Concord pode ter custado 200 milhões de dólares; Firewalk posta mensagem de despedida

Concord

A Firewalk Studios publicou uma mensagem de despedida após o anúncio do fechamento do estúdio.

A empresa controladora, a Sony Interactive Entertainment, que adquiriu a Firewalk no ano passado, confirmou hoje que estava fechando a desenvolvedora após seu título de estreia ter fracassado.

O título em questão era Concord, um jogo de tiro em serviço ao vivo que a Sony assinou no início do desenvolvimento por US$ 200 milhões iniciais, de acordo com o Kotaku (via VGC). As fontes do site alegam que o valor não era suficiente para cobrir o desenvolvimento completo do jogo e também não incluía a aquisição dos direitos de propriedade intelectual de Concord ou a própria Firewalk, sediada em Washington. Um relatório anterior alegou que custou US$ 400 milhões para fazer o jogo.

Em uma mensagem de despedida publicada no X, a Firewalk disse que estava orgulhosa do trabalho do estúdio e de seus esforços para ajudar a impulsionar o meio, e agradeceu aos jogadores por terem vindo junto na jornada.

A declaração completa está republicada abaixo:

A Firewalk está deslogando pela última vez.

A Firewalk começou com a ideia de levar a alegria do multijogador para um público maior. Ao longo do caminho, montamos uma equipe incrível que foi capaz de:

– Navegar pelo crescimento de uma nova startup em uma equipe durante uma pandemia global: a Firewalk foi fundada em 2018 e era muito pequena nos primeiros anos, entrando em produção total apenas em 2022.

– Construir um novo mecanismo FPS de última geração personalizado na Unreal 4 -> 5, proporcionando uma sensação de jogabilidade de primeira linha, mundos lindos e uma experiência técnica de 60 fps de alto desempenho em um backend estável e escalável no PS5 e PC para centenas de milhares de jogadores em nosso beta.

– Gerenciar uma aquisição/integração enquanto prepara testes técnicos e preliminares.

– E, finalmente, enviar e entregar uma ótima experiência FPS aos jogadores, mesmo que tenha chegado sem um espaço mais do que o esperado em um mercado fortemente consolidado.

Assumimos alguns riscos ao longo do caminho – casando aspectos de jogos de batalha de cartas e jogos de luta com jogos de tiro em primeira pessoa – e embora alguns desses e outros aspectos da IP não tenham funcionado como esperávamos, a ideia de colocar coisas novas no mundo é essencial para levar o meio adiante.

O talento na Firewalk e o nível de artesanato individual são realmente de classe mundial, e as equipes da Sony Interactive Entertainment e de toda a indústria terão a sorte de trabalhar com eles. Entre em contato com o Recrutamento da PlayStation para perguntas e obrigado a todas as muitas equipes, parceiros e fãs que nos apoiaram ao longo do caminho.

Vejo vocês na Tempest.

– Firewalk Studios

[fim da transmissão]