O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
Foi um mês absolutamente incrível aqui na Techland! Estamos no auge do que estou chamando de “Verão de Dying Light”, trazendo atualizações e grandes novidades para os três jogos da franquia Dying Light. Há apenas algumas semanas, lançamos a primeira gameplay de Dying Light: The Beast, revelamos sua data de lançamento e iniciamos as pré-vendas (se você ainda não viu, confira meu último blog de desenvolvimento). Estou incrivelmente orgulhoso do que estamos construindo com The Beast – é o ápice de mais de 10 anos de experiência em survival horror em mundo aberto!
Mas aqui está a questão: nunca esquecemos de onde viemos. É por isso que, esta semana, não estamos apenas olhando para o futuro – estamos lançando atualizações significativas para o Dying Light original e Dying Light 2: Stay Human. Prometemos dar suporte aos nossos jogos por um longo tempo e estamos comprometidos em continuar com esse suporte, durante e após o lançamento de Dying Light: The Beast.
Sejamos claros: Melhorias, não Remasterização!
Em janeiro, quando comemoramos o 10º aniversário de Dying Light, anunciei que estávamos trabalhando em uma nova atualização para o Dying Light original. Dez anos depois, o jogo que deu origem a tudo continua firme e forte! Quando dei uma olhada online no dia seguinte ao vídeo, meu coração disparou. Muitos de vocês esperavam uma remasterização completa de algum tipo.
Então, vamos deixar claro: a Atualização Retouched visa extrair ainda mais do Dying Light que você já ama. Não é uma reformulação completa ou remasterização.
Mesmo sem a atualização, Dying Light ainda se mantém bem — imagine só que já tem 10 anos! Mas, para explicar de verdade o que mudamos, conversei com as mentes brilhantes que tornaram isso possível: Grzegorz Świstowski, nosso Diretor Técnico de Jogo, e Krzysztof Knefel, Artista 3D Chefe:
“Uma das melhores coisas de trabalhar com seu próprio motor gráfico é que as pessoas que o desenvolvem estão logo ao lado”, explica Grzegorz Świstowski, nosso Diretor Técnico de Jogo. “Nos últimos anos, adicionamos muita coisa, personalizamos bastante e aprendemos a extrair mais da tecnologia que já tínhamos. Um dia, alguém começou a aplicar esses aprendizados a alguns recursos antigos — e simplesmente nos demos conta de que poderíamos fazer isso em todo o jogo.”
Então, colocamos mais gente nisso. Começamos a aumentar a qualidade das texturas dos ambientes e a redimensioná-las para criar uma aparência mais nítida e aprimorada no jogo. “Foi muito trabalho manual, mas aumentar a resolução ou a qualidade das texturas pode ter um impacto enorme na aparência do ambiente na tela”, disse Krzysztof Knefel. Basta comparar esses painéis de parede de madeira!

Krzysztof passou bastante tempo ajustando e aprimorando manualmente os recursos, extraindo cada pedacinho de qualidade visual. Grande parte disso envolveu o aprimoramento da iluminação e da PBR (renderização baseada em física). “Com tantos anos de experiência com PBR, estamos aprimorando a forma como superfícies metálicas refletem a luz ou reagem fisicamente ao ambiente, o que as torna muito mais realistas!” Você pode ver a diferença nas paredes metálicas do hangar abaixo.

Também fizemos alguns pequenos ajustes e alterações no código que têm um grande impacto nos detalhes de Harran. “Aumentamos o intervalo máximo de LOD (nível de detalhe) de 260% para 340% no menu de distância de visualização nas opções do jogo. Isso significa que jogadores que usam sistemas modernos e melhores podem aumentar a distância dos recursos altamente detalhados carregados no jogo e equilibrar o aumento da carga de GPU/CPU por conta própria”, explica Grzegorz Świstowski.
Mas uma das maiores diferenças será visível em pisos e paredes de cimento. Estamos introduzindo uma nova qualidade de sombra 8K Ultra e aprimorando as opções de iluminação de muitas superfícies. Com essas novas sombras, muitas superfícies que antes pareciam planas agora se destacam e ganham profundidade!

O Som de Harran
Além da aparência, queríamos resgatar a atmosfera de Harran. Som e música são cruciais para a imersão, e nos esforçamos ao máximo para torná-los uma experiência única. O próprio maestro, Paweł Blaszczak, o compositor original, voltou para remasterizar completamente a trilha sonora. Veja só: ele até recriou aquele som retrô gravando em fita cassete! Que dedicação! É autêntico, nostálgico e absolutamente fantástico.
Adicionamos novas trilhas sonoras e sons ambientes ao longo do jogo, aprofundando o clima e aumentando a tensão conforme você explora. E aprimoramos bastante o áudio das reações aos golpes em combate. Cada golpe, cada pancada, cada abate de zumbi soará mais satisfatório, mais impactante. Você sentirá esses golpes.
Por que demorou um pouco
Muitos de vocês têm perguntado nos últimos meses sobre a Atualização Retouched — onde ela estava, por que estava demorando tanto. A resposta honesta é esta: estávamos trabalhando com tecnologia com mais de 10 anos. Mesmo com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, descobrir como aplicar esses aprendizados à engine original de Dying Light, mantendo tudo estável, foi um desafio.
E deixa eu te contar, foi uma quantidade enorme de trabalho manual. Krzysztof literalmente se tornou o mestre indiscutível de Harran: “Basicamente, percorri o mapa inteiro, procurando recursos para melhorar. E todos eles tiveram que ser alterados manualmente pelos nossos artistas.”
Essencialmente, também priorizamos não alterar os requisitos de sistema do jogo. “Você não pode simplesmente aumentar os detalhes e esperar que funcione no sistema de todos”, explica Grzegorz. “Especialmente em consoles – estávamos testando incansavelmente para garantir que não ficaríamos sem memória nos consoles da geração anterior.” Foi um equilíbrio delicado, mas conseguimos. E agora? Finalmente está pronto!
Explore a história de origem de Kyle Crane com esta atualização gratuita
A atualização Dying Light: Retouched será totalmente gratuita para todos os proprietários de Dying Light no PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S e será lançada em 26 de junho de 2025. O nível das mudanças pode variar de acordo com a plataforma.
Com a atualização lançada antes do lançamento de Dying Light: The Beast, é a melhor hora para voltar à história de origem de Kyle Crane se você ainda não jogou Dying Light. E mesmo que tenha jogado, vale a pena voltar para Harran.
Boa noite. E boa sorte!