Mark Cerny diz que quando PlayStation cria consoles, não tenta fazer um “PC de baixo custo”

Mark Cerny

Mark Cerny, arquiteto principal do PS4 e PS5, deu uma longa entrevista ao site GamesIndustry.biz.

Há várias curiosidades divulgadas nessa entrevista, como o fato de que Cerny acabou de terminar Animal Well e que estava buscando o troféu de platina em Neon White. Ele brinca que, por estar quase com 60 anos, seus reflexos não são mais os mesmos, porém ficou feliz por ter conseguido.

A conversa segue por toda a história da carreira de Cerny, mas há um ponto interessante na discussão sobre a criação de um console PlayStation. Cerny diz que construir um console leva cerca de quatro anos, e hoje em dia é menos tempo do que leva para fazer alguns dos grandes títulos AAA. Há muito foco agora no tempo que leva para desenvolver esses jogos, e Cerny diz que, no final das contas, são os desenvolvedores que escolheram esse caminho.

“Com os consoles, uma coisa que tenho tentado fazer é reduzir o tempo que leva [os desenvolvedores] para começar com seus jogos. Eu chamo isso de ‘tempo para triângulo’. Tudo o que isso significa é que se eu só quero colocar um triângulo na tela, quanto tempo leva para construir a tecnologia do mecanismo que me permitirá fazer isso? Isso pode não parecer muito difícil. O primeiro PlayStation talvez você pudesse fazer isso em um mês, mas os consoles ficaram tão complexos que no PlayStation 3 isso estava levando provavelmente de seis meses a um ano. Então, tenho trabalhado para diminuir isso. O PlayStation 4 e o 5 são muito mais rápidos. Leva um ou dois meses antes de você ter essas tecnologias gráficas fundamentais instaladas e funcionando [nesses sistemas]”, esclarece.

“Um dos aspectos empolgantes do design de hardware de console é que temos liberdade com relação ao que colocamos no console”, Cerny começa. “Ou, para colocar de outra forma, não estamos tentando construir um PC de baixo custo e não estamos vinculados a nenhum padrão específico. Então, se tivermos um brainstorm de que o áudio pode se tornar muito mais imersivo e dimensional se houver uma unidade dedicada que seja capaz de matemática complexa, então podemos fazer isso. Ou se o futuro parecer SSDs de alta velocidade em vez de HDDs, podemos colocar um sistema de ponta a ponta no console”.

“Gosto de pensar que ocasionalmente estamos até mostrando o caminho para a indústria maior, e que nossos esforços acabam beneficiando também os jogos no PC. É um exemplo de alta tecnologia, mas no PS4 tínhamos interfaces de GPU muito eficientes, e isso pode muito bem ter estimulado o DirectX a se tornar mais eficiente em resposta. Ou para olhar para algo mais focado no consumidor, acredito que lançar o PS5 em 2020 com um SSD integrado de altíssimo desempenho colocou pressão no mundo do PC para colocar sua API DirectStorage correspondente nas mãos de seus jogadores”, pensa Cerny.

Cerny comenta sobre um vídeo do canal Linus Tech Tips, que tentou “matar” o PlayStation 5 construindo um PC para jogos de US$ 500 que superou o console. “Eles tiveram que comprar uma placa-mãe usada”, diz Cerny. “Essa foi a única maneira de construir um equivalente ao PlayStation 5 pelo preço do PlayStation 5. E se você estiver usando peças usadas… bem, você pode comprar um PlayStation 5 usado no eBay por algo em torno de US$ 300”.

“Acho que, enquanto continuarmos a criar esse pacote tão bom, o futuro dos consoles será muito promissor”, conclui.