gênero: Ação / Plataforma
Distribuidora: SEGA
Lançamento: 17/07/2018
Dublado:
Legendado:
Troféus:
Comprar na

Sonic Mania was one of the best games of 2017 and Sonic Mania Plus is basically offering something more for those who are looking for more content. Encore is a solid addition, with two new playable characters, new mechanics, new special stages and challenges. The competitive four-player is also welcome. If you have not played Sonic Mania yet, the time is now.