AnálisesPS4

Sonic Mania

Análise

NOME: Sonic Mania
FABRICANTE: Christian Whitehead / Headcannon / PagodaWest Games
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Ação / Plataforma
DISTRIBUIDORA: SEGA


LANÇAMENTOS
15/08/2017 15/08/2017 16/08/2017


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p (PS4); 2160p (PS4 Pro)

Nº de Jogadores: 1-2 (offline)

Troféus (sem Platina)

Leaderboards

Espaço necessário: 250 MB

Disponível Exclusivamente na PlayStation Store

Legendas em PT-BR: Não

Dublagem em PT-BR: Não


Desde a sua transição para o 3D, Sonic deixou de ser unânime entre os jogadores. Apesar de Sonic Adventure e todos os jogos que foram lançados depois dele (com exceção de Sonic 2006) terem suas respectivas bases de fãs, o ouriço acabou seguindo um caminho que dividiu o público. Sonic Mania busca agradar a todas essas bases divididas, assim como atrair potenciais novos fãs. E conseguiu.

Sonic Mania é uma carta de fãs para fãs. Tudo que torna um Sonic 16 bits memorável está presente: as fases com diferentes rotas (e recompensando aqueles que optam pelo caminho superior e mais difícil de ser mantido), fases especiais divertidas e desafiadoras, sem o elemento de sorte, fases cheias de cores e com temáticas simples e, principalmente, o gameplay.

A proposta de Sonic Mania é simples. Você joga por 12 zonas (além de uma secreta) compostas por dois atos cada. Dessas zonas, temos quatro completamente inéditas. As outras oito, porém, são inspiradas em Sonic 1, 2, 3 & Knuckles e CD. Inspiradas é a palavra certa, pois elas são, ao mesmo tempo, iguais e completamente diferentes.

Ou seja, as zonas começam da mesma forma que você se lembra, porém, vão mudando conforme avança e costumam alterar ainda mais no segundo ato. A mudança é tanta que muitos elementos presentes lembram outras zonas, na verdade (por exemplo, sem estragar a sua surpresa, direi que uma fase de Sonic & Knuckles em Sonic Mania possui claramente elementos de uma fase de Sonic 2 nela). Portanto, não espere a mesma coisa (você definitivamente não encontrará isso aqui), principalmente em relação aos chefes. Em outras palavras, Sonic Mania possui 12 zonas praticamente inéditas no fim das contas.

Enquanto as zonas são diferentes do que você se lembra, o gameplay de Sonic, Tails e Knuckles se mantém basicamente o mesmo. A principal novidade é o Drop Dash (segure pulo no ar, depois de pular) que fará Sonic adquirir um pequeno turbo ao pousar. Um outro toque de novidade é poder levar Sonic com Tails sem a necessidade de um segundo controle. Apesar do gameplay ainda ser o mesmo, recomendamos que jogue com Knuckles também. Da mesma forma que no passado, certas zonas são diferentes com ele, aumentando a vida útil do jogo ainda mais.

As fases especiais também são muito importantes em Sonic Mania. Há dois diferentes tipos: um para pegar as esmeraldas e o outro para pegar medalhas. As fases das esmeraldas funcionam como uma perseguição por elas, com gráficos que mesclam Sonic R e Sonic CD. Você adquire velocidade pegando as esferas azuis e aumenta o tempo coletando anéis. Conforme pega as esmeraldas, as fases vão ficando mais difíceis. Para participar dessas fases, você precisa achar um anel gigante escondido, o que aumenta o elemento de exploração.

Já a outra fase especial é idêntica (quando digo igual, é igual mesmo) às de Sonic 3 & Knuckles. Você deve coletar as esferas azuis para completar, assim como anéis de forma opcional. Completando sem os anéis, você ganha uma medalha de prata. Com todos eles, uma de ouro.

É bastante óbvio o que acontece ao pegar todas as esmeraldas (se não sabe, não estragarei sua surpresa). No entanto, as tais medalhas são algo inédito em Sonic Mania: os inúmeros extras a serem desbloqueados. Há vários (cerca de 10, pelo menos) que afetam o gameplay. Vou citar apenas um que existia nos clássicos para você entender o que estou mencionando: o Debug Mode. Infelizmente, porém, a maioria desses extras só podem ser usados sem a opção de salvar o seu progresso (os saves funcionam como em Sonic 3). Outros, porém, oferecem uma maior longevidade ao jogo com novos desafios.

Por fim, temos o modo competitivo para dois jogadores (com uma tela achatada, digamos assim) e o time attack para quem busca conseguir os melhores tempos.

Sonic Mania é extremamente viciante (estou escrevendo esta análise e com vontade de voltar a jogar) e possui muitas opções para quem busca aproveitá-lo ao máximo. Fãs de longa data ficarão emocionados com as inúmeras referências, sejam elas óbvias ou não (há até para os jogos de Master System).

O único problema, talvez, seja justamente esse apego ao passado. Não me refiro ao gameplay (a adição do Drop Dash já é o suficiente), mas sim à variedade das fases. Sem dúvida, trazer fases que os fãs lembram acaba ativando a nostalgia mais facilmente, mas eu apoio um Sonic Mania 2 composto apenas de zonas inéditas. Porém, como explicado anteriormente, isso não é um ponto verdadeiramente negativo, devido ao fato das zonas serem praticamente novas. E mais zonas… bem, apesar de querer mais, 13 é um número muito bom e suficiente (ainda mais com a variação Sonic/Knuckles).

Veredito

Sonic Mania consegue captar a essência dos Sonic clássicos de Mega Drive oferecendo uma variedade de fases com elementos inéditos e nostálgicos. Na trilha sonora, nos gráficos e, principalmente, no gameplay nota-se a paixão dos desenvolvedores em criar um jogo que os fãs queriam.

Jogo analisado com código fornecido pela SEGA.


 

100%