Jogos de terror são sempre apreciados pelo público, sejam eles extremamente assustadores ou que demandem um pouco mais de raciocínio na solução dos puzzles. Há aqueles que apresentam uma dificuldade simples, porém complexa, com gráficos simples e uma jogabilidade interessante, e é aí que 2Dark se encaixa.
Desenvolvido pela Gloomywood e publicado pela Bigben Games, 2Dark é o novo jogo de Frédérick Rayna, criador do primeiro Alone in the Dark, e conta a história do (agora ex) detetive Smith, que luta há sete anos para encontrar suas filhas desaparecidas durante um passeio de canoagem em família. Obcecado em encontrá-las, o ex-detetive acabou sendo acusado de vários outros desaparecimentos de crianças nos quais se envolveu em Gloomyditch, cidade fictícia onde o jogo acontece. O jogo é dividido em estágios em que Smith deve salvar as crianças raptadas por maníacos ou serial killers.
Como mencionado anteriormente, a apresentação do jogo é bem simples. A visão isométrica do personagem principal faz com que uma comparação aos primeiros jogos de GTA e aos da nova franquia Hotline Miami seja inevitável. Os gráficos, embora simples, apresentam um grande nível de detalhe e conseguem transmitir uma atmosfera bem assustadora, colocando o suspense necessário no jogo. Existem certos momentos em que é simplesmente impossível enxergar Smith sem a ajuda de sua lanterna. Caso a bateria de sua lanterna acabe, o jogador fica inserido em um ambiente de total escuridão.
Falando nos itens do jogo, o sistema de inventário é bem simples e direto, mas isso não é um problema. Uma barra vermelha no canto superior direito na tela mostra os itens que você possui. Para acessá-los, basta usar o direcional e apertar o triângulo sobre o item desejado para equipá-lo e/ou usá-lo. Além disso, utilizando o R1 ou L1, abre-se na tela um círculo no qual são mostrados armas e itens de cura, similar ao modo como Mass Effect os apresenta. Somente assim você pode combinar itens, trocar as pilhas da lanterna ou recarregar a arma.
A jogabilidade de 2Dark chama a atenção. Por ser um jogo de terror, é esperado que o medo e o suspense estejam presentes, e isso de certo modo acontece. Os inimigos são simples e não demandam um grande esforço do jogador para serem derrotados, entretanto, é possível evitar um confronto direto com alguns deles escondendo-se ou caminhando vagarosamente pelos cenários, o que deixa o jogo ainda melhor.
Conforme Smith se movimenta pelos cenários, círculos de diversos tamanhos vão aparecendo ao seu redor. Esses círculos servem para demonstrar o barulho que o personagem está fazendo ao caminhar e, obviamente, alerta os inimigos próximos. Além dos círculos, a barra vermelha dos itens mostra quando estamos invisíveis aos olhos do inimigo, pois a mesma muda para a cor cinza no momento em que o personagem entra uma sala de total escuridão. Esses momentos de escuridão escondem armadilhas que podem causar a morte instantânea do jogador. Isso se torna um pouco frustrante no decorrer dos cenários do jogo, pois caso você morra, irá retornar ao início da mesma.
Veredito
Embora simples, 2Dark merece ganhar uma chance dos amantes de terror. Entretanto, por ser um jogo que aparentemente não chame muito a atenção, ele ficará perdido entre tantos outros títulos do gênero. Desde os primeiros segundos do jogo até o seu final, 2Dark entrega ao jogador um ambiente assustador, uma narrativa interessante, jogabilidade acessível e alguns bons sustos.
Veredito
Veredict
Despite being a simple game, 2Dark deserves a chance from gamers who love horror titles. However, as it is a game that may not attract a lot of attention, it might be forgotten among other titles of the same genre. From its first seconds to the very end, 2Dark provides players with a spooky environment, interesting story, easy gameplay and a few good scary moments.