Amnesia: Memories

Amnesia: Memories é o primeiro lançamento da Idea Factory International no gênero de visual novels, mais especificamente, um otome. Otome é um gênero de visual novels direcionado ao público feminino, no que concerne o jogador controlar uma protagonista e desenvolver relacionamentos românticos com os homens dos jogos. Apesar de ser o primeiro do gênero que a Idea Factory International traz para o ocidente, outros jogos do gênero já foram localizados por outras empresas, como Sweet Fuse e Hakuoki, ambos publicados pela Aksys. Amnesia: Memories também está disponível para PC e smartphones.

Em Amnesia: Memories, você controla a protagonista, cujo nome é determinado pelo jogador, cujas memórias são perdidas quando Orion, um espírito, colide com a sua mente. Presos um ao outro, Orion agora precisa ajudar a protagonista a recuperar suas memórias, já que somente ao recuperá-las ele poderá se libertar e voltar ao mundo espiritual de onde veio.

Um pequeno porém é que, após a colisão, nenhum dos dois sabem em qual dos diversos mundos paralelos pertence a protagonista, o que vem ao foco do jogo: os pretendentes. Logo após a cena de abertura, o jogador escolhe entre quatro mundos dos quais a protagonista pode ter vindo, sendo cada mundo (e cada pretendente) representado por um naipe do baralho. Temos então o mundo de espadas, paus, copas e ouros. Após terminar os quatro mundos, um quinto mundo é liberado para o jogador, com um novo pretendente.

Cada mundo traz uma dinâmica diferente, os personagens têm relações diferentes com a protagonista e apenas a personalidade dos pretendentes é o que se mantém constante. Cada pretendente é completamente diferente do outro, tratando a protagonista de seu próprio jeito, com seu traço de personalidade determinando o seu comportamento. Shin é o honesto, Toma é o afetivo, Ikki é o encantador, Kent é o lógico e Ukyo é o enigmático.

Cada história é dividida em um final bom, um final normal e alguns finais ruins. Tudo é determinado pelas escolhas feitas pelo jogador no decorrer dela. Por se tratar de uma visual novel, o jogo é texto atrás de texto, muitos diálogos e algumas escolhas. Uma constante é a de que você joga a história durante o mês de Agosto, em que até o final, você precisa ter recuperado as suas memórias e se libertado de Orion, o espírito que causou a sua amnésia.

Um aspecto interessante do jogo é o fato de não ser apenas um jogo romântico, ele possui várias facetas dentre as histórias. Em momentos, parece estar jogando um jogo de detetive, enquanto em outros, até mesmo um jogo de terror. Alguns finais ruins te deixarão espantados, achando que está jogando um jogo de terror.

Eu tenho uma crítica ao jogo, bastante grave. Por se tratar de uma visual novel, existe muito texto a ser lido, o que fez com que o gênero só deslanchasse no Ocidente recentemente. Quanto mais texto, maior o tempo para revisar o script e verificar que está tudo em ordem. Fica evidente em Amnesia: Memories de que foi um projeto com baixo orçamento, pois o número de erros de tradução e datilografia é muito grande. Você percebe que o primeiro mundo vem com poucos erros, mas conforme vai jogando os outros caminhos, muitos erros vão surgindo, o que não somente quebra a imersão da história, como também te faz questionar como um jogo pode ser lançado com tantos erros crassos sem serem corrigidos antes do lançamento.

Fora isso, devo dizer que o jogo não é para todos. Alguns dos pretendentes possuem personalidades abrasivas, ao ponto de te fazer questionar se realmente quer desenvolver um romance com aquele personagem naquele mundo. Mesmo que faça as escolhas certas para o final bom e veja as reais intenções de cada pretendente, pode ser que ao chegar nesse ponto, já não tenha mais nenhum interesse no rapaz escolhido. Como o jogo possui vários mundos e vários pretendentes, o que determina qual pretendente você seguirá é a escolha do mundo, logo no começo do jogo. Pode ser que prefira algum outro rapaz que apareça, mas só poderá desenvolver o relacionamento com o que estiver determinado para aquele mundo.

O jogo, sendo desenvolvido no Japão, foi lançado no Ocidente com legendas em inglês e áudio em japonês. Para aqueles que não curtem ouvir o áudio em japonês, existe a opção de desligar as vozes, ouvindo apenas as músicas do jogo e os efeitos de sons. Não existem opções para trocar o idioma do jogo, seja o idioma das legendas ou do áudio.

O jogo em si não é longo, caso você escolha apenas um dos mundos. É possível terminar um mundo em até oito horas. Se você escolher todos eles, vai chegar perto das trinta horas de jogo, principalmente se decidir ir além dos finais bons e ler os outros finais também, o que é necessário para a platina do jogo.

Eu sou um fã do gênero, tenho todos os lançamentos do gênero no Ocidente e joguei todos eles, talvez por isso eu tenha um senso crítico maior quando se trata deste jogo. Alguns deslizes, como todos os erros de escrita, são culpa da Idea Factory International, empresa que traduziu o jogo e o lançou no Ocidente. Outros são do próprio jogo que, comparado a outros do gênero, simplesmente não chega ao mesmo nível.

A Idea Factory International poderia ter escolhido qualquer um dentre os inúmeros otomes que a sua equivalente japonesa, a Idea Factory, já lançou no Japão. Amnesia é uma das marcas mais conhecidas e populares da empresa e talvez esse tenha sido o fator decisivo em escolherem este e não qualquer outro de seu portfólio. Particularmente, conheço outros jogos do gênero que teriam sido mais bem recebidos, levando em conta a diferença de peculiaridades entre o público japonês e o público ocidental.

Veredito

Amnesia: Memories é um jogo de nicho desenvolvido exclusivamente para satisfazer esse nicho. Apesar de ter uma história peculiar e um desenvolvimento bem feito, os erros no texto e a escolha do título não foram muito bem sucedidos. Os fãs do gênero terão de esperar até o mês que vem para, quem sabe, terem melhores experiências neste gênero.

Jogo analisado com código fornecido pela Idea Factory International.

Veredito

70

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