Jonathan Blow diz que Braid: Anniversary Edition não vendeu bem

Braid: Anniversary Edition

O criador de Braid, Jonathan Blow, disse que as vendas da Anniversary Edition foram horríveis.

Braid: Anniversary Edition foi lançado em 14 de maio e, além de uma remasterização do original de 2008, há vários novos recursos, como 15 horas de comentários dos desenvolvedores.

No entanto, um novo vídeo de compilação feito pelo canal do YouTube ‘Blow Fan’ mostra uma montagem de clipes do canal da Twitch de Blow nos quais ele fica progressivamente mais negativo sobre as vendas do jogo conforme as semanas passam após seu lançamento.

No primeiro clipe, gravado seis dias após o lançamento do jogo, Blow não tinha certeza sobre o desempenho do jogo, dizendo “é um pouco cedo” para julgar. “Vou colocar desta forma, definitivamente não temos certeza”, ele disse a um espectador. “Não é como se tivéssemos vendido um milhão de cópias no primeiro dia, que é o que você esperaria. É uma remasterização, certo? Então você não espera que seja como um novo jogo em termos de nível de hype. Mas só temos que ver onde ele vai parar”.

No segundo clipe, gravado 34 dias após o lançamento da Anniversary Edition, um espectador perguntou a Blow se o jogo vendeu bem. “Não, vendeu horrivelmente”, ele respondeu. “Bem, depende de quais são seus padrões. Se você comparar com coisas nostálgicas, como o jogo Jeff Minter que está no Steam, ou Atari 50, ele vendeu muito melhor do que todos eles. Mas ainda vendeu como merda de cachorro comparado ao que precisamos fazer para a empresa sobreviver”. “O futuro é incerto, vamos colocar dessa forma”, ele acrescentou. “Não tem sido bom. Não tem sido bom”.

Um terceiro clipe, gravado 68 dias após o lançamento, viu Blow mais uma vez sendo perguntado se ele estava feliz com as vendas da Anniversary Edition. “Não, elas têm sido terríveis”, ele respondeu, “elas têm sido totalmente terríveis”.

No clipe final, gravado 74 dias após o lançamento, Blow foi questionado por um espectador sobre Jai, uma nova linguagem de programação na qual ele está trabalhando e planeja lançar em algum momento no futuro. Quando perguntado sobre quantas pessoas estavam trabalhando em tempo integral no compilador para Jai, Blow respondeu: “nenhuma, porque não podemos pagar ninguém, porque as vendas estão ruins”.