Novos detalhes do DLC Final Transmission de The Callisto Protocol

The Callisto Protocol

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Após o fim do jogo principal, as coisas foram de mal a pior dentro da penitenciária. O vírus que causou todo o caos lá dentro agora ameaça escapar da prisão, e cabe a você recuperar os dados de Mahler e transmiti-los para fora do mundo. Não vai ser fácil. Você vai ter que lutar com toda sua força para abrir caminho pelos corredores infestados de monstros, nos quais novas abominações aguardam.

Ao combater Biófagos, os jogadores precisam de ferramentas de confiança para sobreviver. O Bastão de Atordoamento é um ótimo instrumento contundente, mas novas ameaças exigem novas armas. De acordo com o Designer de Sistemas Principal, Paulo Guirao, a equipe por trás de The Callisto Protocol escutou a opinião dos fãs e decidiu implementar uma nova arma de combate corpo a corpo. “Quisemos dar aos jogadores algo mais forte que o Bastão de Atordoamento”, explicou Guirao.

O resultado é o novo “Kinetic Hammer”. Com seu modelo e forma, dá para sentir o poder e o peso de cada golpe. “Ele tem ataques mano a mano leves e pesados que batem mais forte que o Bastão de Atordoamento, mas isso não é tudo”, explica Guirao. “Segurar o botão de ataque corpo a corpo pesado resulta num golpe ainda mais forte. Dominar a mecânica do ataque carregado pode ser complicado”, mas “você vai se tornar o mais brabo de todos quando conseguir. É uma das nossas armas favoritas, porque destrói tudo o que toca.” Como bônus, um ataque carregado bem-feito também cria uma área de efeito poderosa.

Porém, só é possível sentir totalmente a emoção de empunhar o “Kinetic Hammer” ao enfrentar adversários à altura do potencial da arma. Final Transmission introduz um novo tipo de inimigo e chefe para os jogadores combaterem.

Com os ágeis corruptores e os poderosíssimos monstros de duas cabeças se escondendo atrás de cada curva, sem falar nas resistentes Unidades de Segurança, a Prisão do Ferro Negro sempre foi um local traiçoeiro. Mas agora um novo inimigo caminha pelos corredores: o “Biophage Robot”, ou o “Biobot”, como os desenvolvedores carinhosamente o chamam. Esse adversário aterrorizante é uma combinação do Biófago e das Unidades de Segurança da CJU, além de uma lembrança mortal de que a prisão continua perigosa como sempre.

“No jogo principal, os robôs de segurança só aparecem algumas vezes”, Guirao me diz. “Com o capítulo final, investimos com tudo na ideia do que acontece quando o Biófago começa a controlar a maquinaria.”

Visualizar o “Biobot” como um inimigo biomecânico grotesco e intimidador foi um processo iterativo. “Trabalhamos junto com a equipe de Arte Conceitual para criar uma ideia que combinasse com o universo de TCP. Demorou muito para conseguirmos definir a aparência. Fomos para ambos os extremos: muito robótico, depois muito orgânico”, explica Guirao. As versões mais robóticas pareciam muito com as Unidades de Segurança já existentes e não eram macabras como a equipe queria. Por outro lado, as versões mais orgânicas pareciam frágeis demais e não colaboravam muito com a ideia de diferenciar os novos inimigos poderosos dos seus irmãos Biófagos. No fim, a equipe conseguiu “achar o equilíbrio perfeito”.

Deixando de lado os apelidos carinhosos, o “Biobot” deve ser levado a sério. De acordo com um dos Designers de Sistema Sêniores, “Unidades de Robôs de Segurança eram inimigos grandes e assustadores que você não podia vencer só espancando, já que só cairiam com tiros na cabeça”. Guirao adiciona, “Nosso jogo não é de tiro tático com cobertura, então fazer dos ‘Biobots’ uma unidade corpo a corpo fez mais sentido para nós. Nosso combate é mais do tipo cara a cara e não queríamos fugir muito disso”.

Guirao e a equipe da Striking Distance assistiram a centenas de horas de streamers jogando The Callisto Protocol. “Muita gente disse que todos os nossos NPCs pareciam os mesmos e tínhamos que dar um jeito nisso”. Para sobreviver, os jogadores precisam pensar em novas táticas para derrubar os “Biobots”, mas, assim que pegarem a nova arma corpo a corpo, eles terão a chance de extrair sua vingança satisfatória e bem-merecida dos inimigos biomecânicos e “finalmente ter uma chance de acabar com eles”.

O “Biobot” não é o único inimigo que você vai encontrar no seu retorno ao Ferro Negro. Sem revelar muito, o último chefe de Final Transmission é muito especial. “Nosso objetivo foi mostrar o poder do ‘Kinetic Hammer’ e fazer os jogadores pensarem em estratégias para derrotar o chefe, decidindo quando usar ataques a longa ou curta distância e obter vantagem da arena”, diz o Designer de Sistemas Sênior Quinlan Richards. “Demos ao chefe mecânicas parecidas com as do Jacob, alternando combate corporal pesado e ataques à distância agressivos sem problemas”. “Para manter as coisas interessantes, demos ao último chefe algo que vai além de qualquer coisa que o Jacob possa fazer.”

Mal podemos esperar para você voltar à Prisão de Ferro Negro e enfrentar os novos monstros que espreitam os corredores. Jogadores de PS4 e PS5 terão acesso antecipado de 48 horas para The Callisto Protocol: Final Transmission a partir de 27 de junho, à 1h (horário de Brasília).